SkyscraperCity banner

1 - 20 of 255 Posts

·
Les cites obscures
10,802 Posts
Casa em Alenquer

Alenquer é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Lisboa, região Centro e sub-região do Oeste, com perto de 9 000 habitantes. É banhada pelo rio do mesmo nome.

É sede de um município com 304,22 km² de área e 43 267 habitantes (2011), subdividido em 11 freguesias. O município é limitado a norte pelo município do Cadaval, a leste pela Azambuja, a sudeste por Vila Franca de Xira, a sul por Arruda dos Vinhos, a sudoeste por Sobral de Monte Agraço e a oeste por Torres Vedras.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Alenquer_(Portugal)

http://www.cm-alenquer.pt/

Oeste Global

Casa em Alenquer

Esta casa já devem conhecer, apareceu em muitas revistas e livros de arquitectura. Foi construído um novo corpo, e foram deixadas as paredes pré existentes ao redor da nova construção. Para perceberem melhor vejam a maquete. Arquitectos: Aires Mateus e associados

Maqueta

Planta

Alçados

Só entre nós

Só entre nós

·
President and CEO
17,597 Posts
Excelente casa! :drool:

·
O Prof Godin
6,654 Posts
Eu não conhecia. Voltamos à questão de habitar a escultura. Para quê um janelão dar para uma janelinha. A piscina parece não apanhar sol. E a manutenção da antiga estrutura…Alguém pode-me explicar as grandes opções…Agora é uma bonita escultura…

·
Registered
9,550 Posts
Eu não conhecia. Voltamos à questão de habitar a escultura. Para quê um janelão dar para uma janelinha. A piscina parece não apanhar sol. E a manutenção da antiga estrutura…Alguém pode-me explicar as grandes opções…Agora é uma bonita escultura…
Realmente aquela cena da janela grande dar para uma pequena não faz sentido.É a estética a tomar conta da funcionalidade,quando os dois deveriam equilibrar-se.

·
Les cites obscures
10,802 Posts
Discussion Starter #11
todas as janelas casa interior são grandes, como se pode ver na maquete. Não havia razão para nesse caso fazer a nova janela pequena só pq a janela/abertura exterior é pequena. Acho que assim tem maior captação de luz sem comprometer a privacidade.

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
sim tb acho, concordo no entanto com a questão da piscina, parece-me mto fechada á luz embora tb não saiba se duarnte o dia a luz não incida mais directamente sobre ela.

·
Uma dúzia de anos disto..
30,722 Posts
"O Alencar de Alenquer
Que quer? Na verde campina
Não colhe a tenra bonina
Nem consulta o malmequer...
Que quer? Na verde campina
O Alencar de Alenquer
Quer menina!
O Alencar de Alenquer
Quer cacete!"

:D

Já conhecia a casa, sim, julgo até que já tinha sido posta aqui algures! Tem partes que gosto muito, outras não me convencem minimamente...;)

·
Home, sweet home
10,754 Posts

Alenquer é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Lisboa, região Centro e sub-região do Oeste, com cerca de 8.900 habitantes.

É sede de um município com 302,18 km² de área e 44.791 habitantes (2006), subdividido em 16 freguesias. O município é limitado a norte pelo município do Cadaval, a leste pela Azambuja, a sul por Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos, a sudoeste por Sobral de Monte Agraço e a oeste por Torres Vedras.

Imagem aérea da Vila de Alenquer

Imagem aérea do Centro Histórico de Alenquer

E de seguida, deixo-vos com umas fotos que tirei ontem (13 de Abril), na viagem que fiz a Alenquer.

A zona antiga de Alenquer é bem merecedora do título de "Vila Presério".

Não podia deixar de reparar neste belíssimo edifício industrial localizado na margem do rio, infelizmente em estado avançado de degradação.

Olhando mais ao longe, as novas urbanizações surgem descontroladas, subindo a encosta de uma colina.

Os "iluminados" que projectaram, aprovaram e construiram aquela urbanização localizada a meia encosta deviam era ser obrigados a viver lá, de castigo! :bash:

Voltamos ao centro Histórico com umas imagens do Largo Luís de Camões e Câmara Municipal.

Por ruas estreitas e íngremes.

E terminámos a visita com umas belíssimas rosas amarelas.

·
turquia | türkiye
1,645 Posts
thread, como já nos vens habituando, muito bem organizado!
por acaso não é das terras que mais admire, mas acredito que também tenha os seus encantos, ainda não descobertos por mim, jaja.

é pena os carros nos centros históricos. estragam completamente a paisagem. inúmeras vezes os vemos escondendo as vistas :(

é a primeira vez que vejo a tua assinatura nas fotografias.

·
Home, sweet home
10,754 Posts
thread, como já nos vens habituando, muito bem organizado!
por acaso não é das terras que mais admire, mas acredito que também tenha os seus encantos, ainda não descobertos por mim, jaja.

é pena os carros nos centros históricos. estragam completamente a paisagem. inúmeras vezes os vemos escondendo as vistas :(

é a primeira vez que vejo a tua assinatura nas fotografias.
Obrigado, Moya! :)

Também concordo contigo em relação è existência de carros nos Centros Históricos. Ainda por cima, esta vila tem uma topografia muito pouco apropriada, com ruas muito inclinadas e estreitas.

Eu não conhecia a vila.
Gostei do centro histórico, apesar de o achar bastante degradado.
Em relação às zonas novas, já não gostei. :eek:hno:
Eu acho que Alenquer se deveria expandir em direcção ao Carregado, visto ser um terreno plano, com infra-estruturas viárias e com algumas construções mais ou menos dispersas.
Também não me parece ter aptidão agrícola ou outras condicionantes ambientais. À partida, esta seria a zona indicada para a expansão da vila.
Em vez disso, andam a urbanizar as zonas altas das colinas à volta da vila, estando a descaracterizar a paisagem. Para piorar as coisas, não se contentam com moradias ou prédios baixos, são logo edifícios de 6 ou 7 pisos.

1 - 20 of 255 Posts