Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 34 Posts

·
Registered
5,098 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Agora é Oficial: Belo Horizonte é a Capital Mundial dos Botecos

Foi publicada no Diário Oficial do Município de Belo Horizonte de quinta-feira, dia 25, a sanção da Lei 9714. O texto declara a cidade de Belo Horizonte como a Capital Mundial dos Botecos. Para tal, esclarece que entende-se como botecos todos os bares, restaurantes e assemelhados. A lei, originária do projeto 67/09, de autoria do vereador Alberto Rodrigues, estabelece ainda o Dia Municipal dos Botecos, a ser comemorado, anualmente, sempre no terceiro sábado do mês de maio.

Para o presidente da seccional mineira da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MG), Paulo Nonaka, Belo Horizonte já é há muito tempo a capital mundial dos bares e restaurantes e a lei só veio confirmar esse “título informal” que a cidade já tinha. Paulo elogiou a iniciativa do vereador Alberto Rodrigues e ressaltou a qualidade da gastronomia mineira como um dos fatores que impulsiona o setor em Belo Horizonte e no Estado.

Com aproximadamente 12 mil estabelecimentos do ramo, Belo Horizonte é a cidade com maior número de bares e restaurantes per capita do Brasil. O presidente da Abrasel-MG destacou a importância de associar a gastronomia local ao turismo e citou os grandes festivais gastronômicos realizados em BH como exemplos do sucesso que a comida mineira faz e a capacidade de atrair um grande número de turistas em virtude desses eventos.

Em relação ao Dia Municipal dos Botecos, Paulo comentou que a data merece comemoração especial e que, a partir de 2010, sem dúvida, uma programação diferenciada será planejada para a ocasião. “É uma data que tem que ser comemorada à altura do novo título da cidade. Compete ao setor tomar as medidas necessárias para planejar a programação e valorizar esse dia especial”, acrescentou.

·
GaLo SeMpRe!
1,864 Posts
E precisava de lei?
O mundo já sabia disso, até o "New York Times" já deu esse título a BH.
Minas tem uma ótima gastronomia e ambiente receptivo, tudo isso se reflete nos restaurantes de BH.

·
Registered
5,673 Posts
Nossa como o vereador autor da lei é empenhado e sério!

Até parece que BH precisa de uma lei como essa pra ser lembrada que é uma das cidades com mais bares/capita por ai.

E o pior que é uma lei, será que tem como descumprí-la? Qual será a punição?

Capital MUNDIAL dos bares??? Precisa mesmo disso tudo?

Qto deve ter sido gasto ($$$) nesse excelente projeto?? O bom de tudo isso é que podemos ver que os vereadores estão se tornando mais criativos, pelo menos não é uma lei pra dar nome às ruas!!!

Parabéns vereador Alberto Rodrigues, pode se aposentar agora...ja fez demais!

·
Registered
10,109 Posts
Minas agora tem a Capital Mundial do Boteco, BH e a Capital Mundial da Cachaça, Salinas. É algo para se refletir... =B

·
Soteropolitano
763 Posts
Seu bando de cachaceiroo! Hahahah!

Brincadeira!

Adoro mineiro!

·
Banned
3,099 Posts
Alberto Rodrigues: grande narrador,grande cruzeirense, mas lei desnecessária.

·
Registered
6,699 Posts
Nossa como o vereador autor da lei é empenhado e sério!

Até parece que BH precisa de uma lei como essa pra ser lembrada que é uma das cidades com mais bares/capita por ai.

E o pior que é uma lei, será que tem como descumprí-la? Qual será a punição?

Capital MUNDIAL dos bares??? Precisa mesmo disso tudo?

Qto deve ter sido gasto ($$$) nesse excelente projeto?? O bom de tudo isso é que podemos ver que os vereadores estão se tornando mais criativos, pelo menos não é uma lei pra dar nome às ruas!!!

Parabéns vereador Alberto Rodrigues, pode se aposentar agora...ja fez demais!
:lol::lol:

·
Registered
5,098 Posts
Discussion Starter · #8 ·
Alberto Rodrigues: grande narrador,grande cruzeirense, mas lei desnecessária.
É uma lei desnecessária concordo, mas como estratégia de marketing turístico para a cidade achei fantástico, chama a atenção no país inteiro. Acho muito melhor do que aquelas leis municipais de vereadores "puxa-saco", dando a ruas, avenidas e viadutos nomes de políticos locais (muitas vezes ainda vivos, o que é ilegal !!!!).

·
Registered
582 Posts
Tanta coisa importante que nossa cidade precisa e os vereadores votando leis ridículas como essa. :bash: Será que está faltando serviço ou idéias? O pior é que vai ter muita gente aplaudindo e tendo orgulho disso. :eek:hno:

·
Registered
5,098 Posts
Discussion Starter · #10 ·
A título de curiosidade, eis o texto integral da tal lei:

"LEI Nº 9.714, DE 24 DE JUNHO DE 2009

Declara o Município de Belo Horizonte Capital Mundial dos Botecos e dá outras providências.

O Povo do Município de Belo Horizonte, por seus representantes, decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º - Fica o Município de Belo Horizonte declarado Capital Mundial dos Botecos.

Parágrafo único - Para os fins desta Lei, entendem-se como botecos os bares, restaurantes e assemelhados.

Art. 2º - Fica instituído o Dia Municipal dos Botecos, a ser comemorado, anualmente, no terceiro sábado do mês de maio.

Parágrafo único - A data instituída no caput deste artigo constará do Calendário Oficial de Festas e Eventos do Município de Belo Horizonte.

Art. 3º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Belo Horizonte, 24 de junho de 2009

Marcio Araujo de Lacerda
Prefeito de Belo Horizonte"

·
Registered
5,098 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Sou a favor de qualquer iniciativa que busque divulgar o turismo em nossa capital. Abaixo a justificativa do vereador Alberto Rodrigues para a instituição de tal norma municipal:

"Lei favorece divulgação do turismo e gastronomia de BH

“O povo daqui é discreto, tem receptividade e é hospitaleiro. A ausência de praias, por exemplo, é substituída por outros atrativos. Uma boa conversa resgata tradições e origens. Além disso, Belo Horizonte é sede de eventos de grandeza a nível nacional, como os festivais “Comida di Buteco” e “Brasil Sabor”. Com a sanção da Lei 9.714, podemos ganhar repercussão lá fora e garantir a preservação dessa nossa cultura”, explicou o vereador Alberto Rodrigues (PV). O parlamentar é autor do PL 67/09, que deu origem à Lei que declara Belo Horizonte a Capital Mundial dos Botecos, sancionada no dia 24 de junho pelo prefeito Marcio Lacerda (PSB) e publicada no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 25. De acordo com a Lei 9.714, a data será comemorada anualmente no terceiro sábado de maio e fará parte do Calendário Oficial de Eventos do Município, com objetivo de transformar a cidade em referência no turismo e na gastronomia do povo belo-horizontino. São considerados botecos estabelecimentos como bares e restaurantes.

Alberto Rodrigues comentou que a repercussão na mídia foi excelente e acrescentou que Belo Horizonte é sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014, podendo vir a atrair um maior público com a Lei sancionada. “A fama do município repercute tanto em outras nações que até mesmo o jornal americano “The New York Times”, um dos principais dos Estados Unidos, fez referência a Belo Horizonte. Foram publicadas fotografias e elogios de maneira geral, sobre a cultura da capital e sobre a quantidade e qualidade dos estabelecimentos que podem ser freqüentados em BH. São pelo menos 12 mil espalhados pela cidade”, explicou o vereador.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel/MG), Paulo Sérgio Nonaka, confirmou que a novidade reafirma o título que a cidade já detinha. “BH não tem mar, mas tem bar. A nova Lei veio ressaltar o ditado popular conhecido em várias localidades brasileiras”, disse. O vereador está de parabéns, porque a cena gastronômica está forte e isso só vem contribuir para salientar ainda mais a qualidade da comida mineira como fator que impulsiona o setor na capital e em Minas Gerais. Estamos pensando em um grande evento no ano que vem para comemorar”, finalizou Nonaka.

fonte: www.cmbh.mg.gov.br

·
.
16,971 Posts
Não concordo com as críticas ao projeto.

O papel dos vereadores não inclui apenas ações grandiosas que vão mudar a cidade, mas também esse tipo de coisa: oficializar datas, dar nomes a logradouros públicos, etc. Eles são o poder legislativo, não é papel deles propor os planos de governo ou "acabar com as favelas", que são do Executivo.

Além disso, não me parece que a Câmara de BH se caracterize pela lerdeza. A tramitação do código de obras, por exemplo, foi rápida. Os projetos enviados pela nova gestão da PBH são aprovados em poucas semanas. Essa lei, simples, deve ter tomado poucos minutos do tempo do vereador. Se fosse uma câmara paralisada, tudo bem reclamar do tempo gasto nisso...

É claro que não é uma lei que transforma BH na capital dos botecos, mas o importante da lei não é isso, mas reconhecer a importância desse setor para a cidade, e marcar uma data oficial de celebração. Só para exemplificar, outro dia fui parado por um colega do meu mestrado, em São Paulo, querendo muito vir à final do Comida de Buteco, que ele tinha ouvido falar que é ótimo. O jornal Estado de S. Paulo deu matéria de capa do caderno de gastronomia para esse evento. Ou seja, BH se destaca, sim, em bares, botecos e restaurantes, e é legal o setor público dar o reconhecimento. Tenho certeza que o setor de alimentação pediu e aprovou essa lei, e isso porque com certeza eles (e portanto, todos nós da cidade) ganhamos algo com isso. Acho que com o título o setor ganha mais voz e reconhecimento.

·
Registered
5,098 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Não concordo com as críticas ao projeto.

O papel dos vereadores não inclui apenas ações grandiosas que vão mudar a cidade, mas também esse tipo de coisa: oficializar datas, dar nomes a logradouros públicos, etc. Eles são o poder legislativo, não é papel deles propor os planos de governo ou "acabar com as favelas", que são do Executivo.

Além disso, não me parece que a Câmara de BH se caracterize pela lerdeza. A tramitação do código de obras, por exemplo, foi rápida. Os projetos enviados pela nova gestão da PBH são aprovados em poucas semanas. Essa lei, simples, deve ter tomado poucos minutos do tempo do vereador. Se fosse uma câmara paralisada, tudo bem reclamar do tempo gasto nisso...

É claro que não é uma lei que transforma BH na capital dos botecos, mas o importante da lei não é isso, mas reconhecer a importância desse setor para a cidade, e marcar uma data oficial de celebração. Só para exemplificar, outro dia fui parado por um colega do meu mestrado, em São Paulo, querendo muito vir à final do Comida de Buteco, que ele tinha ouvido falar que é ótimo. O jornal Estado de S. Paulo deu matéria de capa do caderno de gastronomia para esse evento. Ou seja, BH se destaca, sim, em bares, botecos e restaurantes, e é legal o setor público dar o reconhecimento. Tenho certeza que o setor de alimentação pediu e aprovou essa lei, e isso porque com certeza eles (e portanto, todos nós da cidade) ganhamos algo com isso. Acho que com o título o setor ganha mais voz e reconhecimento.

Você entendeu o espírito dessa lei e concordo contigo. O objetivo parece ter sido chamar a atenção desta característica de BH e assim aumentar a publicidade em torno da cidade. Perfeito. Contraria inlcusive a mística de que mineiro não sabe vender bem seu "peixe", ao contrário do paulista por exemplo. Achei a iniciativa interessantíssima e deverá gerar comentários Brasil afora. E consequentemente curiosidade em torno da capital "mundial" dos bares.

·
Registered
582 Posts
Imaginem se cada cidade tiver uma idéia tão "brilhante" como essa. Cada dia do ano seria o dia para exaltar algum aspecto peculiar de uma cidade.
Ainda não consigo ver onde está a relevância de se fazer uma lei como essa. Não mesmo. :eek:hno:

·
Registered
10,109 Posts
Às vezes dá certo esse tipo projeto, às vezes não, depende da inteligência dos empreendedores da cidade em aproveitar determinada característica. Acho que denominações como "cidade sorriso", "terra gentil que seduz", "cidade dos ornitorrincos mancos" etc, não leva a nada mesmo e às vezes soa rídiculo.

Um bom exemplo de cidade que aproveita esse tipo de fama é Patos de Minas. Através do título, Capital Nacional do Milho ela realiza a maior festa do interior de Minas, atrai visitantes e empresários durante quase um mês e faz girar muito dinheiro em sua economia. E diga-se de passagem, ela nem a maior produtora de milho. (não contem pra ninguém)

Não posso falar de BH por que conheço muito mal a cidade, apesar de ter parentes aí vou pouquíssimo então fica difícil opinar. Só acho boteco meio depreciativo, preferia que fosse dos bares.

·
carioca
7,557 Posts
E precisava de lei?
O mundo já sabia disso, até o "New York Times" já deu esse título a BH.
Minas tem uma ótima gastronomia e ambiente receptivo, tudo isso se reflete nos restaurantes de BH.
Eu não sabia até ler esse thread. Aposto que assim como eu, devem ter milhões de pessoas que também não saibam. Leis/ medidas como essas incrementam bastante o turismo, oficializar não custa nada! :cheers:

·
Registered
731 Posts
Precisar da lei, não precisava, pois a cidade já tinha essa fama de capital dos botecos. Acho que BH deveria explorar turísticamente ao máximo a boa fama dos botecos, economicamente é bom para muitos.

1 - 20 of 34 Posts