SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 41 Posts

·
Mossoroense
1,536 Posts
Discussion Starter · #1 ·
está ganhando força uma idéia de um novo aeroporto para Mossoró, já que o que existe está em inoperância por varios motivos, dentre eles a localização no qual existe varios bairros residenciais em seu entorno, ai apareceu uma sujestão de um importante Jornalista da cidade (César Santos) vejam a matério.

sugerimos uma alternativa, que seria a união com o vizinho Estado do Ceará, reconhecidamente de políticos fortes, comprometidos e influentes em Brasília, para construir o aeroporto na divisa dos dois estados, ou seja, depois da Maísa e antes de Aracati. A propósito, a ANAC acenou para homologar uma pista de pouso naquele município cearense, observando a necessidade pela intensa atividade turística. Dessa forma, o aeroporto nesta divisória atenderia a necessidade de Mossoró e de Aracati. Está lançado o desafio. Resta, agora, o engajamento de todos. Das classes política e empresarial, igreja, maçonaria, Ministério Público, Justiça, sindicatos, associações, enfim, todos que realmente sejam comprometidos com o desenvolvimento de Mossoró e região.
eu acho que seria ótimo para os dois!:banana:

·
Registered
5,466 Posts
Já vão construir um em PECÉN.

·
Registered
10,918 Posts
É... seria legal. Em vez de gastar recursos com 2 aeroportos "próximos" (Aracati e provavelmente Mossoró), que construisse 1 só grande.

Já tão construindo um aeroporto p/ transportes de turistas em Aracati, que se não me engano é a ultima ou penultima cidade do Ceará em relação a divisa com o RN, indo pelo litoral.

·
Registered
10,918 Posts
Gente, é Pecém!

O Aeroporto do Pecém será tanto p/ transporte de carga quanto de turistas (apesar de o foco principal seja o cargueiro mesmo). Mas o Pecém é carta fora do baralho nesse caso, porque fica muito longe da divisa CE/RN.

·
Paris, France.
16,005 Posts
Na boa, pessoal, o aeroporto de Mossoró nem recebe vôos regulares!!!!!!! Pra quê construir outro maior na cidade??? Seria mais um elefante branco pra enfeitar o nosso país.

Essa história de "vários bairros residenciais ao redor" é meio furada. Praticamente todos os aeroportos do país estão nessa situação.

Não há necessidade de um grande aeroporto cargueiro na região, notadamente porque Natal é muito próxima a Mossoró e já constrói um aeroporto internacional que estará plenamente apto a processar cargas internacionais. E, com relação a passageiros, demorará muitos anos até que Mossoró demande vôos com grande jatos (widebodies), incapazes de pousar/decolar do aeroporto local.

·
Paris, France.
16,005 Posts
Em Alagoas, um aeroporto de médio porte (até B. 757/ A 321) está pra ter sua construção iniciada em Maragogi, já na divisa com Pernambuco, pra atender a demanda de turistas que visitam a região norte de Alagoas (Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras etc.) e sul de Pernambuco (São José da Coroa Grande, Porto de Galinhas, Tamandaré etc.). Será um complemento para os aeroportos internacionais situados em Maceió e Recife (dividirá com estes alguns vôos charteres domésticos e do cone-sul, além do público executivo que se dirigirá aos resorts e pousadas de luxo da região).

É uma idéia que vem sendo projetada há mais de 10 anos e que só agora, depois da consolidação da região como destino turístico, vai ser executada.

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
^^ É verdade que esse aeroporto vai ficar um pedaço em AL e outro em PE, não é?

·
Mossoroense
1,536 Posts
Discussion Starter · #9 ·
gente mas não seria um aeroporto de gargas não, e Mossoró não é tão perto de Natal como foi dito, Mossoró/Natal 280km Mossoró/Fortaleza 260km, micro região de Mossoró 500 mil habitantes por isso se necessita de um aeroporto!

·
Registered
10,918 Posts
Na boa, pessoal, o aeroporto de Mossoró nem recebe vôos regulares!!!!!!! Pra quê construir outro maior na cidade??? Seria mais um elefante branco pra enfeitar o nosso país.

Essa história de "vários bairros residenciais ao redor" é meio furada. Praticamente todos os aeroportos do país estão nessa situação.

Não há necessidade de um grande aeroporto cargueiro na região, notadamente porque Natal é muito próxima a Mossoró e já constrói um aeroporto internacional que estará plenamente apto a processar cargas internacionais. E, com relação a passageiros, demorará muitos anos até que Mossoró demande vôos com grande jatos (widebodies), incapazes de pousar/decolar do aeroporto local.
Posso estar errado, e se eu estiver errado me corrija, mas uma vez li aqui que havia grandes companhias aéreas interessadas em voar pra Mossoró, mas isso não era possível graças ao aeroporto ruim.

Concordo que construir um novo aeroporto TALVEZ não seja necessário, mas modernizar o atual é uma obra pra ontem!

No mais, acho impossível um aeroporto na divisa CE/RN, porque não interessa ao Ceará, visto que o estado já não precisa de mais um aeroporto em seu LITORAL: já tem o de ARACATI em construção, o de NOVA ATLÂNTIDA que está com problemas jurídicos, o de CAMOCIM que já foi a anunciado, o do e o de PECÉM que está aguardando a aprovação da ZPE.

·
Paris, France.
16,005 Posts
^^
^^

Joinville conta com um aeroporto do mesmo porte do de Mossoró. E sua RM já passou de 1 milhão de habitantes.

Para escoamento de cargas para o mercado internacional, uma distância como a de Mossoró a Natal (apenas 280km) não justifica um outro aeroporto para Mossoró. Nem no Estado de SP, de longe o mais industrializado do país, outros aeroportos cargueiros conseguem "decolar" (Bauru, Ribeirão Preto), diante da existência de Campinas e Guarulhos (e olhe que Ribeirão Preto está a mais de 340km de Guarulhos).

E, com relação a passageiros, não há demanda que justifique outro aeroporto para a cidade/microrregião. Se o aeroporto de Mossoró estivesse cheio de vôos regulares, saturado, aí sim eu concordaria com esse novo investimento. Mas nenhuma empresa regular sequer tem vôos para a cidade!!!!!!

·
Paris, France.
16,005 Posts
@NetoFz: A BRA, depois de deixar de voar, deixou o mercado de Mossoró sem vôos regulares com jato. Acho que outras companhias aéreas, se realmente tivessem interesse, já estariam operando na cidade, uma vez que suas aeronaves têm as mesmas características dos aviões operados pela BRA.
A ANAC e o Min. da Defesa têm procurado garantir o atendimento ao maior número possível de cidades com vôos regulares. O que ocorre é que as companhias aéreas não possuem interesse, porque, para elas, o que interessa é aumentar o fluxo entre os aeroportos mais rentáveis.

Um melhoria nas atuais instalações do aeroporto seguramente traria mais conforto aos passageiros e às operações. Com isso, seguramente, eu concordo!!! :)

·
Genius Rayearth
1,000 Posts
Acho que não seria interessante esse aeroporto, pois o aeroporto de aracati ja vai ser ampliado, e aracati ja é bem proxima a mossoró, dai ficariam 3 aeroportos próximos, não teria lógica, e esse papo que o aeroporto é perto de bairro residencial não cola, em Fortaleza o aeroporto fica no centro geográfico da cidade, em SP tem cogonhas...
Basta o aeroporto obedecer as normas de segurança e pronto.

·
Paris, France.
16,005 Posts
^^ É verdade que esse aeroporto vai ficar um pedaço em AL e outro em PE, não é?
O projeto original parece que tinha algo assim, mas parece que houve, no projeto atual, uma mudança do local sítio aeroportuário, que ficará integralmente dentro dos limites do município de Maragogi.

·
Registered
10,918 Posts
@NetoFz: A BRA, depois de deixar de voar, deixou o mercado de Mossoró sem vôos regulares com jato. Acho que outras companhias aéreas, se realmente tivessem interesse, já estariam operando na cidade, uma vez que suas aeronaves têm as mesmas características dos aviões operados pela BRA.
A ANAC e o Min. da Defesa têm procurado garantir o atendimento ao maior número possível de cidades com vôos regulares. O que ocorre é que as companhias aéreas não possuem interesse, porque, para elas, o que interessa é aumentar o fluxo entre os aeroportos mais rentáveis.

Um melhoria nas atuais instalações do aeroporto seguramente traria mais conforto aos passageiros e às operações. Com isso, seguramente, eu concordo!!! :)
Gol, TAM e TAF demonstraram interesse em Vôos regulares para Mossoró

As companhias GOL, TAM e TAF já demonstraram interesse em incluir Mossoró na malha aérea

(...)

Funcionando hoje apenas com vôos particulares como táxi aéreo, UTI móvel e de malote, o Aeroporto Dix-Sept Rosado, localizado no município de Mossoró, distante 277 Km de Natal, dispõe de uma pista com dois mil metros de extensão e uma infraestrutura de comunicação dentro dos padrões da aviação brasileira. No entanto, questões como segurança do aeroporto e estrutura física do terminal de passageiros dificultam a retomada do seu funcionamento operando com vôos regulares. Mas essa realidade pode modificar diante do interesse de três companhias aéreas em instalarem uma rota regular partindo ou com escalas em Mossoró.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mossoró, Nilson Brasil, e representantes das secretarias estaduais de Turismo e Infraestrutura debateram esta semana a reativação do aeroporto, levando em conta, principalmente, a intenção averbada das companhias TAF, GOL e TAM em incluir Mossoró na sua malha aérea, desde que sejam instituídas isenções de taxas e estrutura de operacionalização.

(...)

Segundo Nilson Brasil, a companhia já realizou estudos de viabilidade econômica, no entanto a operação TAF no município potiguar esbarra nas exigências de ordem técnica e estruturante, principalmente depois das normas fiscalizadoras da ANAC decorrentes dos últimos acidentes aéreos ocorridos no país. Segundo ele, o aeroporto de Mossoró vai receber aproximadamente R$ 1,6 milhão da Anac para obras estruturantes:eek:kay:.

Texto completo: http://www.jornaldehoje.com.br/novo/navegacao/ver_noticias.php?id_ce=4661

·
MA meu tesouro,meu torrão
4,445 Posts
Não há nenhum problema o fato de Mossoró ser relativamente perto de Natal e Fortaleza e ter um um bom aeroporto. Ele não estaria sendo feito para voar exclusivamente para estas cidades e sim para destinos mais distantes.

·
Genius Rayearth
1,000 Posts
Não há nenhum problema o fato de Mossoró ser relativamente perto de Natal de Fortaleza e ter um um bom aeroporto. Ele não estaria sendo feito para voar exclusivamente para estas cidades e sim para destinos mais distantes.
O problema é gastar dinheiro em um novo aeroporto, quando só precisa investir no que ja esta lá de pé. Mossoró esta crescendo e precisa do aeroporto com Vôos regulares...

·
Mossoroense
1,536 Posts
Discussion Starter · #19 ·
eu acho que isso é por questões econômicas, pois um dos bairros mais caros da cidade com apartamento chegando a 1 milhão de reais, as torres proximas dessa localidade estão limitadas a um gabarito de apenas 5 andares quando já existe construtura querendo construir com 30 pisos!

·
Annoying ex-moderator
17,643 Posts
Não conheço Mossoró e sua região, mas poderiam tomar como base Campina Grande na Paraíba, que ao invés de manter voo com sua capital(João Pessoa), oferece o serviço para Recife, que tem muito mais opções de voos.

1 - 20 of 41 Posts
Status
Not open for further replies.