Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 50 Posts

·
A coragem vem da fé
10,324 Posts
Discussion Starter · #1 ·

Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cidade_de_Goiana.jpg

Goiana (pronuncia-se AFI: [gojˈɐ̃nɐ] ouça) é um município brasileiro do litoral do estado de Pernambuco, situado na região Nordeste. Sua população estimada em 2009 era de 74 424 habitantes, possuindo assim a segunda maior população da Zona da Mata, a maior de sua microrregião (Zona da Mata Norte) e a 19ª do seu estado. Goiana localiza-se no nordeste do estado, com sua sede a treze metros de altitude, fazendo divisa com o estado da Paraíba, estando a 62 km de Recife (capital do estado), a 51 km de João Pessoa (capital do estado vizinho) e a 2.187 km de Brasília (capital federal).
Seu centro histórico foi declarado Patrimônio Histórico Nacional no ano de 1938. Por seus prédios históricos e sua arquitetura, o município possui o apelido de "Milão Brasileira". No ano de 2007 foi classificado pelo IBGE como um centro de zona A, pela sua influência sobre os municípios vizinhos. O município possui o ponto continental mais oriental de seu estado, a Ponta do Funil, no distrito de Pontas de Pedras.
O município é dividido em três distritos, Sede, Pontas de Pedras e Tejucopapo. Representa o quinto maior PIB do interior do estado, estimado em 446 milhões de reais (IBGE/2006), destacando-se pela cultura da cana-de-açúcar, da produção de papelão e da produção de cimento. Foi sede da Capitania de Itamaracá por duas vezes, e por muito tempo foi a segunda cidade mais importante do estado de Pernambuco.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Goiana

1 - Pra começar, uma foto da Igreja de Nossa Senhora do Carmo

2 - Um residencial construido após o anúncio de que a cidade receberia o Pólo Farmacoquímico (http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=68455441)

3 - Maternidade do Hospital Belarmino Correia

4 - Antiga Rodoviária (antiguíssima) e Todo Dia ao fundo

5 - Parte do Centro

6 - Elektra e Banco Azteca (daquele grupo que quer comprar o Banco Pa Panamericano)

7 - Praça em reforma (já deve estar concluída hoje)

8 - Descaso público, sujeira e desorganização no Centro.

9 - Loja nova, não me lembrava dessa

10 - Arquitetura em parte preservada

11 - Odeio fiação eletrica

12 - Igreja em reforma do meio da feira pública, só pra que vocês saibam, Goiana tem 8 igrejas centenárias no Centro, e o descaso com elas foi motivo de reportagem no Jornal Nacional

13 -

14 - Em destaque à esquerda o Cine-Teatro Polytheama (Isso mesmo, Poly te ama! :lol:)

15 - Jovens esperando a abertura do cine pra arrumar um lugarzinho.

16 - Rua Direita, centro administrativo da cidade, mais ou menos metade dos prédios são do Governo, pelo menos 3 igrejas centenárias estão nessa rua. O resto é casa e restaurante.

17 - Antigo Casarão, quando tirei a foto estava em reforma, hoje pertençe ao Governo Federal, se não me engano ao Poder Judiciário.

18 - Palacete imponente.

19 - Hospital e um cara com uma camisa do país em que atualmente estou visitando, qual o maior traidor, eu ou ele?

20 - Escola Técnica particular criada também visando o Pólo Farmacoquímico e a construção civil.

21 - Informações turísticas com direito a inglês e a um mapa :)bowtie:) na frente da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (há 3 séculos atrás a cidade vivia uma espécie de Apharteid), há 3 igrejas de Nossa Senhora do Rosário, a dos brancos, a dos pretos e a dos pardos.

22 - Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (desculpa se não esfoquei a igreja, tinha acabado de fazer um exame de vista, ODEIO colírio)

23 - Outro caso de DESCASO, a Sede da Banda Curica, a mais antiga em atividade da AMÉRICA LATINA, está nessa situações, e o prefeito (igual ao do Recife) não faz NADA.

24 - Rua cheia de prédios com arquitetura interessante.

25 - Não se vê muito bem, mas, esse é o terreno onde está sendo construido o SESC LER Goiana, segundo boatos será o maior de PE.

26 - Linda e maravilhosa Escola Técnica construída pelo melhor Governador du Braziu! Dudu Campos!

27 - Idem

28 - Essa é a nova (sic) rodoviária da cidade, longe do Centro, perto de um bairro onde não há ruas com calçamento, feia, pequena, e desaprovada pela maioria da população (já é o terceiro caso de descaso público que denuncio da cidade só nesse thread :eek:hno:)

29 - Secretaria de Saúde

30 - Agência dos Correios

31 - Nova ponte construída depois da queda da outra, que liga as comunidades (pontos de droga :eek:hno:) de Impoeira e Balde do Rio.

Por enquanto é só isso, as outras fotos ficaram no cartão de memória que deixei no Rio,
:bash:
quando eu voltar da Argentina eu posto mais!

·
Registered
IMPOSTOR IPIRANGA
23,444 Posts
Que bom ver Goiana por aqui, valeu por compartilhar Joás,mas me deu um desgosto confesso, a cidade tá muito mal cuidada, esepro que com a instalação do pólo farmacoquímico,mude drasticamente, infelizmente os ocupantes dos cargos altos e médios do pólo vão migrar pra JPA e REC, eu jamais moraria aí :eek:hno:

·
A coragem vem da fé
10,324 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Que bom ver Goiana por aqui, valeu por compartilhar Joás,mas me deu um desgosto confesso, a cidade tá muito mal cuidada, esepro que com a instalação do pólo farmacoquímico,mude drasticamente, infelizmente os ocupantes dos cargos altos e médios do pólo vão migrar pra JPA e REC, eu jamais moraria aí :eek:hno:
Romão, a cidade é uma prova concreta de uma prefeitura que só fez uma obra, a de reformar aquela praça que está atrazada fazer 8 meses. :eek:hno:
Mas, também o feio se deve a mim, já que não sou um fotografo tão bom. E a camera que usei era ruim. Ah, e você moraria sim, estão no meu outro cartão de memória fotos da praia. E realmente eles não morariam em Goiana, a não ser no bairro rico não retratado aqui chamado cidade nova.

Realmente a cidade é mal cuidada mais tem sua simpatia.
Parabéns pelas fotos e o thread, valeu por mostrar. :)
Sim, a sua simpatia é grande, tomara que alguém algum dia desperte a cidade que um dia foi a segunda mais importante do estado. :eek:hno:

·
A coragem vem da fé
10,324 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Essa cidadezinha eh importantissima para a ligacao PE-PB, ate tavam pensando em criar ai um aeroporto internacional que serviria para os 2 estados, nao sei como anda o projeto.
O projeto foi criado em 1998, depois de todos na cidade lamentam, se criarem outro aeroporto em PE, com certeza seria perto de SUAPE que está a 100km. :eek:hno:

·
Non-Registered User
5,732 Posts
Desculpem a sinceridade, mas que cidade horrível.
Aliás, tirando Recife e Olinda, todas as demais da Região Metropolitana em suas sedes são horríveis. Só o que salva são as praias.

·
A coragem vem da fé
10,324 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Comentário meu mostrando a revolta da falta de destaque que Goiana merece mas o Governo não dá no thread no Pólo Farmacoquímico.

Na verdade, eu não entendo muito porque a cidade perdeu a relevância no estado, já que tem um dos 15 maiores PIB's e a 19ª maior população, é frequente eu encontrar pessoas que desconheçem Goiana quando vou aí. Tendo um PIB de 446 milhões. Maior que o de Santa Cruz do Capibaribe e de Gravatá, que é de 243 milhões e 245 milhões, respectivamente. E de municipios da RMR como São Lourenço da Mata: 270 milhões, que tem população com 25 mil pessoas a mais que Goiana.

O PIB da cidade vai subir, e sua relevância no estado espero que também.

·
A coragem vem da fé
10,324 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Apesar da administração ineficiente Goiana é simpática e tem um patrimônio histórico bastante relevante. Ótimo thread, Joás, valeu por postar. :cheers:
Gracias, a cidade é realmente simpática, e tem bastante patrimônio histórico, quizá mais que Igarassu. Pena que é mal cuidado. :eek:hno:

·
ego sum ​​ATHEUS
7,700 Posts
O curioso é que Goiânia está mais proxima a JPESSOA(51km) que da capital pernambucana(65km). É uma cidade com quase 75 000 habitantes e muitos se deslocam a JPessoa para estudar,tratar da saúde e trabalhar. Tem um patrimônio histórico dos melhores do nordeste com muitas igrejas coloniais.

·
A coragem vem da fé
10,324 Posts
Discussion Starter · #11 ·
O curioso é que Goiânia está mais proxima a JPESSOA(51km) que da capital pernambucana(65km). É uma cidade com quase 75 000 habitantes e muitos se deslocam a JPessoa para estudar,tratar da saúde e trabalhar. Tem um patrimônio histórico dos melhores do nordeste com muitas igrejas coloniais.
Me desculpe, mas, o nome da cidade é Goiana e não tem nada a ver com a capital goiana, hahaha. E sim, a cidade é uma conexão entre JP e Recife.

·
5,549 Posts
A cidade tem tudo pra dar uma melhorada daqui a pouco tempo, duplicação da 101 e o Pólo (que daqui a 40 anos sai) deve impactar no desenvolvimento.

·
A coragem vem da fé
10,324 Posts
Discussion Starter · #14 ·
A cidade tem tudo pra dar uma melhorada daqui a pouco tempo, duplicação da 101 e o Pólo (que daqui a 40 anos sai) deve impactar no desenvolvimento.
Me desculpe, mas, as obras da Hemobrás estão andando muito bem, se Deus quiser tudo estará pronto em 2014:

Espero que melhorias aconteçam junto com os novos investimentos.
As melhorias estão acontecendo:
O que já foi feiro:
- Escola Técnica
- Expansão da FFPG (Faculdade de Formação de Professores de Goiana) com cursos especificos na área de Biotecnologia.
- Criação do Distrito Industrial de Goiana (hoje tem de 5 a 8 fábricas)
- Inauguração da fábrica de ração da Guabi
- Obras no saneamento
- Reativação do Cine-Teatro Polytheama (era um prédio velho, uma vergonha, que não servia de nada e hoje tem até fila pra ver quem chega primeiro no cine)

O que está sendo feito:
- Construção do SESC LER
- Reforma do Estádio Municipal e do Ginásio Poliesportivo
- Duplicação da BR - 101
- Implantação da Rodovia Goiana-Tejucopapo
- Hemobrás

O que já está prometido que será feito:
- Implantação de um Centro Cultural
- Remoção da Favela das Malvinas
- Urbanização do Bairro pobre de Osvaldo Rabelo
- Reforma de prédios históricos particulares do Centro
- Novartis, Multilab, LAFEPE, União Química, Riff Laboratórios Farmacêuticos

·
A coragem vem da fé
10,324 Posts
Discussion Starter · #15 · (Edited)
Mais fotos da cidade

Com tantos cartões de memória eu achei umas poucas fotos em um aqui, tava tomando uma coca-cola e achei ele encima da geladeirinha do hotel. :nuts:
Mas, ainda tenho mais no cartão que deixei no Rio. Enquanto isso, enjoy:

32 - Casa com arquitetura antiga

33 - Estádio e Quadra municipais, está horrível pois está em reforma

34 - Grêmio de funcionários da Klabin, maior fábrica de papel do N/NE que está em Goiana

35 - Fórum

36 - Residencial criado depois do anúncio do Pólo Farmacoquímico.

37 - Outro residencial criado depois do anúncio, bem parecido com o outro, né? Maioria dos da cidade são assim, mesmo formato e cor, devem ser do mesmo dono.

38 - Esse casarão será reformado para ser um Centro de Informações turísticas, desculpem-me pela foto ruim

39 - Faculdade de Formação dos Professores de Goiana (FFPG)

40 - Não poderia deixar de fotografar o Buraco da Gia

41- Idem

42 - Recem reformado o prédio da Previdencia

43 - Fábrica da Klabin

44 - Fábrica da Guabi

45 - Caminho da Praia Residence Club

46 - Chegando em Pontas de Pedras

47 - Chegada

48 - Mar, lindo mar!

49 - Graças a Deus não era verão, se não iria estar lotada. Cheia de pobres, aff. haha

50 - Pedras ao fundo

51 - Ô, barquinho lindo. Vote nele. Pior que tá não fica.

52 - Palco na praia

53 - Na praia falta verticalização, mas, pode ter certeza, não faltam mansões e casas grandes com helipontos e piscinas.

54 - Pedras mais de perto -

55 - Comércio e igrejinha ao fundo

56 - Olha o Lula indo, olha o Lula vindo

57 - Lua, como é linda.

58 - A mesma igreja da foto 55, não lembro o nome da igreja

59 - Achei interesante esse hotel?

60 - Ainda em Pontas de Pedras

61 - Pátio

62 - Viaduto de acesso a Pontas de Pedras foi inaugurado no mesmo dia

63 - De volta a Goiana

64 - Achei interessante esse prédio (escritório da minha ex-dentista)

Por agora é só isso, mais? Só depois que eu chegar no Rio.

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Revoltante! Goiana tem os principais elementos para ser um dos destinos turísticos mais importantes de Pernambuco e simplesmente está se lixando para isso... Recentemente postei uma notícia revoltante sobre a cidade... O patrimônio histórico literalmente indo para o lixo... Sei não... O que tem de belo foi feito no passado, no presente é mais uma cidade da Zona da Mata que não foge à regra: Entregue às moscas!! :bash:

·
Registered
27,861 Posts
lindo thread...

agora aonde em ponta de pedras existem mansoes e mansoes com heliponto e tudo isso.?????

nao me lembro de ter visto grande coisa ali.. ainda falta muito investimento pra tudo melhorar...

vamos esperar esses novos empreendimentos industriais serem construidos... o polo farmoquimico...

dai sim quem sabe .. essa regiao da mata norte se desenvolve junto com itamaraca e volta a ser o que ja era antigamente...

·
A coragem vem da fé
10,324 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Revoltante! Goiana tem os principais elementos para ser um dos destinos turísticos mais importantes de Pernambuco e simplesmente está se lixando para isso... Recentemente postei uma notícia revoltante sobre a cidade... O patrimônio histórico literalmente indo para o lixo... Sei não... O que tem de belo foi feito no passado, no presente é mais uma cidade da Zona da Mata que não foge à regra: Entregue às moscas!! :bash:
Realmente é uma vergonha, uma cidade com o patrimônio de Goiana assim, é uma tremenda de uma safadeza oculta o que o governo faz com essa cidade.

lindo thread...

agora aonde em ponta de pedras existem mansoes e mansoes com heliponto e tudo isso.?????

nao me lembro de ter visto grande coisa ali.. ainda falta muito investimento pra tudo melhorar...

vamos esperar esses novos empreendimentos industriais serem construidos... o polo farmoquimico...

dai sim quem sabe .. essa regiao da mata norte se desenvolve junto com itamaraca e volta a ser o que ja era antigamente...
As mansões ficam mais pro lado de Catuama que o da própria Pontas de Pedras, e sim tem algumas com helipontos, já vi um helicoptero dentro de uma mansão. Meu avô já trabalhou em diversas casas da praia e ele garante que há pelo menos umas 3 com heliponto.

·
A coragem vem da fé
10,324 Posts
Discussion Starter · #19 ·
A cidade não atraiu muito a atenção dos foristas, o que é uma pena já que amo tanto essa cidade, o futuro prefeito (digo assim porque segundo pesquisas ele ganharia em 2012) é meu amigo, e tenho certeza que ele faria pela cidade o tanto quanto eu. Enquanto isso...

·
ego sum ​​ATHEUS
7,700 Posts
Me desculpe, mas, o nome da cidade é Goiana e não tem nada a ver com a capital goiana, hahaha. E sim, a cidade é uma conexão entre JP e Recife.
Desculpe...rs...foi um lapso, eu sei que a cidade chama-se Goiana, conheço mto bem essa cidade,já estive ai mtas vezes, afinal minha vida foi esse eixo JPA-REC e claro, Goiana no caminho. Na UFPB quando eu estudava, havia muitos estudantes dessa cidade pernambucana que chegavam em mtos ônibus fretados pela prefeitura dàquela cidade.

1 - 20 of 50 Posts