SkyscraperCity banner
1 - 15 of 15 Posts

·
...
44,068 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
O deputado federal Vic Pires Franco (DEM-PA) atuou nos bastidores e fez com que o projeto de lei da então senadora Ana Júlia Carepa, propondo denominar o Aeroporto Internacional de Belém como “Júlio Cezar Ribeiro de Souza”, fosse retirado da pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. O objetivo da manobra, segundo Eurico Bentes Costa, bisneto de Júlio Cezar, é tentar aprovar o projeto apresentado pelo parlamentar paraense (PL-1902/1999) que tem a intenção de denominar o aeroporto de “Rômulo Maiorana”.
O paraense Júlio Cezar Ribeiro de Souza criou as bases da aeronáutica moderna, transformando balões em dirigíveis. Ele descobriu os princípios que tornaram possível navegar pelo ar, abrindo caminho para Santos Dumont chegar ao avião. Para homenagear o ilustre paraense, a então senadora Ana Júlia Carepa apresentou o projeto.
Aprovado pelo Senado, o projeto passou a tramitar na Câmara dos Deputados em março de 2007, sob o número PL 410/2007, sendo aprovado pela Comissão de Viação e Transportes e pela Comissão de Educação e Cultura, restando apenas passar pela CCJ e pela sanção do presidente da República para ser transformado em lei federal.
O deputado Cezar Schirmer (PMDB-RS) deu parecer favorável à aprovação do projeto, que iria ser votado na sessão de 19/3, quando foi retirado da pauta pelo presidente da CCJ, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Na justificativa de sua proposição, Vic diz que o empresário pernambucano Rômulo Maiorana “formou um império fabuloso no setor das comunicações”, e criou, entre outras coisas, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
Eurico Bentes Costa afirma que o projeto de autoria da atual governadora já estava tramitando nas comissões do Congresso há muito tempo, até chegar à CCJ. “Ocorre que o deputado Vic agilizou o trâmite do seu projeto nas demais comissões até ele chegar à CCJ. Quando chegou, ele articulou para que fosse retirado de pauta para privilegiar o seu (PL-1902/1999)”, comenta.
Bentes avalia que a intenção de Vic é unicamente obter vantagens eleitorais junto às ORM, da qual o empresário que pretende homenagear é fundador. “Ele (Vic) quer usufruir de benesses para si e para sua mulher, que deve ser uma das candidatas no pleito municipal de outubro. É puro oportunismo eleitoral, que é absolutamente condenável”.
Com o pedido de retirada de pauta, os integrantes da CCJ terão que optar por apenas um projeto. “Nos resta agora realizar um trabalho de articulação de bastidores para fazer com que o projeto da nossa governadora seja o aprovado e fazer justiça a tudo que Júlio Cezar fez pela aviação mundial”, ressalta.

Fonte: Diário do Pará

·
Life is simple!
945 Posts
Que absurdo,eita puchação de s... , esse vic não tem mais nada de importante pra fazer em brasília?

·
Eu Sou o Rei do Mundo!
6,350 Posts
Por falar nisso.

Não sei se mts estão sabendo..mas existe ai uns boatos de que quem teria inventado o avião foi Júlio Cezar e não Santos Dumont. Inclusive já foi apresentado..deve ter uns 4 anos uma reportagem sobre isso no Jô Soares, que o próprio também é adepto da "teoria" de Júlio Cezar teria inventado o avião e Santos Dumont teria roubado a idéia.

Tanto que o aeroporto Júlio Cezar foi construído onde possivelmente ali, Júlio Cezar teria feito o primeiro vôo. A a foto mostrada por Santos Dumont em Paris, na verdade era Belém naquela época e o piloto era Júlio Cezar.

Eu me lembro que no Jô Soares a reportagem começava com esta foto.

Ai ele perguntava para as pessoas, quem era a pessoa da foto e onde ela tinha sido tirada.

Ae o pessoal respondeu, essa é a famosa foto que foi tirada em Paris e quem está nela é Santos Dummont. E o Jô responde: A cidade da Foto é Belém do Pará e quem é essa pessoa - Júlio Cezar possivelmente o verdadeiro inventor do avião.

A minha professora que foi de história no primeiro, segundo e terceiro ano no Gentil é uma das historiadoras pesquisadoras que estão coletando os dados e realizando a pesquisa mais a fundo na UFPA.

·
Eu Sou o Rei do Mundo!
6,350 Posts
^^

inclusive, ele criou tbm o dispositivo que faz os balões voarem. Tudo isso foi atribuído a Santos Dummont.

·
Life is simple!
945 Posts
^^

inclusive, ele criou tbm o dispositivo que faz os balões voarem. Tudo isso foi atribuído a Santos Dummont.
Que incrível isso!!!

Porque será que agente nunca ouve falar disso na escola!!!fiquei de queixo caído, espero que tenha mesmo algum fundamento.Já pensaram,um paraense inventor do aviao. Seria muito bom.

·
Registered
1,428 Posts
Eu gosto muito do nome atual do nosso Aeroporto e não gostaria que trocassem, apesar de o nome "Júlio Cézar" ser uma homenagem justa ao nosso paraense natural do Acará que batalhou bastante para ver realizado seu sonho de voar sem ter o apoio financeiro que outros tiveram. Eu acho muito bonito "Val-de-Cans"! Onde é atualmente o aeroporto Júlio Cézar (de táxis aéreos), com a retirada futura dele e sua transferência para um outra área da Grande Belém, poderiam transformar essa área em um Grande Parque com o de Júlio Cezar. Se tiverem que trocar, que seja por Júlio Cézar e mais nenhum outro nome!

·
...
44,068 Posts
Discussion Starter · #13 ·
^^

mas é esse o objetivo, tirar o aero club dali e mudar ele para outro local, deixando aquela imensa área para investimentos na área do turismo! o nome tem que continua júlio cesar! :)

·
Annoying ex-moderator
17,643 Posts
Por falar nisso.

Não sei se mts estão sabendo..mas existe ai uns boatos de que quem teria inventado o avião foi Júlio Cezar e não Santos Dumont. Inclusive já foi apresentado..deve ter uns 4 anos uma reportagem sobre isso no Jô Soares, que o próprio também é adepto da "teoria" de Júlio Cezar teria inventado o avião e Santos Dumont teria roubado a idéia.

Tanto que o aeroporto Júlio Cezar foi construído onde possivelmente ali, Júlio Cezar teria feito o primeiro vôo. A a foto mostrada por Santos Dumont em Paris, na verdade era Belém naquela época e o piloto era Júlio Cezar.

Eu me lembro que no Jô Soares a reportagem começava com esta foto.

Ai ele perguntava para as pessoas, quem era a pessoa da foto e onde ela tinha sido tirada.

Ae o pessoal respondeu, essa é a famosa foto que foi tirada em Paris e quem está nela é Santos Dummont. E o Jô responde: A cidade da Foto é Belém do Pará e quem é essa pessoa - Júlio Cezar possivelmente o verdadeiro inventor do avião.

A minha professora que foi de história no primeiro, segundo e terceiro ano no Gentil é uma das historiadoras pesquisadoras que estão coletando os dados e realizando a pesquisa mais a fundo na UFPA.
Será que santos dummont subornou os paraenses para se passarem por parisienses tambem? :|

^^

Não querido, balões já existiam desde o século XVIII.

·
Eu Sou o Rei do Mundo!
6,350 Posts
^^

Nossa, fica calmo!

O que eu fiz demais?

Não tenho culpa que Santos Dommont poderia ser um plagiador.
São fatos históricos que estão vindo à tona.

Reclama com os historiadores..não comigo.

:D

1 - 15 of 15 Posts