SkyscraperCity banner
1 - 20 of 260 Posts

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts

Alcobaça é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Leiria, região Centro e sub-região do Oeste, com cerca de 15 800 habitantes.

A cidade é composta pela freguesias de Alcobaça e parte das freguesias de Évora de Alcobaça, Prazeres (Aljubarrota), Maiorga e Vestiaria.

A cidade irá assistir nos próximos tempos a um aumento populacional em mais de 5.000 habitantes, este projecto é a Nova Alcobaça

A cidade está localizada a 92 km a norte de Lisboa (124 km via A8, ou 110 km via IC2 / A1), e 88 km a sudoeste de Coimbra (114 km via A8 / A17 / IC8 / A1, ou 105 km via IC2 / A1).[2]

É sede de um município com 408,14 km² de área e 55 641 habitantes (2008)[carece de fontes?], subdividido em 18 freguesias. O município é limitado a norte pelo município da Marinha Grande, a leste por Leiria, Porto de Mós e Rio Maior, a sudoeste pelas Caldas da Rainha e a oeste envolve por completo a Nazaré e tem dois troços de costa no Oceano Atlântico.

É banhada pelos rios Alcoa e Baça, nomes de cuja aglutinação a tradição faz derivar o seu nome – o que está longe de ser consensual.

Links:

http://www.cm-alcobaca.pt/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alcobaça_(Portugal)

Mapa:

Ortofotos:

Fotos:

Não. Desta vez vou fugir ao suposto, ao natural. Não vou fazer 1 thread sobre o Mosteiro de Alcobaça, mas sim sobre Alcobaça em si, lugar que visitei 3 vezes em poucos dias (bom, visitei-o 1 vez e passei por lá outras 2, para ser correcto...) e que me surpreendeu pela positiva, pois julgava que vivia apenas e só do Mosteiro, mas não, é 1 sitio com alma propria! Gostei e aconselho-vos!:eek:kay:

Isto é 1 albergue para crianças, de uma ordem religiosa...:drool:

O rio Alcoa, que dá o nome à terra (que nasce da junção de 2 rios locais: Alcoa + Baça)

O lindissimo edificio da Camara Municipal, que para mim é 1 dos mais belos do estilo em Portugal...De sonho!!:drool::drool:

O tribunal, que fica na mesma zona que a Câmara, mas num plano mais elevado...

Julgo que isto era o teatro...(não deixa muitas duvidas, né?:D)

O largo em frente ao Mosteiro...

.
.
.
.
.
.

.
.
.
.
.
Ok, ok, foi mais forte que eu! Tomem lá!!:D:D:D

·
President and CEO
17,578 Posts
Bom thread. :applause:

·
30,728 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Barragon said:
Afinal aquilo de meterem a praça à frente do mosteiro em terra batida até nem está mau.
Pois, não percebi bem se é para ficar ou para relvar a zona...É que eles ainda a andam a arranjar...;)

·
Registered
52,552 Posts
preferia o jardim :sleepy: quando vier uma chuva diluviana kero ver o resultado, o rio estava muito sujo Reflex?

·
30,728 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Não me pareceu... Havia uns limos onde estavam 1ns sapitos, mas nada de mais...;)

·
30,728 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Nada disso!! Esses sapos são patrimonio mundial da UNESCO!! Não é para 1 sapo qualquer!!:lol::lol:

·
30,728 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Isso não sei porque não lhe vi a coxa!!:laugh:

·
Whatever
45,866 Posts
Reflex said:
Pois, não percebi bem se é para ficar ou para relvar a zona...É que eles ainda a andam a arranjar...;)
é para ficar assim!;) o que eles andam a "arranjar" é o refazer do projecto inteiro já que da primeira vez aquilo ficou tudo mal compactado e sempre que se levantava um pézinho de vento havia verdadeiras tempestades de areia no terreiro do mosteiro!:bash:...já agora, já fizeram algum caminho directo entre a rua e a escadaria do mosteiro ou ainda se tem mesmo de ir pelo meio da terra?

belas fotos, agrada-me muito ver que as margens do Alcoa estão um pouquinho mais valorizadas agora. A câmara municipal é mesmo um edifício espectacular, ainda bem que não te esqueceste de lhe tirar uma fotita!:eek:kay:

·
braaaap all day!
Lss911
4,714 Posts
Olha a praça da abadia já toalmente arranjadinha (e lindaaaaa!), no verão aquilo estava um caos!

·
30,728 Posts
Discussion Starter · #18 ·
JohnnyMass said:
já agora, já fizeram algum caminho directo entre a rua e a escadaria do mosteiro ou ainda se tem mesmo de ir pelo meio da terra?
Não existe caminho algum pelo meio da praça; aquilo que se ve são uma especie de "canais de rega" que não percebi para que raio serviam, porque mal tinham espaço para as pessoas por lá passarem..

1 - 20 of 260 Posts