SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 4 of 4 Posts

·
Mameluco sangue azul
Joined
·
20,420 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Planejamento básico da Asa Sul (nova etapa, que usará o antigo prédio do aeroporto) ficará pronto até o final de 2008 e a concorrência para contratar o projeto executivo será lançada no próximo ano

Giovanni Sandes

[email protected]


O primeiro passo para a ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional do Recife será dado até o próximo ano. Segundo o superintendente regional da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), Fernando Nicácio, até o final de 2008 estará pronto o projeto básico da Asa Sul, nova etapa que utilizará o antigo prédio do aeroporto. “No ano que vem, esperamos licitar o projeto executivo da ampliação”, afirmou, ontem. A etapa mencionada por Nicácio é a que antecederá a licitação da obra, estimada em R$ 150 milhões – valor que ainda pode variar, com a conclusão dos projetos.

A declaração do superintendente ocorreu um dia depois que o JC divulgou que o aeroporto pernambucano caminha para atingir seu teto de 5 milhões de embarques e desembarques anuais de passageiros muito antes de 2017, para quando estava prevista a chegada a esta marca.

“É possível que a gente feche 2008 com mais de 4,5 milhões de passageiros. Na realidade, entre 2009 e 2010 devemos estar operando com 5 milhões. O aeroporto não satura quando chegar nessa marca, temos ainda horários disponíveis para algumas demandas. Mas isso é um sinal de que a gente tem que trabalhar o processo de ampliação do aeroporto”, explicou.

O aeroporto fechou 2006 com a marca de 3,9 milhões de usuários embarcados e desembarcados, número que chegou a 4,18 milhões ano passado. E no acumulado dos primeiros cinco meses deste ano, frente a 2007, já foram 302 mil usuários a mais.

“Qual a nossa idéia? Ultrapassada essa marca de 5 milhões, já vamos estar licitando a nova área. E o projeto básico é uma condição importante. A Asa Sul terá uma área para atender 2,2 milhões de pessoas, com duas pontes de embarque (fingers) e conectores já instalados”, disse. Com a expansão, haverá ainda o ganho de uma área de conectores de 60 metros de extensão. Somente no acumulado do ano, a alta no movimento de passageiros é de 17,92%.

JUSTIÇA

Na última sexta-feira, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF/5ª) publicou o acórdão do julgamento que suspendeu a licitação de R$ 10 milhões para a instalação de quatro novas pontes de embarques no aeroporto.

“A Infraero efetivamente engendrou irregularidades administrativas”, apontou, entre outros pontos, a liminar concedida pelo desembargador federal Frederico Azevedo. A Justiça entendeu que a estatal homologou e adjudicou o contrato com a JWA Construção e Comércio Ltda (ganhadora do certame) sem possibilitar às concorrentes o questionamento da proposta vencedora, violando a ampla defesa e o direito ao contraditório, além de apontar violação de regras do edital. O processo é movido pelo Consórcio MPE-Exagonal. A Infraero agora aguarda o julgamento do mérito da ação.

Fonte: Jornal do Commércio
 

·
Mameluco sangue azul
Joined
·
20,420 Posts
Discussion Starter · #3 ·
^^ A sorte é que o terminal antigo fica vizinho ao novo. Dando uma melhorada na estrutura, deixando no mesmo estilo do novo terminal, o aeroporto tem tudo para continuar um dos mais bonitos e modernos do Brasil, além disso ficará imenso!
 
1 - 4 of 4 Posts
Status
Not open for further replies.
Top