Skyscraper City Forum banner
1 - 16 of 16 Posts

·
#ELENÃO!
3,912 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Dae galera

A namorada do meu irmão que é estudante de arquitetura tá fazendo um trabalho sobre a influência de objetos, animais, natureza em si, ou qualquer coisa na arquitetura, alguém lembra de prédios, cidades, etc que foram diretamente influenciados por algo em particular?

Gracias|

·
.
8,813 Posts
A Torre Agbar (de acordo com o arquiteto que a projetou, o francês Jean Nouvel, heheh) teve como inspiração os gêisers e as montanhas de Montserrat (perto de Barcelona)! :eek:kay:

O Burj al Arab foi inspirado no formato de um veleiro!

Depois posto mais alguns exemplos (se me lembrar, heheh)! ;)

·
Registered
4,037 Posts
Tem aquele prédio esquisito do elefante que já apareceu aqui algumas vezes.

·
Registered
1,752 Posts
Gaudí é imbatível! Parece uma enciclopédia de referências da natureza.

Hector Guimard também é clássico - Art Nouveal tem fortes referências na natureza também.

Dos arquitetos atuais - Marcos Novak mistura organicidade e computação - ótimos resultados.

·
cives totius mundi
5,002 Posts
Acho que o formato das Petronas, possui elementos geométricos presentes no alcorão, alguma coisa ssim !

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
A Torre Agbar (de acordo com o arquiteto que a projetou, o francês Jean Nouvel, heheh) teve como inspiração os gêisers e as montanhas de Montserrat (perto de Barcelona)! :eek:kay:

O Burj al Arab foi inspirado no formato de um veleiro!

Depois posto mais alguns exemplos (se me lembrar, heheh)! ;)

A impressão é que ele se inspirou em outra coisa...:|

·
Feliz Natal
15,678 Posts
toda boa arquitetura é inspirada na Natureza...

Só um exemplo, "Niemeyer tem as montanhas do Rio no seu olhar", Le Corbusier disse isso... é só pesquisar e ver essas montanhas nas obras de Niemeyer!

·
#ELENÃO!
3,912 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Bah, valeu pela ajuda! Vou repassar pra ela as informações!

·
cives totius mundi
5,002 Posts
toda boa arquitetura é inspirada na Natureza...

Só um exemplo, "Niemeyer tem as montanhas do Rio no seu olhar", Le Corbusier disse isso... é só pesquisar e ver essas montanhas nas obras de Niemeyer!
A catedral de Brasília parece que foi inspirada nas tumbas egipcias que existe no Vale dos Reis ! Observe a entrada dela, com a rampa que leva para baixo do solo !

·
Feliz Natal
15,678 Posts
A catedral de Brasília parece que foi inspirada nas tumbas egipcias que existe no Vale dos Reis ! Observe a entrada dela, com a rampa que leva para baixo do solo !

é capaz, nunca tinha pensado nisso, mas ele quis dar mais aquela impressão de claro e escuro... voce entrar num tunel escuro e depois ter aquela "visão" da luz, simbolizando alguma coisa "divina"! ;)

·
cives totius mundi
5,002 Posts
^^ Sim, também tive esta impressão quando entrei lá pela primeira vez ! Mas outro dia assistindo um documentário sobre o Vale dos Reis, instantaneamente me lmbrei da entrada daquela igreja ! Já conversei com outras pessoas sobre isso e elas também acham que teve inspiração de lá mesmo ! :)

·
SP BSB
2,139 Posts
Já observaram que a torre de sinos da catedral de Brasília faz referência a um cálice e que a capela em anexo (não tenho certeza se é para velórios ou batizados) possui uma forma que lembra uma hóstia, acho que isso muitas vezes passa despercebido. Não sei se foi o Niemeyer que afirmou, mas a forma da catedral lembraria a junção das mãos para orar, com os dedos apontados para o céu, representação máxima do divino.

1 - 16 of 16 Posts