Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 15 of 15 Posts

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #1 ·
VISITANTES // Compartilhamento de aviões fretados para aumentar fluxo

A Secretaria estadual de Turismo tentará uma união inédita na região: a idéia é aumentar a quantidade de vôos fretados para o Nordeste, "compartilhando" os turistas. O assunto será discutido na próxima semana, em São Paulo, entre o secretário da pasta em Pernambuco, Sílvio Costa Filho, e seus colegas da área de turismo de Alagoas, Rio Grande do Norte e Ceará. A princípio, eles querem trabalhar com ações que poderão tornar o projeto viável já para o ano que vem, durante a baixa estação.

"Pode parecer que estaremos dividindo os turistas, mas na verdade estaremos somando. Faremos roteiros integrados, para que o turista possa passar, por exemplo, quatro dias aqui e outros quatro em outro destino", explicou Costa Filho, que falou durante a apresentação dos números do turismo pernambucanos relativos ao primeiro trimestre deste ano, obtidos pela Unidade de Gestão da Informação, ligada à Diretoria de Estruturação do Turismo da Empetur.

Por sinal, houve redução do número de vôos fretados para a Região Nordeste, em comparação com 2007. Considerando-se somente os embarques de vôos nacionais, Pernambuco recebeu 22.063 "passageiros charter", contra os 30.316 no ano passado. "Além do aumento da quantidade de vôos regulares, houve a compra da Webjet pela CVC, e essa era a maior fretadora do país", disse o secretário.

Pela proximidade, Alagoas é o mais cotado para uma ação coordenada desse tipo. Até porque já houve vôos fretados do Chile que fizeram esse "rateio" entre Pernambuco e Alagoas. Mas a questão de dividir turistas, atualmente, deve preocupar mais os estados vizinhos a Pernambuco. Com exceção dos vôos charter, todo o resto do balanço apresentado por Pernambuco, nos primeiros três meses de 2008, foi positivo.

O estado ocupou, no período, o primeiro lugar do Nordeste em número de desembarques internacionais, somando vôos regulares e fretados. O crescimento foi de 26%, passando de 29.998 para 37.793 desembarques estrangeiros. Em número de passageiros desembarcados nos vôos nacionais, comparando os dois quadrimestres, o estado, ao lado do Rio Grande do Norte, destacou-se no Nordeste com um crescimento de 17,5%, aumentando de 694.087 para 815.272 desembarques.

Em volume de passageiros desembarcados, Pernambuco ficou com o segundo lugar, atrás só da Bahia, e já é o 7º do país. Somando o número total de passageiros desembarcados, no primeiro quadrimestre de 2008, em vôos regulares e não regulares, nacionais e internacionais, o estado recebeu 853.065 desembarques.

Pernambuco foi ainda o único estado do Nordeste a apresentar uma variação positiva, ao se comparar apenas os meses de abril de 2007 e 2008, com crescimento de 66,6% no desembarque de passageiros internacionais em vôos regulares e 27,6% no total, ou seja, vôos regulares e não regulares. De acordo com o secretário de Turismo, isso se deve ao aumento de investimentos promocionais, desde o ano passado, o que deve ser ampliado ainda neste ano. O estado que aumentar em 40% os recursos promocionais no exterior e dentro do país.

http://www.pernambuco.com/diario/2008/06/12/economia6_0.asp

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Não entendi porque a Paraíba não entrou... O estado continua com a postura de retranca que Pernambuco adotou durante anos. Agora estamos mais agressivos e a Paraíba na dela... Vamos ver quem está certo nisso, infelizmente eu suspeito que são os norte-pernambucanos...

·
Paris, France.
16,062 Posts
Verdade. É uma boa idéia, que já vem sendo posta em prática há algum tempo.

Além dos chilenos, que têm desembarcado em Maceió, o contrário acontece com os finlandeses, por exemplo, que descem em Recife e visitam também o Estado de Alagoas.

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #4 ·
^^ É muito provável que os turistas que passam pelo menos 1 semana aqui irem em Alagoas, nem que seja em Maragoji.

·
Nothing left to fear
2,057 Posts
Não entendi porque a Paraíba não entrou... O estado continua com a postura de retranca que Pernambuco adotou durante anos. Agora estamos mais agressivos e a Paraíba na dela... Vamos ver quem está certo nisso, infelizmente eu suspeito que são os norte-pernambucanos...
^^ Mas por que tu acha que o governo está certo agindo assim?
Eu também não entendo porque o governo da PB não investe no turismo como deveria.

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #6 ·
^^ Meu medo é avacalhar de novo e ficar como há 10 anos atrás, além disso tem essa coisa de turismo de segunda residência que não me agrada nem um pouco.

·
Viva o Frevo
30,393 Posts
Interessante a iniciativa. As cidades ficam próximas, o que facilita a locomoção dos turistas.

·
Amável, charmoso e mortal
9,704 Posts
Olha, ainda tenho certo receio de turistas. No fundo eu achei bom a PB ter ficado de fora.
Não faz parte da cultura pessoense ser uma cidade turística.

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #9 ·
^^ Se o pessoal de Jampa não se incomoda, eu acho é bom. Se essa coisa do turismo aqui bombar realmente e viermos a virar um parque de diversão para gringo ver, sempre teremos uma cidade aqui do lado para relembrarmos como era bom quando Recife era dos recifenses... (Será que eu sou xenófobo?). Sei que Recife continuará a ser uma passagem dos turistas para as praias do litoral sul, mas só de pensar... Fico com urticária.

·
9,704 Posts
Nãoooooooooo, Recife não será dos gringos!!!

Qualquer coisa eu jogo os meus mascotes (tubinhas) para colocarem eles de volta. rsrsrs

Que venham, mas venham para apreciar e dê meia volta. De preferência que não cause tumulto nem deixe a cidade cara.

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #13 ·
^^ Tu entendeste o que ele quis dizer... Quem se muda de mala e cuia e participa da vida comunitária, é sempre bem-vindo. :eek:kay:

·
9,704 Posts
Nãoooooooooo, Recife não será dos gringos!!!

Qualquer coisa eu jogo os meus mascotes (tubinhas) para colocarem eles de volta. rsrsrs

Que venham, mas venham para apreciar e dê meia volta. De preferência que não cause tumulto nem deixe a cidade cara.

·
Banned
3,687 Posts
Em volume de passageiros desembarcados, Pernambuco ficou com o segundo lugar, atrás só da Bahia, e já é o 7º do país. Somando o número total de passageiros desembarcados, no primeiro quadrimestre de 2008, em vôos regulares e não regulares, nacionais e internacionais, o estado recebeu 853.065 desembarques.
Eu já havia falado sobre isso um tempo desse, mas suspeitaram. :|

:D

Isto é um dado mais que positivo; estamos no caminho certo e da liderança, diga-se de passagem. :eek:kay:

1 - 15 of 15 Posts
Status
Not open for further replies.