SkyscraperCity Forum banner

Aeroporto Regional de Bragança - BGC

38070 Views 246 Replies 62 Participants Last post by  Andre_Filipe
O presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, manifestou a convicção de que dentro de pouco tempo o aeródromo municipal será a alternativa ao aeroporto do Porto e destino de voos turísticos de baixo custo. A pensar neste objectivo, a autarquia acaba de adjudicar equipamento de apoio à navegação aérea e encomendou um estudo para a ampliação da capacidade do aeródromo. O autarca anunciou ainda que está a instalar-se naquele espaço uma empresa de Braga, a Aeronorte, com oficinas de reparação de aeronaves, que considerou “determinante” para aliciar operadoras, na medida em que garantirá apoio à manutenção.
“O nosso aeródromo é no conjunto da rede dos 24 aeródromos do país aquele que reúne melhores condições, quer em termos de cumprimento quer em termos de qualidade da pista”, garantiu o autarca. Segundo Jorge Nunes, o aeródromo de Bragança faz parte também do conjunto restrito das cinco infra-estruturas aeroportuárias nacionais com certificado de voo internacional, junto com os aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e o aeródromo de Cascais. Dentro de precisamente um ano, em meados de 2008, deverá estar operacional um sistema de apoio à navegação aérea que vai facilitar a operacionalidade das aeronaves, mesmo em condições adversas. A autarquia adjudicou a uma empresa da especialidade o equipamento que consiste numa estação VOR/DME e sistema de telesinalização e telecontrolo. Este equipamento facilitará a utilização do espaço aéreo local e a aproximação à pista, fornecendo informação de forma automática, segundo explicou o autarca. “Aviões de determinado porte nunca arriscariam aceder ao espaço aéreo de Bragança sem este apoio”, disse. De acordo com Nunes, trata-se do segundo patamar em termos de segurança aeronáutica para a aviação civil, só superado pelo sistema instalado nas pistas dos grandes aeroportos, que permite as aterragens em piloto automático.
O novo sistema custará 1,3 milhões de euros e esta apenas dependente do visto do Tribunal de Contas que impôs a autorização da assembleia municipal para o negócio. Depois de instalado este equipamento e com os actuais 1700 metros de pista, o autarca acredita que o aeródromo e Bragança poderá assumir-se como alternativa ao aeroporto do Porto, a mais de 200 quilómetros. “Este aeródromo poderá, para alguns voos de média dimensão, servir de alternativa a uma situação de impossibilidade de aterragem no Porto”, garantiu.
Jorge Nunes ambiciona transformar o aeródromo em aeroporto Regional com voos regulares, sobretudo turísticos e propõe-se atrair companhias de baixo custo, a chamadas low-cost. A autarquia encomendou um estudo para a reorganização de toda a infraestrutura aeroportuária, que abrange também a possibilidade de alargamento da pista. “No final deste quadro comunitário de apoio gostava de ver voos de baixo-custo a operar em absoluta regularidade neste aeródromo”, afirmou.
A perspectiva é reforçada pela intenção do promotor do empreendimento de 250 milhões de euros FunZone Villages, projectado para Alfândega da Fé, de utilizar o aeródromo de Bragança. O autarca confirmou ter sido contactado nesse sentido e manifestado disponibilidade para os voos.


http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?o...5&subsec=&id=27045d421f7299b00130fcf81bdcf7ec
See less See more
1 - 20 of 247 Posts
bom para bragança :) mau para o porto :p

se bem que o número de pessoas que bragança move deve ser pequeno. haverá a aposta na rota Bragança-Porto? (em especie de mini aviao) era fixe :)

era da maneira que nos uniamos ainda mais. bragança eh tao distante..... demora-se o mesmo a chegar a lisboa, que fica bem mais longe em linha recta.
Nao estaria mal que fizeram um como o de Beja, mas acho que a provabilidade de captar tráfego turístico seria muito menor que o alentejano.
Em termos de qualidade e segurança os aerodromos de evora e bragança devem estar muito equiparados.
É uma hipótese mas é necessário realizar alguns estudos para ver se há ou não um mercado potencial!
No Porto já devem estar a tremer de medo com esta concorrência :laugh: :)
pois, é bom para bragança apenas, acho que precisa disso e deve ser apoiada. Para o Porto não significa nada, nem perde nada nem ganha nada.

No Porto já devem estar a tremer de medo com esta concorrência :laugh: :)
O Daniel já ve Bragança como uma ameaça. :D
Para além da criação do futuro aeroporto regional de Beja, este seria o outro aeroporto regional em Portugal, mais concretamente pelo factor geográfico.

Existem vários argumentos para que este aeroporto Bragança deverá ser uma realidade num futuro proximo:

- por ser um aerodromo, que tem boas condições para ser ampliado e que actualmente já conta com bom equipamento (conforme verificamos na notícia), e em termos de investimento para transformá-lo em aeroporto era razoávelmente baixo, tal como o futuro aeroporto de Beja;

- o facto de Bragança estar estratégicamente bem localizado, junto a espanha e perto de cidades como Puebla de Sanabria, Verín, Zamora e Benavente, sendo que estas cidades têm o aeroporto mais proximo a mais de 100 km (Vigo no caso de Verín e Valladolid nas restantes);

- servir de apoio aos aeroportos do Porto e Valladolid, quando estas tiverem alturas com muito tráfego (periodos sazonais, por exemplo), e também (tal como indica a notícia) para implementação de vôos "low cost" servindo de aeroporto concorrente, ou mesmo de apoio (visto que valladolid é base da Ryanair e o Porto é candidato a sê-lo);

- o facto de distar de 200 km do Porto e de Valladolid com boas acessibilidades (IP4 - 2:15 horas de duração e com a futura A4 - menos de 2:00 horas de duração, desde o Porto);

- boas ligação a espanha por quintanilha (IP4/futura A4), A-52 via sanabria para várias cidades espanholas, futura A-11 (Quintanilha - Zamora);

- já se executa voos internacionais, como é o caso de Paris (emigrantes), podendo no futuro criar melhores condições para estes, criando linhas regulares;

- servir de apoio ao empreendimento a ser construído "FunVillage" em Alfândega da Fé, turismo do rio douro e figuras rupestres, em foz do côa;

- por ultimo e não menos importante, o facto de desenvolver todo o nordeste transmontano, atraindo investimento para a região.

São vários argumentos, para que se realize este projecto de transformar este aerodromo num aeroporto regional movimentado.
See less See more
O Daniel já ve Bragança como uma ameaça. :D
Já deve ter borrado a cueca :D
parece-me muito bem, vai servir tb parte do interior galego e castellano....
é uma optima noticia! devia ir para a frente.. :yes:
Pois acho que também é interessante para a área de Zamora, embora temos o aeroporto de Valladolid com voos da Ryanair, acho que podería ser utilizado, sobretudo para pessoas do oeste da provincia e também de Ourense.
é uma optima noticia! devia ir para a frente.. :yes:
:yes:, com certeza, embora seja necessário saber se existe mercado antes de o construir :eek:kay:...
:yes:, com certeza, embora seja necessário saber se existe mercado antes de o construir :eek:kay:...
nao sei se sabes que existe mais de 1 milhao de transmontanos emigrantes na Europa e outros tantos no Brasil e EUA. Uns poderiam vira directamente, outros saiam no Sá Carneiro e apanhavam um aviao mais pequeno.
era giro criar-se um aeroporto em bragança e este começar a ter voos astronomicos :lol: 40 milhoes de passageiros ao ano :lol:
há uns tempo deu uma noticia de uma iniciativa da camara de bragança junto dos imigrantes em paris, na qual ouve um voo "estraordinario" de um mini aviao ~30 passageiros... q fez a ligação ida e volta entre Bragança e paris...
Pois acho que também é interessante para a área de Zamora, embora temos o aeroporto de Valladolid com voos da Ryanair, acho que podería ser utilizado, sobretudo para pessoas do oeste da provincia e também de Ourense.
Também tendes mais preto o aeroporto de Salamanca que estreou novo terminal co galho da cimera iberoamericana de 2005, mas a pessar de que Salamanca cidade tem 200.000 hab. têm pouca procura com apenas voos a BCN e Palma, logo na área de Ourense apenas pode ter influencia nalguma aldeia perdida e os de Benavente tem o de Leao com muitos destinos por tuda Espanha coa sua companhia regional Lagunair.
Um aeroporto em Bragança apenas poderia ter um tráfego residual, nem em carga poderia competir co do Porto que já move bastante e tem umas notaveis instalaçoes, mas se esta infraestructura ajuda a fixar poboaçao, ole por Bragança.
tenho muitas dúvidas quanto á futura atractividade deste aeroporto. desde logo o investimento nacional em Bragança e em Trás-os-Montes tem sido muito pouco, sebendo que as atraccões da região hoje baseam-se na qaualidade de vida da região (natureza, gastronomia, tranquilidade), não propriamento num turismo que não se baseia em massas nem nos centros urbanos.
Bragança, Miranda do Douro, Verin, Zamora, Chaves e Vila Real tem pouco a oferecer.
qualquer turista que vá visitar o Norte Portugal interessa-lhe sobretudo o Porto (+-2,3,4 dias) e depois um "tour" ambiental pela região Norte.

depois o AfSC ja é o grande motor da região Norte, tendo voos de baixo custo para França, Alemanha onde já vem muitos emigrantes.

depois basear todas uma estratégia no "Alfandega fun village", parece-me exagerado por muito bom que esse investimento seja

servir como "back up" do Porto, é uma hipotese mas simplesmente em caso de emergencia. porque na AMP julgo haverem aeroportos como capacidade de receber trafego excedentário. também o AFSC tem capacidade que chegue, e tem em projecto previsoes de trafego até 2020

concluindo apostar na melhoria das valências do aeroporto é bom para atrair mais investimentos e companhias regionais, mas sem uma politica séria do governo em ajudar a região, através de investimento em infra-estruturas e nas cidades (cultuira, eventos ) não me parece suficiente para atrair "low costs".

simplesmente não basta uma boa pista com VOR/DME para isso.

tal como tenho muitas duvidas da viabilidades de "low costs" para Beja. Apesar de tudo os investimentos em aeroportos são sempre bons !

se tivesse que fazer um ranking com o trafego no futuro em 2020

1-Lisboa
2-Porto
3-Faro
4-aeroporto privado do algarve para "low cost" no Barlavento / Portimão
5-Beja
6-Bragança

aeroporto low cost na região centro/Monte Real? ( baseado no triangulo Coimbra-Fátima-Leiria-golfe, costa atlantica )
See less See more
E uma linha de comboio em condicoes e uma aposta no turismo mais "conjunta" nao? Nem uma auto-estrada teem é preciso logo um aeroporto? Se calhar comecar pelos alicerces é melhor...
1 - 20 of 247 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top