SkyscraperCity banner

1 - 20 of 718 Posts

·
Registered
9,560 Posts
Imagens imperdíveis da Alemanha no século XIX

A Alemanha (em alemão: Deutschland) é um país localizado na Europa Central. É limitado a norte pelo mar do Norte, Dinamarca e pelo mar Báltico, a leste pela Polônia e pela República Checa, a sul pela Áustria e pela Suíça e a oeste pela França, Luxemburgo, Bélgica e Países Baixos. O território da Alemanha abrange 357 021 quilômetros quadrados e é influenciado por um clima temperado sazonal. Com 82,8 milhões de habitantes em 31 de dezembro de 2015, o país tem a maior população da União Europeia e é também o lar da terceira maior população de migrantes internacionais em todo o mundo.

A região chamada Germânia, habitada por vários povos germânicos, foi conhecida e documentada pelos romanos antes do ano 100. A partir do século X, os territórios alemães formaram a parte central do Sacro Império Romano-Germânico, que durou até 1806. Durante o século XVI, o norte da Alemanha tornou-se o centro da Reforma Protestante. Como um moderno Estado-nação, o país foi unificado pela primeira vez em consequência da Guerra Franco-Prussiana em 1871. Em 1949, após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em dois estados, a Alemanha Ocidental, oficialmente "República Federal da Alemanha", e a "Alemanha Oriental", oficialmente República Democrática Alemã, ao longo das linhas de ocupação aliadas.[9] A Alemanha foi reunificada em 1990. A Alemanha Ocidental foi um dos membros fundadores da Comunidade Europeia (CE), em 1957, que posteriormente se tornou na União Europeia, em 1993. O país é parte do espaço Schengen e passou a adotar a moeda europeia, o euro, desde quando foi instituído, em 1999.[10]

A Alemanha é uma república parlamentar federal de dezesseis estados (em alemão Länder). A capital e maior cidade do país é Berlim, localizada no nordeste do território alemão. O país é membro das Nações Unidas, da OTAN, G8, G20, da OCDE e da OMC. É uma grande potência com a quarta maior economia do mundo por PIB nominal e a quinta maior em paridade do poder de compra. É o segundo maior exportador e o segundo maior importador de mercadorias. Em termos absolutos, a Alemanha atribui o segundo maior orçamento anual de ajudas ao desenvolvimento no mundo,[11] enquanto está em sexto lugar em despesas militares.[12] O país tem desenvolvido um alto padrão de vida e estabeleceu um sistema global de segurança social. A Alemanha ocupa uma posição-chave nos assuntos europeus e mantém uma série de parcerias estreitas em um nível global.[13] O país também é reconhecido como líder científico e tecnológico em vários domínios.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Alemanha

O Kampflamm fez um thread com fotografias impredíveis da Alemanha antes da WWII.As imagens são de cair o queixo,e de chorar de tristeza também porque a grande maioria do que aparece la ja não existe mais....

Germany at the end of the 19th century

Threads da Alemanha no Fórum Português:

Bremen & Niedersachsen

Hamburg & Schleswig-Holstein

Ruhrgebiet & Nordrhein-Westfalen

Rheinland-Pfalz & Saarland

Frankfurt am Main & Hesse

Rostock, Schwerin & Mecklenburg-Vorpommern

Berlin & Brandeburg

Thüringen & Sachsen-Anhalt

Sachsen - Dresden & Leipzig

Stuttgart & Baden-Württemberg

Munchen & Bayern

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
ja la estive, de facto impressionante, ali se mostra que tambem o patrimonio artistico foi mais uma das vitimas de um louco!!

·
Uma dúzia de anos disto..
30,736 Posts
Excelente ideia deste thread, Phobos...
...porém não o devias ter feito: deixaste-me com 1 tremenda depressão em cima para o resto da semana!!! :cry: :cry: :cry:
...aquele Fuhrer d'um cabr**!!! :rant: :rant: :rant:

·
Whatever
45,868 Posts
Pois meus caros, agora é que tocaram num dos meus pontos mais fracos...a Alemanha antes da WWII. Durante anos e anos em vão procurei fotos das cidades alemãs antes das terríveis destruições da segunda guerra mundial, pois esporadicamente lá ia encontrando algumas perdidas nas nossas bibliotecas. Isto foi é claro antes do advento, formidável antes de mais, que foi a internet!

Havia uma cidade que sempre me tinha fascinado...e está na lista...Dresden!!!

Dresden que fica a sul de Berlim, foi durante séculos a capital do reino da Saxónia, em alemão Sachsen...ou ainda Saxe, outra palavra em português para o mesmo nome e mais conhecida para alguns de vós...o rei D. Fernando era alemão e da Casa de Saxe-Coburgo-Gotha.

Durante o reinado de Augusto o Forte, esta cidade tornou-se uma das mais ricas da Europa, quer do ponto de vista económico quer dos pontos de vista cultural e arquitectónico. Tal era a sua importância e beleza que ficou conhecida como a Florença do Elba, pois situa-se nas margens deste rio.

O centro histórico desta cidade era uma verdadeira jóia arquitectonica, desde o renascimento até ao barroco, mas onde todos os outros estilos também impunham a sua presença. A peça mais importante deste conjunto era uma igreja, a Frauenkirche, ou igreja da nossa senhora, uma pérola do barroco, uma igreja coroada pela maior cúpula a norte dos alpes totalmente construída em pedra. Era conhecida como o sino de pedra pela sua forma.

Ora bem, no final da WWII, esta cidade sem praticamente nenhum valor estratégico, e até à data intocada pelas bombas dos aliados foi alvo de um dos maiores ataques de sempre. No dia 13 de Fevereiro de 1945, dia de carnaval, e seguinte americanos e ingleses lançaram toneladas de bombas incendiárias sobre o centro histórico que o transformaram num braseiro que se prolongou por dias, destruindo quase 100% do centro histórico e matando cerca de 35 000 pessoas, numeros oficiais, outros apontam para mais de 100 000, muitos deles refugiados de outras cidades. Este ataque manteve as relações entre a Alemanha e o Reino Unido muito azedas até há bem pouco tempo.

A frauenkirche sobreviveu aos ataques, mas não às elevadíssimas temperaturas geradas pelo fogo e ao fim de algumas horas a enfraquecida estrutura de ferro da igreja não conseguiu mais suportar o imenso peso da cúpula e acabou por ceder, caindo por terra.

Depois da guerra, e uma vez que Dresden ficou no lado este da Alemanha e sob domínio comunista, alguns dos principais monumentos foram restaurados/reconstruidos, mas as envolventes onde milhares de edificios barrocos poderiam tb ter sido reconstruidos, foram simplesmente arrasadas e substituidos por commieblocks...terrível!!!!

Mas o principal monumento, a menina dos olhos das gentes de Dresden, não passou de uma pilha de pedras enegrecidas pelo fogo durante quase 50 anos, a Frauenkirche!

Até que no princípio da década de 90, depois da reunificação da Alemanha e de uma gigantesca campanha mundial de recolha de fundos foi decidido que era tempo de devolver a Dresden a sua maior obra de Arte.

Tenho vindo a acompanhar a reconstrução desta fantástica igreja vai para mais de 10 anos!!!! E a espera está quase a terminar, no verão passado acabaram finalmente os trabalhos exteriores e agora já só falta acabar o interior o que também está quase. Depois segue-se a reedificação do fantástica praça rodeada de edifícios do mais puro estilo barroco saxónico, e que tb já se encontra em curso. A grande ideia é estar tudo acabado dentro de 3 anos a tempo das celebrações dos 800 anos desta cidade.

Aqui há uns anos, numa das minhas buscas incessantes na internet de fotos antigas da igreja e da cidade encontrei o mais fantástico site, com milhares de fotografias de todas as cidades alemãs antes da guerra, simplesmente fantástico, as cidades alemãs eram de uma beleza indescritível. Cada vez que partia à descoberta de uma nova cidade até me vinham as lágrimas aos olhos tal a destruição e tanto que a arquitectura europeia perdeu.

Depois de tanta história num só post, este tem de certeza de ser o post mais longo do fórum português até à data:), deixo-vos com o endereço do site, e com mais algumas fotos de Dresden.

www.bildindex.de, para quem não sabe alemão, cliquem em ORTE, no topo do site, que depois têm acesso à lista das cidades.

Neste site podem ver o decorrer das obras da igreja e da praça em volta.
www.neumarkt-dresden.de

Antes da Guerra...Beleza indescritível

Frauenkirche

Depois dos bombardeamentos...que desgraça!!!!

Frauenkirche

Dresden hoje...a cidade continua a lamber as feridas mas vai renascendo, pouco a pouco, tal e qual a Fénix...acho que a cidade devia mudar de "Florença do Elba para Fénix do Elba!"

Frauenkirche

É desta que fico sem espaço no photobucket!!!!;)

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
dos USA? foram mais bombardeados pelos Russos e Ingleses k pelos USA!!

·
30,736 Posts
E que tal também fazermos 1 vaquinha para voltar a erguer os edificios lindos que se perderam nas nossas cidades?? :)
Excelente post, Johnny!:eek:kay:

·
Whatever
45,868 Posts
Reflex said:
E que tal também fazermos 1 vaquinha para voltar a erguer os edificios lindos que se perderam nas nossas cidades?? :)
Excelente post, Johnny!:eek:kay:
Thanks!!!! Acho que levou cerca de uma hora pa pôr este post de pé!!!! Mas sou simplesmente louquinho por Dresden e cada vez que tenho oportunidade de falar sobre esta cidade não me consigo conter!;)

·
Whatever
45,868 Posts
Tanta coisa se perdeu em Portugal...um dos casos mais gritantes de que tenho conhecimento aconteceu em Santarém, se não me engano na Igreja de Marvila, que é um excelente exemplo do Manuelino. Então topem-me bem isto: esta igreja tinha uma excelente torre sineira manuelina, coisa rara em Portugal, nunca vi fotos da mesma, aparentemente um belo dia o nosso rei da época, não me lembro qual, decidiu fazer uma passeata pela cidade montado na sua bela caleche.

O percurso passava pela igreja de marvila mas tinha um senão, parte da rua era estreita demais, devido à torre, para permitir a passagem da carrugem...face a este problema os edil escalabitano não teve problemas nenhuns em solucionar o problema...que venha abaixo a torre, que el-rei tem de passar!!!!! E assim foi, a torre veio abaixo e el-rei passou!

Eu é qu me passo com estas merdas!!!! :bleep:

·
30,736 Posts
Sorte a nossa, que o nosso presidente raramente vai aos tipicos e estreitos bairros de Lisboa no seu Audi...:|

·
Registered
9,560 Posts
Discussion Starter #16
JohnnyMass said:
Pois meus caros, agora é que tocaram num dos meus pontos mais fracos...a Alemanha antes da WWII. Durante anos e anos em vão procurei fotos das cidades alemãs antes das terríveis destruições da segunda guerra mundial, pois esporadicamente lá ia encontrando algumas perdidas nas nossas bibliotecas. Isto foi é claro antes do advento, formidável antes de mais, que foi a internet!

Havia uma cidade que sempre me tinha fascinado...e está na lista...Dresden!!!

Dresden que fica a sul de Berlim, foi durante séculos a capital do reino da Saxónia, em alemão Sachsen...ou ainda Saxe, outra palavra em português para o mesmo nome e mais conhecida para alguns de vós...o rei D. Fernando era alemão e da Casa de Saxe-Coburgo-Gotha.

Durante o reinado de Augusto o Forte, esta cidade tornou-se uma das mais ricas da Europa, quer do ponto de vista económico quer dos pontos de vista cultural e arquitectónico. Tal era a sua importância e beleza que ficou conhecida como a Florença do Elba, pois situa-se nas margens deste rio.

O centro histórico desta cidade era uma verdadeira jóia arquitectonica, desde o renascimento até ao barroco, mas onde todos os outros estilos também impunham a sua presença. A peça mais importante deste conjunto era uma igreja, a Frauenkirche, ou igreja da nossa senhora, uma pérola do barroco, uma igreja coroada pela maior cúpula a norte dos alpes totalmente construída em pedra. Era conhecida como o sino de pedra pela sua forma.

Ora bem, no final da WWII, esta cidade sem praticamente nenhum valor estratégico, e até à data intocada pelas bombas dos aliados foi alvo de um dos maiores ataques de sempre. No dia 13 de Fevereiro de 1945, dia de carnaval, e seguinte americanos e ingleses lançaram toneladas de bombas incendiárias sobre o centro histórico que o transformaram num braseiro que se prolongou por dias, destruindo quase 100% do centro histórico e matando cerca de 35 000 pessoas, numeros oficiais, outros apontam para mais de 100 000, muitos deles refugiados de outras cidades. Este ataque manteve as relações entre a Alemanha e o Reino Unido muito azedas até há bem pouco tempo.

A frauenkirche sobreviveu aos ataques, mas não às elevadíssimas temperaturas geradas pelo fogo e ao fim de algumas horas a enfraquecida estrutura de ferro da igreja não conseguiu mais suportar o imenso peso da cúpula e acabou por ceder, caindo por terra.

Depois da guerra, e uma vez que Dresden ficou no lado este da Alemanha e sob domínio comunista, alguns dos principais monumentos foram restaurados/reconstruidos, mas as envolventes onde milhares de edificios barrocos poderiam tb ter sido reconstruidos, foram simplesmente arrasadas e substituidos por commieblocks...terrível!!!!

Mas o principal monumento, a menina dos olhos das gentes de Dresden, não passou de uma pilha de pedras enegrecidas pelo fogo durante quase 50 anos, a Frauenkirche!

Até que no princípio da década de 90, depois da reunificação da Alemanha e de uma gigantesca campanha mundial de recolha de fundos foi decidido que era tempo de devolver a Dresden a sua maior obra de Arte.

Tenho vindo a acompanhar a reconstrução desta fantástica igreja vai para mais de 10 anos!!!! E a espera está quase a terminar, no verão passado acabaram finalmente os trabalhos exteriores e agora já só falta acabar o interior o que também está quase. Depois segue-se a reedificação do fantástica praça rodeada de edifícios do mais puro estilo barroco saxónico, e que tb já se encontra em curso. A grande ideia é estar tudo acabado dentro de 3 anos a tempo das celebrações dos 800 anos desta cidade.

Aqui há uns anos, numa das minhas buscas incessantes na internet de fotos antigas da igreja e da cidade encontrei o mais fantástico site, com milhares de fotografias de todas as cidades alemãs antes da guerra, simplesmente fantástico, as cidades alemãs eram de uma beleza indescritível. Cada vez que partia à descoberta de uma nova cidade até me vinham as lágrimas aos olhos tal a destruição e tanto que a arquitectura europeia perdeu.

Depois de tanta história num só post, este tem de certeza de ser o post mais longo do fórum português até à data:), deixo-vos com o endereço do site, e com mais algumas fotos de Dresden.

www.bildindex.de, para quem não sabe alemão, cliquem em ORTE, no topo do site, que depois têm acesso à lista das cidades.

Neste site podem ver o decorrer das obras da igreja e da praça em volta.
www.neumarkt-dresden.de
A destruição de Dresden foi um dos episodios mais tristes e deprimentes da WWII.
Eu tentei ver aquele site mas não consegui encontrar as fotos das cidades porque eu nao entendo nada de alemao...como fazes para acessar a pagina das fotos de cidades?

·
Whatever
45,868 Posts
Phobos,

Não leste o meu post com muita atenção!!!!....hehehe

www.bildindex.de, para quem não sabe alemão, cliquem em ORTE, no topo do site, que depois têm acesso à lista das cidades...

aparece uma série de pastas por ordem alfabética no lado esquerdo do monitor...clicas em D para dresden, por exemplo, OK? ;)

·
Whatever
45,868 Posts
Barragon said:
Hum... era bom sabermos de mais exemplos de edifícios que se perderam em portugal.
sei que por exemplo em Aveiro foi cá uma razia...muralhas, igrejas e palácios, foi tudo cos cães!!!

·
Registered
9,560 Posts
Discussion Starter #20 (Edited)
JohnnyMass said:
Phobos,

Não leste o meu post com muita atenção!!!!....hehehe

www.bildindex.de, para quem não sabe alemão, cliquem em ORTE, no topo do site, que depois têm acesso à lista das cidades...

aparece uma série de pastas por ordem alfabética no lado esquerdo do monitor...clicas em D para dresden, por exemplo, OK? ;)

hehhe,eu fiquei tão ansioso para ver as fotos que nem li direito!

Agora deu certo,eu consegui la entrar,mas todas as fotos tem uma especie de legenda cheia de datas...não tem igual aquelas que puseste aqui...aonde estao essas?

1 - 20 of 718 Posts