SkyscraperCity banner

1 - 20 of 208 Posts

·
Home, sweet home
Joined
·
10,754 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)


Ao pesquisar no fórum verifica-se que a informação e as imagens referentes às Aldeias Históricas de Portugal está colocada de forma mais ou menos aleatória e dispersa por vários threads.
Assim decidi iniciar este thread, onde irei reunir informação correspondente às 12 localidades, e no qual me proponho a criar um post por cada uma Aldeia Histórica.
Para não me alongar demasiado, vou seleccionar 20 a 30 fotografias por cada localidade e a informação histórica que considere mais relevante.






Aldeias Históricas são antiquíssimos núcleos urbanos com fundação anterior à nação portuguesa, de grande importância histórica. Erguem-se normalmente em terras altas, pois constituíam núcleos de defesa das populações que nelas se estabeleceram, ainda antes da denominação romana. Destacam-se pela arquitectura militar, pois a maioria encontra-se rodeada de muralhas e desenvolve-se junto de um castelo.

O Programa de Aldeias Históricas foi formulado pelo governo português em 1991, e integra as seguintes localidades, todas situadas na Beira Interior: Almeida, Castelo Mendo, Marialva, Trancoso, Castelo Rodrigo, Linhares da Beira, Sortelha, Belmonte, Castelo Novo, Monsanto, Idanha-a-Velha e Piódão.

As Aldeias Históricas de Portugal corporizam uma estratégia de desenvolvimento e valorização do interior da Região Centro de Portugal, centrada na promoção de recursos genuínos e diferenciadores como História, Cultura e Património, enquanto factores de sustentabilidade de territórios menos competitivos em termos demográficos e económicos.

A distribuição territorialmente dispersa, maioritariamente ao longo da linha de fronteira, dos 12 aglomerados medievais que integram a Rede de Aldeias Históricas de Portugal, revelou-se em termos sub-regionais e regionais a maior virtualidade de intervenção, porque permitiu:
- Ampliar a escala do produto histórico, cultural e turístico, sem desvirtuar a dimensão física dos aglomerados e das actividades de cada um deles;
- Organizar uma rede que proporciona sinergias e cumplicidades, abrindo novas perspectivas de articulação, entre o rural e o urbano, assentes em princípios de complementaridade funcional;
- Integrar no circuito, que desenham, a valia de outros bens/recursos culturais, enriquecendo-o pelo acréscimo de diversidade.

A Rede das Aldeias Históricas reflecte, enquanto experiência aglutinadora, um envolvimento alargado na recuperação de aglomerados que, ao longo de séculos, perderam protagonismo tanto em termos defensivos como administrativos e que, face à instalação de novos modelos de desenvolvimento, acabaram também por perder importância económico-estratégica.



Índice de Localidades

Almeida
Castelo Mendo
Marialva
Trancoso
Castelo Robrigo
Linhares da Beira
Sortelha
Belmonte
Castelo Novo
Monsanto
Idanha-a-Velha
Piódão




Fontes​





(thread em construção)​
 

·
Home, sweet home
Joined
·
10,754 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Almeida



Almeida é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e subregião da Beira Interior Norte, com cerca de 1 400 habitantes.

É sede de um município com 520,55 km² de área e 7 402 habitantes (2006), subdividido em 29 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Figueira de Castelo Rodrigo, a leste pela Espanha, a sul pelo Sabugal e a oeste pela Guarda e por Pinhel

Almeida terá tido origem na migração dos habitantes de um castro lusitano, localizado no Norte do Lugar de Enxido de Sarça, ocupado em 61 A.C. pelos Romanos, e depois pelos povos bárbaros.
Dada a sua situação em planalto, os Árabes chamaram-ma Al-Mêda (a Mesa), Talmeyda ou Almeydan, tendo construído um pequenos castelo (séc. VIII-IX).

No período da Reconquista, os Cristãos tomaram-na definitivamente em 1190 e foi sucessivamente disputada a leão, passando à posse portuguesa com o Tratado de Alcanizes em 1297.

Recebeu foral de D. Dinis (1296), que construíu o Castelo, e foral novo de D. Manuel (1510). Junto ao Castelo de planta rectangular e quatro torres circulares, cresceu o núcleo mdieval limitado pelas muralhas, cujo vestígio se vê na Porta do Sol, traçado que a Rua dos Combatentes acompanha e define o velho burgo. No Castelo havia a primitiva Igreja Matriz.

A importância desta praça defensiva levou à expansão urbana e institucional sendo dignos de nota os edifícios do Antigo Quartel de Artilharia, Vedoria, tribunal, bem como a Igreja e Hospital da Misericórdia.

A sua qualidade de praça-forte marcou também o próprio urbanismo, com quarteirões destinados a alojar militares. De realçar o Quartel das Esquadras e a célebre Casa da Roda.

A Praça Forte de Almeida (séc. XVII/XVIII), perfeito exemplar da arquitectura militar barroca, é uma fortaleza abaluarda com traçado hexagonal em estrela, ao estilo do engenheiro francês Antoine Deville. O acesso faz-se pelas portas duplas em túnel abobadado. Dispõe de 6 baluartes, com as suas casamatas, galerias subterrâneas onde a população de recolhia em caso de perigo.

Durante a Guerra dos 7 Anos (1756-1763) Almeida voltou à posse de Espanha, tendo retomado ao domínio português em 1763.



PLANTA DE ALMEIDA





FOTOGRAFIAS DE ALMEIDA


Portas Duplas de São Francisco ou da Cruz.

01.


02.



Praça da República.

03.


04.



Igreja e Hospital da Misericórdia.

05.


06.


07.



Tribunal da Comarca de Almeida.

08.



Câmara Municipal de Almeida.

09.


10.


11.


12.


13.



Portas Duplas de Santo António.

14.


15.


16.



Rua do Sabugueiro

17.



Praça Doutor Casimiro Matias

18.


19.


20.


21.


22.


23.



Quartel das Esquadras

24.


25.


26.



Jardim Público de Almeida.

27.


28.


29.
 

·
Home, sweet home
Joined
·
10,754 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Boa ideia Miguel!

Piodão não faz parte das Aldeias Históricas mas sim das Aldeias do Xisto :)
De acordo com o site oficial das Aldeias Históricas, Piódão faz parte também, embora não faça muito sentido na minha opinião.
AQUI.
 

·
Registered
Joined
·
15,877 Posts
Boa ideia Miguel_Arq!!!:)


Minha Lista:

Almeida:cry:
Castelo Mendo:cry:
Marialva:)
Trancoso:)
Castelo Rodrigo:cry:
Linhares da Beira:cry:
Sortelha:cry:
Belmonte:)
Castelo Novo:cry:
Monsanto:)
Idanha-a-Velha:)
Piódão:cry:
 

·
Home, sweet home
Joined
·
10,754 Posts
Discussion Starter · #10 · (Edited)
Boa ideia Miguel_Arq!!!:)


Minha Lista:

Almeida:cry:
Castelo Mendo:cry:
Marialva:)
Trancoso:)
Castelo Rodrigo:cry:
Linhares da Beira:cry:
Sortelha:cry:
Belmonte:)
Castelo Novo:cry:
Monsanto:)
Idanha-a-Velha:)
Piódão:cry:
A mim falta-me conhecer apenas Piódão. Por isso a pus em último na lista. Enquanto vou construindo o thread pode ser que surja oportunidade para ir lá. :)

Pai Nosso, é crime grave visitar a Região da Guarda e não ir a Sortelha! :lol:
 

·
Home, sweet home
Joined
·
10,754 Posts
Discussion Starter · #11 ·
:applause: excelente Miguel :) depois também meto aqui as minhas fotos de Idanha a Velha.
Obrigado. Podes colocar ca todas as fotos que quiseres. A propósito, não arranjas aí umas fotitas de Piódão? ;)
 

·
Home, sweet home
Joined
·
10,754 Posts
Discussion Starter · #13 ·
tão bonitinha Almeida :) excelente thread Miguel :applause:
Obrigado. :)
O thread ainda está na sua fase inicial.
Vamos lá ver se consigo tratar de Castelo Mendo lá para Terça Feira.
 
1 - 20 of 208 Posts
Top