Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 22 Posts

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
ALÉM PARAÍBA

Olá pessoal, estive rapidamente em Além Paraíba e consegui tirar algumas fotos do centro. A cidade fica na divisa com o estado do Rio nas margens do Paraíba do Sul, e é cortada por duas importantes rodovias, a BR 116 e a 393, que faz a ligação da Rio-Bahia (BR-116) até a Via Dutra, cortando várias cidades do Vale do Paraíba fluminense até Volta Redonda.

Uma curiosidade, além da ponte que separa Jamapará (distrito de Sapucaia - RJ) de Além Paraíba, os trilhos da Ferrovia Centro Atlântica cortam a cidade passando no meio de algumas ruas, sendo que em vários pontos não existe uma separação física entre veículos e trens.

Área: 511,2 km²
Pop: 34.341 (IBGE 2010)
Altitude: 140 m
Distância de Teresópolis: 85 KM
Distância de Petrópolis: 100 KM
Distância de Juiz de Fora: 115 KM

01. Uma das pontes sobre o Paraíba do Sul, ligando o centro de Além Paraíba a Jamapará (distrito de Sapucaia).

02. No meio da ponte, Rio de Janeiro a esquerda e Minas a direita.

03. Seguindo em direção ao estado do Rio.

04. Atravessando o estado.

05. BR 393 cortando Jamapará.

06. Voltando pra Minas.

07. Entrando no centro da cidade.

08.

09. Algumas fotos do centro, reparem os trilhos no meio da rua.

10.

11.

12. Imagina como fica qdo passa o trem.

13. Fiquei poucas horas na cidade e não deu pra fotografar nenhum trem, mas resolvi colocar umas fotos do Street View só pra registrar.

14.

15. Continuando, praça no centro.

16.

17.

18. Ao fundo as ruínas do antigo prédio da estação.

19. Tomara que essa construção seja reerguida, o prédio é bem bonito.

20. Nessa parte a linha férrea segue separada da rua.

21.

22.

23.

24.

25. Belas casinhas.

26.

27.

28. Voltando para a parte mais central.

29.

30.

31.

32. Num outro ponto da cidade, próximo ao centro.

33.

34.

35.

36.

37.

38.

39.

40. Algumas ruas são bem arborizadas.

41. Rede se supermercados Bahamas, com sede em Juiz de Fora mas com filiais nas principais cidades da Zona da Mata.

42. Ponte da BR 116.

Vejam também:

Carangola - Zona da Mata Mineira
Ubá - Zona da Mata Mineira
Ponte Nova - Zona da Mata Mineira
Rio Preto (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Além Paraíba (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Viçosa e a UFV - Zona da Mata Mineira
São João Nepomuceno - Zona da Mata Mineira
Santos Dumont - Zona da Mata Mineira
Muriaé - Zona da Mata Mineira
Leopoldina - Zona da Mata Mineira
Cataguases - Zona da Mata Mineira
Rio Novo - Zona da Mata Mineira
Piraúba - Zona da Mata Mineira
Caparaó, Ibitipoca e Serra do Brigadeiro - Os parques da Zona da Mata Mineira

·
Rick
2,744 Posts
Parabéns Adriano, tá viajando bastante heins!? rs

As pessoas de Além puxam mais o "s" ou as pessoas de Jamapará falam mais como vcs? Essas cidades "divisórias" coladas umas nas outras são um tant quanto interessantes, não se sabe ao certo se se identificam mais com um estado ou com o outo...rsrs

Muito sinistro a FCA cortando a cidade, o que já deve ter dado de acidente...:cripes:

·
Scooter/motorbike lover
65,899 Posts
A ferrovia da FCA que passa dentro de Além Paraíba só recebe um serviço cargueiro: bauxita de Cataguases para Três Rios (RJ), de onde segue em bitola larga até Alumínio, cidade ao lado de Sorocaba onde possui uma enorme fábrica do Grupo Votorantim. É praticamente um trem a cada dois dias, tanto que não vale a pena tirar os trilhos de dentro da cidade.

Curiosidade: Além Paraíba já teve uma linha de bondes elétricos, cuja desativação se deu de modo trágico. Em 1938, um bonde transportando um cortejo fúnebre descarrilou e invadiu uma padaria, matando dezenas de pessoas; a cidade ficou tão traumatizada que a prefeitura decidiu desativar o sistema logo após o acidente.

·
Registered
6,009 Posts
Não é essa a cidade que tem enchente todo ano? Também com esse monte de construções a beira do rio...

Sinceramente, achei a cidade bem feia e mal cuidada e esses trens passado entre os carros é um absurdo.

·
Registered
1,364 Posts
Tenho um amigo que trabalha no IEF em Januária aqui no Norte de Minas que é de Além Paraíba. Ele sempre frisou que a cidade sofria com as enchentes e que a linha do trem no meio de várias ruas da cidade era uma situação surreal.
As fotos ficaram boas e mesmo a cidade não sendo bonita, tem lá um certo charme.

·
Embaixador de Castelo.
16,536 Posts
Uma vez indo por um roteiro alternativo para Castelo passamos por Além Paraíba onde paramos pra almoçar e conhecer a cidade.
Tem uns 8 anos e na época achei a cidade meio desarrumada, mas tinha um comércio forte e bom movimento!
Essa linha no meio da cidade é o que faz todo mundo se lembrar da cidade que não tem além do rio paraíba, outra referência!
Suas fotos como sempre estão muito boas!!

·
Rodrigo!
10,786 Posts
Tem partes não muito legais, mas no geral a achei simpática e bem comercial, legal essa conurbação interestadual, valeu Driano por mostrar mais uma cidade da zona da mata!

·
Registered
12,235 Posts
Além paraíba lembra quando eu era criança e ia pro interior do RJ visitar parentes. Antes de chegar em Itaperuna, Miracema, sempre dormíamos em Além Paraíba.

·
Rio de Janeiro
31,451 Posts
Driano,

Você acabou de "matar uma curiosidade" que eu tinha: Além Paraíba. Não achei a cidade bonita não, mas também não é pavorosa, uma intervenção urbana poderia melhorar.

O lance da via férrea cortando a cidade enfeia um pouco, mas há muitas outras cidades com o "mesmo problema".

Parabéns por mais um trabalho fotográfico. :eek:kay:

·
Registered
109 Posts
Surreal a linha do trem junto a rua. Não consigo imaginar como o poder público permitiu que se chegasse a esse ponto. Nunca imaginei ver algo assim.
Outra coisa absurda, são as casas dependuradas nas margens do rio. Onde deveria ser mata ciliar, tem casa invadindo o leito. Aí, depois o rio leva a casa embora, e ainda querem reclamar.
Estou falando isso, porque apesar de ser de Juiz de Fora, faz 6 anos que moro em Curitiba, e mesmo nas pequenas cidades daqui não vejo tais situações...
Gosto muito de MG, mas as pequenas cidades daí são um exemplo de desorganização (excluindo o sul de MG)

·
Non Dvcor Dvco
10,211 Posts
Eu gostei bastante da cidade. Me mostra que a urbanização é antiga, mas muito interessante, as ruas estreitas, algo bem do século XIX e tão atual. Umas casinhas bonitas, bem clamas, charmosas e ruas arborizadas, bem legal mesmo.

E essa linha férrea que passa dentro da cidade. Não precisa retirar os trilhos. Existem algumas cidades nos EUA cujas cidades são maiores e os trens dividem espaço com ônibus, carros, pedestres. Não sei o porquê de tanta gente ser a favor da retirada dos trilhos.

Mas quanto as fotos, parabéns !!!!!!

·
res severa, verum gaudium
de volta ao porco fumo
8,816 Posts
Belas fotos. A cidade me pareceu rica e agitada, apesar de achar ridículo essas construções em cima do rio, típico das cidades do Paraíba do Sul. Mas a cidade é bonitinha. Creio que fenômeno assim, da rua e do trilho juntos, só aconteça igual em Uruguaiana/RS.

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Parabéns Adriano, tá viajando bastante heins!? rs

As pessoas de Além puxam mais o "s" ou as pessoas de Jamapará falam mais como vcs? Essas cidades "divisórias" coladas umas nas outras são um tant quanto interessantes, não se sabe ao certo se se identificam mais com um estado ou com o outo...rsrs

Muito sinistro a FCA cortando a cidade, o que já deve ter dado de acidente...:cripes:
Pois é, estou tendo de ir em algumas cidades aí qdo dá tiro umas fotos...:)

Cara eu acho que a maiora das pessoas de Além Paraíba não puxam tanto o "s", pelo menos as que eu conheço e conversei, mas vi mtas pessoas com o sotaque do estado do Rio, agora não sei se moram lá ou são de fora.

A ferrovia da FCA que passa dentro de Além Paraíba só recebe um serviço cargueiro: bauxita de Cataguases para Três Rios (RJ), de onde segue em bitola larga até Alumínio, cidade ao lado de Sorocaba onde possui uma enorme fábrica do Grupo Votorantim. É praticamente um trem a cada dois dias, tanto que não vale a pena tirar os trilhos de dentro da cidade.

Curiosidade: Além Paraíba já teve uma linha de bondes elétricos, cuja desativação se deu de modo trágico. Em 1938, um bonde transportando um cortejo fúnebre descarrilou e invadiu uma padaria, matando dezenas de pessoas; a cidade ficou tão traumatizada que a prefeitura decidiu desativar o sistema logo após o acidente.
Legal, não sabia que a frequência é tão baixa assim, de certa forma isso deve causar menos transtorno no trânsito mesmo. Mas é mto estranho ver um trem carregado passando ao lado de veículos e pedestres.

Valeu pelas informações...:eek:kay:

Não é essa a cidade que tem enchente todo ano? Também com esse monte de construções a beira do rio...

Sinceramente, achei a cidade bem feia e mal cuidada e esses trens passado entre os carros é um absurdo.
Sim, no ano passado Jamapará teve a maior tragédia de sua história com o deslizamento de encostas mantando várias pessoas.

Tenho um amigo que trabalha no IEF em Januária aqui no Norte de Minas que é de Além Paraíba. Ele sempre frisou que a cidade sofria com as enchentes e que a linha do trem no meio de várias ruas da cidade era uma situação surreal.
As fotos ficaram boas e mesmo a cidade não sendo bonita, tem lá um certo charme.
Verdade, Além Paraíba precisa de um revitalizada, achei a cidade com alguns pontos bem degradados.

Uma vez indo por um roteiro alternativo para Castelo passamos por Além Paraíba onde paramos pra almoçar e conhecer a cidade.
Tem uns 8 anos e na época achei a cidade meio desarrumada, mas tinha um comércio forte e bom movimento!
Essa linha no meio da cidade é o que faz todo mundo se lembrar da cidade que não tem além do rio paraíba, outra referência!
Suas fotos como sempre estão muito boas!!
Pois é, Além Paraíba é rota alternativa para várias lugares, eu particularmente qdo vou a Macaé costumo passar por Além Paraíba tb.

Tem partes não muito legais, mas no geral a achei simpática e bem comercial, legal essa conurbação interestadual, valeu Driano por mostrar mais uma cidade da zona da mata!
É bem interessante mesmo mudar de estado e praticamente ficar na mesma cidade, pra vc ter uma ideia o ddd de Jamapará é 32 de MG e não o 24 que é o do RJ.

Em algumas partes a cidade se mostra bem confusa e degradada, já outras chega a surpreender, parecendo uma cidade bem maior, com ruas largas e bem cuidadas.
Parabéns pela forma como nos apresentou a cidade Driano, excelente!
Além do mais, capitou tão bem a cidade que deu prá se sentir nela.
Valeu!
Valeu, a cidade é bem isso mesmo, tem um comércio forte mas tem partes bem degradadas.

Achei muito desorganizada..
A cidade sofreu mto com a debandada de empresas pra o estado do Rio por conta da Lei Rosinha (incentivos fiscais mto melhores que os praticados em MG), isso afetou mto a economia de Além Paraíba e acredito que isso tenha reflexo no visual da cidade tb.

Além paraíba lembra quando eu era criança e ia pro interior do RJ visitar parentes. Antes de chegar em Itaperuna, Miracema, sempre dormíamos em Além Paraíba.
Legal, a cidade é mesmo passagem para várias lugares.

Driano,

Você acabou de "matar uma curiosidade" que eu tinha: Além Paraíba. Não achei a cidade bonita não, mas também não é pavorosa, uma intervenção urbana poderia melhorar.

O lance da via férrea cortando a cidade enfeia um pouco, mas há muitas outras cidades com o "mesmo problema".

Parabéns por mais um trabalho fotográfico. :eek:kay:
Legal, acho que a cidade é bem famosa no estado do Rio.

Surreal a linha do trem junto a rua. Não consigo imaginar como o poder público permitiu que se chegasse a esse ponto. Nunca imaginei ver algo assim.
Outra coisa absurda, são as casas dependuradas nas margens do rio. Onde deveria ser mata ciliar, tem casa invadindo o leito. Aí, depois o rio leva a casa embora, e ainda querem reclamar.
Estou falando isso, porque apesar de ser de Juiz de Fora, faz 6 anos que moro em Curitiba, e mesmo nas pequenas cidades daqui não vejo tais situações...
Gosto muito de MG, mas as pequenas cidades daí são um exemplo de desorganização (excluindo o sul de MG)
Nem me fale, as cidades aqui da região infelizmente sofrem de uma certa falta de infraestrutura e um controle maior de crescimento, principalmente nas encostas... mas isso tb é devido em parte a falta de recursos desses municípios, a maioria com economias mto fracas.

Diferente do interior paranaense que tem uma economia mais dinâmica principalmente pelo agronegócio, sem contar que acho as cidades do PR um exemplo de urbanismo a ser seguido.

Eu gostei bastante da cidade. Me mostra que a urbanização é antiga, mas muito interessante, as ruas estreitas, algo bem do século XIX e tão atual. Umas casinhas bonitas, bem clamas, charmosas e ruas arborizadas, bem legal mesmo.

E essa linha férrea que passa dentro da cidade. Não precisa retirar os trilhos. Existem algumas cidades nos EUA cujas cidades são maiores e os trens dividem espaço com ônibus, carros, pedestres. Não sei o porquê de tanta gente ser a favor da retirada dos trilhos.

Mas quanto as fotos, parabéns !!!!!!
Verdade, na Europa tb é comum ver aqueles VLTs no meio das ruas e avenidas, mas acho que a no caso de Além Paraíba falta espaço e acaba prejudicando mesmo o fluxo de veículos.

Belas fotos. A cidade me pareceu rica e agitada, apesar de achar ridículo essas construções em cima do rio, típico das cidades do Paraíba do Sul. Mas a cidade é bonitinha. Creio que fenômeno assim, da rua e do trilho juntos, só aconteça igual em Uruguaiana/RS.
Valeu, Além Paraíba já foi uma cidade mto próspera, infelizmente hj em dia não é mais, assim como a maioria das cidades da região. Mas de qq forma tem um comércio bem forte e é referência para algumas cidades próximas.

·
Pro SP fiant eximia
6,608 Posts
Interessante o trem cargueiro pelas ruas da cidade, obrigado por mostrar.

·
Registered
8,856 Posts
Driano, no primeiro momento achei que você havia feito uma espécie de rodo-thread atravessando a divisa e retratando os dois lados, tudo isso por causa do nome da cidade. hehe, mas foi mais ou menos o que você acabou fazendo. :)

Sobre a cidade, ela ainda está no razoável, nada de muito especial. Vista de longe dá uma impressão que ela está muito bem cuidada. Mas muitas construções me agradaram, como a estação e as casinhas destacadas por você. :)
A exemplo de outras cidades dessa região que você retratou, percebo que gostam muito das árvores da espécie oitizeira.
E não. Não consigo imaginar o trem passando nessa rua. :(

Parabéns.

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Interessante o trem cargueiro pelas ruas da cidade, obrigado por mostrar.
Isso chama atenção mesmo.

Vi fotos dessa cidade no thread o Street View, e o trem no meio das ruas é de fato muito curioso.

140m de altitude?! deve ser bem quente no verão...

:eek:kay:
Bastante quente sim, acredito que deva ser uma das mais quentes na região.

Driano, no primeiro momento achei que você havia feito uma espécie de rodo-thread atravessando a divisa e retratando os dois lados, tudo isso por causa do nome da cidade. hehe, mas foi mais ou menos o que você acabou fazendo. :)

Sobre a cidade, ela ainda está no razoável, nada de muito especial. Vista de longe dá uma impressão que ela está muito bem cuidada. Mas muitas construções me agradaram, como a estação e as casinhas destacadas por você. :)
A exemplo de outras cidades dessa região que você retratou, percebo que gostam muito das árvores da espécie oitizeira.
E não. Não consigo imaginar o trem passando nessa rua. :(

Parabéns.
Valeu, como a cidade é mto quente as árvores servem para dar uma amenizada, essa espécie é bem comum por aqui mesmo.

1 - 20 of 22 Posts