SkyscraperCity banner

1 - 20 of 1192 Posts

·
Registered
Joined
·
6,715 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Grupo SIL retoma projecto da Taça América e propõe 400 lugares de amarração

nhelena santareno DN-Pedro Saraiva

infra-estrutura. Porto de recreio, inaugurado no sábado, integra o plano de requalificação da orla marítima





O concelho de Oeiras vai ter uma nova marina, que ficará localizada na zona da Cruz Quebrada. "O projecto é do grupo SIL, proprietário do terreno onde ficará implantada, e foi elaborado de acordo com os termos de referência estabelecidos pela Câmara Municipal de Oeiras (CMO), estando neste momento a ser apreciado pela autarquia, à luz do PDM", revelou ao DN a presidente do município.

"A nova marina, que terá perto de 400 lugares de amarração, é um projecto de promoção privada de grande dimensão, que foi equacionado por altura do America's Cup (Taça América), mas que ficou parado pelo facto de Portugal não ter sido o país escolhido para a realização do evento. Foi pena, porque podia ter sido acelerado, mas agora vai ser recuperado e vai avançar", explica Teresa Zambujo.

O empreendimento está integrado no plano de requalificação da zona ribeirinha do concelho, que inclui ainda os vários troços do passeio marítimo (construídos e por construir) e o porto de recreio inaugurado sábado passado junto à piscina oceânica, para além de diversas infra-estruturas náuticas e de lazer, como um parque aquático com piscina e um espaço de lazer com equipamentos desportivos e de comércio em Algés. Também o espaço verde contíguo ao Jardim de Paço de Arcos será prolongado até ao Tejo.

"A requalificação da orla marítima do concelho é um plano vasto, que envolve projectos muito avultados e que representará um investimento global da ordem dos 20 a 25 milhões de contos (100 a 125 milhões de euros)".

"A execução do projecto prolongar-se-á para além de um mandato", diz a autarca, devendo ficar concluído até próximo do final da década.

Para fazer face a estes investimentos, "todas as possibilidades estão em aberto", garante a presidente da Câmara de Oeiras. "Teremos de fazer uma engenharia financeira, em que tudo terá de ser muito claro, para levarmos a bom termo este projecto."

Tereza Zambujo conta, desde logo, com o orçamento municipal, mas também com o esforço central. "Dado o cariz nacional de parte das intervenções, o Governo pode considerar que projectos desta envergadura merecem o seu apoio", diz, adiantando a "possibilidade de virem também a ser estabelecidas parcerias, sejam elas públicas, privadas ou público-privadas. "Há que mobilizar o mais possível de agentes de desenvolvimento e tudo tem de ser muito claro", insiste a autarca.

O porto de recreio inaugurado sábado passado em Oeiras dispõe de 273 lugares de amarração e mais de 100 lugares de doca seca, para além de um parque de estacionamento para 250 veículos, zona de serviços e restaurante e representa um investimento de cerca de oito milhões de euros. O projecto foi financiado em 50% pela Administração Central e o restante suportado pela autarquia.

A marina da Cruz Quebrada, bem como o porto de recreio em funcionamento desde o último fim--de-semana, vem reforçar a oferta de portos de recreio na Grande Lisboa, juntando-se à marina de Cascais, à de Lisboa - que está em reestruturação - e às docas de Alcântara e Belém, que actualmente não dispõem de lugares vagos.
 

·
Moderator
Joined
·
17,873 Posts
Os de cinco estrelas os outros 800 lugares de amarracao e especialemente a projeccao internacional que teria!!
Ja agora podiam incluir nisso a demolicao do Dafundo que mais parece um esgoto!
 

·
Moderator
Joined
·
17,873 Posts
Talvez de, acho que a de Cascais vai ser expandida em breve!
O Dafundo era aqui ha uns 50 anos lindo e agora e uma m*rda das piores que podem existir. E a epitomia do urbanismo selvagem deste pais!
 

·
Moderator
Joined
·
17,873 Posts
Barragon said:
O Dafundo era lindo como???
Eu ate te tirava umas fotos do que resta para ilustrar... tinha edificios muito bonitos e uma praia simpatica e bem frequentada!
 

·
Moderator
Joined
·
17,873 Posts
Por alguma razao estranha nao consigo ver o mapa! Mas de qualquer modo consigo descrever o local- do lado esquerdo (Cruz Quebrada) onde existem uns armazens e uma ribeira (a frente do parque e do complexo do jamor) e ai que ficara a marina.
 

·
Moderator
Joined
·
17,873 Posts
Nao consigo ver mapas nenhuns!! GRRR
Diz-me so de que lado da CRIL e da A5?
 

·
Moderator
Joined
·
17,873 Posts
Ah ja sei, e' o parque de Miraflores nao ha edificios incluidos no projecto!!
 

·
Moderator
Joined
·
17,873 Posts
Isso ja nao sei, mas que ha espaco para mais torres la isso ha, mas teremos de esperar por melhores tempos (i.e. crescimento economico)!!
 

·
Moderator
Joined
·
179,574 Posts
Isso só quando deixarem de depender do petroleo..... quando acordarem para a vida e aumentarem a % de energias renováveis ! Daqui a 50 anos :bash:
 

·
Moderator
Joined
·
17,873 Posts
No nosso caso o petroleo ainda e o menos- as nossas exportacoes sao muito fracas, a borucracia e a corrupcao sao um cancro a formacao diminuta e os imposto por outro lado elevadissimos!!
 

·
Moderator
Joined
·
17,873 Posts
E o pior e' que o 'salvador' Ze dos safaris infelizmente correspondeu exactamente as expectativas que eu tinha dele!!
 
1 - 20 of 1192 Posts
Top