SkyscraperCity banner

1 - 20 of 164 Posts

·
O Prof Godin
6,654 Posts
Aldeia da Pena é uma aldeia da freguesia de Covas do Rio, concelho de São Pedro do Sul, distrito de Viseu. É uma das aldeias típicas feitas em xisto.

Localizada a 325 km de Lisboa e a 20 km de São Pedro do Sul, situa-se situa-se na Serra de São Macário[1], ao fundo de um vale profundo pelo que o seu acesso de automóvel é algo complicado[1], não sendo permitida a entrada de veículos na aldeia.

A Aldeia da Pena tem neste momento apenas sete habitantes com algumas casas para habitação.[1] Apesar de praticamente deserta é um ponto de passagem obrigatório para os amantes da Natureza, uma vez que se encontra no centro do vale e junto à ribeira da Pena de águas límpidas mas frias.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Aldeia_da_Pena

aldeiasportugal

Quando a visitei tinha uns 8 habitantes, todos já com bastante idade. Hoje não sei. Foi um dos locais mais ermos onde fui em PT. Tenho mais fotos não sei aonde. Depois ponho.

·
Registered
52,552 Posts
a famosa aldeia de xisto pedida la na serra de S. Macario, actualmente não foi reabilitada para turismo rural? tenho um livro k fala sobre uma capela la nos cimos da serra em k se fala que quando morria aqui gente tinha de ser levada de padiola serra acima para o cemitério tal era a dificuldade em chegar a aldeia, actualmente ha uma estrada.

·
O Prof Godin
6,654 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Exactamente. A capela é muito interessante pois tem um muro de xisto de protecção contra o vento à volta.

·
Whatever
45,866 Posts
ainda no domingo o zé hermano esteve a falar dela!:D pelas imagens pareceu-me completamente recuperada, estava com muito bom aspecto. os meus pais já lá foram não sei quantas vezes já que costumam fazer termas em são pedro do sul.

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts
Sítio lindo...:drool:
Faz-me lembrar a estrada que há 1ns anos tomei para o Piodão, onde se via lá bem no fundo, umas aldeolas perdidas. Acho que essa foi a 1ª vez na vida que tomei a real noção do quão isoladas eram certos locais no nosso país...

·
Moderator
17,868 Posts
No Inverno com a neve mais remoto que isso nao deve existir no nosso pais! Nao deixa de ser um lugar maravilhoso para alem de que as minhas aldeias portuguesas preferidas sao as em pedra e xisto.

·
Whatever
45,866 Posts
:lol: muito bem apanhada essa!:D e o que é um facto é que os da aldeia da pena devem viver bem melhor que os da baixa...

·
Moderator
179,481 Posts
Mim já lá ter ido :pepper:

Tive lá com 2 dos 4 habitantes na altura... acho que em 99 ou 2000. aquilo está mesmo estragadinho... mas a paisagem é linda.

Eu acho que tenho umas fotos analogicas... se encontrar meto :D

·
Registered
52,552 Posts
ela condenada não esta esta é deserta de habitantes, a aldeia esta a ser recuperada para turismo rural :yes:

1 - 20 of 164 Posts