SkyscraperCity banner

1 - 20 of 125 Posts

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter · #1 ·
BARRAGEM DO AZIBO

Concelho Macedo de Cavaleiros, Distrito de Bragança
Bacia hidrográfica Douro
Curso de água Rio Azibo
Dados gerais
Utilização Rega, Abastecimento
Inauguração 1982
Características da barragem
Tipo Aterro, Enrocamento com cortina a montante
Altura 56 m
Cota do coroamento 606 m
Fundação Grauvaque, Xisto e Cloroxisto
Características da albufeira
Capacidade total 54.470.000 m³
Capacidade útil 46.670.000 m³
Pleno armazenamento 602 m

Albufeira do Rio Azibo encontra-se situada no concelho de Macedo de Cavaleiros, Distrito de Bragança, entre as freguesias de Salselas, Vale da Porca, Santa Combinha e Podence.

A Barragem do Rio Azibo tem uma construção em "terra batida" e serve sobretudo para o abastecimento das áreas agrícolas do concelho, assim como para o abastecimento de água potável às freguesias.

Possui umas praia fluvial , com Bandeira Azul e Praia acessível

Geologia
O Nordeste Transmontano, onde se insere a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, é descrito como uma zona de grande complexidade geológica. A geologia desta área protegida está ligada à do Maciço de Morais, que genericamente constitui um conjunto de Unidades Alóctones, que compreende uma gama completa de rochas ultramáficas-máficas

Pesca
Carpa
Barbo do Norte
Lúcio
Achigã
Perca

Acessos
O acesso é efectuado pela IP4 Amarante-Bragança.

Site Oficial
http://www.azibo.org/

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Fotos de Junho/07, uma placa na estrada com a indicação "Barragem do Azibo", um pequeno desvio no percurso entre Bragança e Mirandela, e deparo-me com uma estradeca a caminho de Santa Combinha. A paisagem... simplesmente magnifica.

São poucas as fotos que consegui salvar, mas espero voltar lá para tirar mais umas.

Espero que gostem.

·
fcp fcp fcp
2,136 Posts
O Azibo tem a praia com a água mais quente da região Norte... :D

Esta zona tem ainda em projecto um campo de golfe (que nunca mais avança), o que irá ser óptimo para o turismo da região.

·
O Prof Godin
6,654 Posts
…apetecível…

·
O Reino Maravilhoso
219 Posts
vou tentar colocar fotos (primeira vez)
fotos tiradas esta manha. fui fazer uma caminhada e quando regressei já havia montes de gente!

1 - 20 of 125 Posts