SkyscraperCity Forum banner

Algumas fotos de Santa Luzia-MG

56150 Views 23 Replies 20 Participants Last post by  Spider BH
33
Santa Luzia é uma cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Quando se fala de cidades históricas na região sempre nos lembramos de Sabará, mas quase nunca de sua vizinha Santa Luzia.

A sua população aproximada é de 225 mil habitantes, sendo que a grande maioria vive no populoso distrito de São Benedito, já conurbado com Belo Horizonte.

Aqui mostrarei algumas fotos próprias e outras extraídas do site Panoramio. Com exceção das fotos do autódromo do Mega Space, todas têm link para o tamanho original.

Centro histórico

Igreja Matriz de Santa Luzia
Ilustrou meu desktop por um bom tempo:

Algumas outras fotos tiradas do Panoramio:

Câmara Municipal
Foto própria:

Outra foto:

Rua Direita
Foto própria:

Outras fotos:

Solar da Baronesa - Memorial da Mulher Mineira
Aqui já se hospedou D. Pedro II.

Rua do Serro

Panorâmica com vista para a Igreja Matriz

Igreja do Rosário
com a Matriz ao fundo

Capela do Bonfim

Fórum

Muro de pedra da Revolução Liberal

Recentemente, foi erigido às margens da Av. das Indústrias (MG-020), um centro de eventos denominado Mega Space. Antigamente era apenas uma pista de arrancada com potencial para espetáculos musicais, tanto que era o local onde Roberto Carlos e Luciano Pavarotti se apresentariam em conjunto, antes deste se licenciar para sempre dos shows, algum tempo antes de sua morte.

Hoje o local se expandiu e abriga um pequeno autódromo. É pouco para o potencial automobilístico do Estado, mas já é alguma coisa.

Entrada:

Estacionamento:

Autódromo (fotos retiradas do site do Mega Space)

Notem a pista de motocross ao fundo:

Como sou um aficionado por futebol, também mostro aqui algumas fotos dos campos da cidade. Começando pelo estádio municipal Victor Andrade de Brito, ou Campo do Frimisa, que sediará jogos do União Luziense na segunda divisão do Campeonato Mineiro, (infelizmente) abrilhantada em 2008 pela presença do América. O estádio também vem recebendo os clássicos da capital válidos pelos campeonatos das categorias de base, atraindo bom público ao local.

Agora alguns campos de futebol amador da cidade.

A. A. Ponte Preta

Expresso E. C.

Bangu A. C.

A. E. Coimbra

Bem, este é o primeiro thread que começo aqui no SkyscraperCity. Espero que gostem!
See less See more
1 - 20 of 24 Posts
Santa Luzia tem um bom patromônio histórico [e também uma agressividade de incentivos fiscais... ]. Sobre o autódromo do Megaspace, bem que poderia receber provas internacionais. Sempre achei ruim de BH não ter um autódromo.

Obrigado pelas fotos, homemcueca!
-Obrigado nada, é cem real mais o dinheiro do busão...
Não parece ter 225 mil habitantes...
diria q parece ter uns 50 mil apenas.. e olha lá...
Talvez seja pq vc só postou fotos do centro histórico, o que não deve ter retratado bem a cidade...
De modo geral, uma típica cidade mineira!
ja esta sendo engolida por BH!!
tem um bom polo industrial!
o centro historico infelizmente nao esta no melhor estado! :(
valeww pelo thread!
Não parece ter 225 mil habitantes...
diria q parece ter uns 50 mil apenas.. e olha lá...
Talvez seja pq vc só postou fotos do centro histórico, o que não deve ter retratado bem a cidade...
De modo geral, uma típica cidade mineira!
O centro de Santa Luzia(sede) não cresce muito mesmo não e ele não está conurbado com BH ainda, por isso conserva suas raízes.
A maior parte da população de Santa Luzia vive perto da área limítrofe com BH, como foi dito, no distrito de São Benedito. Essa parte já está conurbada com a capital.
^^

E é basicamente a periferia de BH, que não 'coube' dentro do município.

No mesmo caso está Sabará, que também tem uma sede histórica e um distrito pobre conurbado com BH.

Aliás, muitas cidades da RM parecem cidades de interior, poderiam tranquilamente ser confundidas com a Monte Carmelo do Astronauta.
Santa Luzia tem um potencial muito grande, já que é vizinha a Belo Horizonte e é histórica. O Mega Space é prova do que pode ser feito.

Homem Cueca, você mora em Santa Luzia?

Valeu pelas fotos! :eek:kay:
Santa Luzia tem um potencial muito grande, já que é vizinha a Belo Horizonte e é histórica. O Mega Space é prova do que pode ser feito.

Homem Cueca, você mora em Santa Luzia?

Valeu pelas fotos! :eek:kay:
Obrigado!

Na verdade eu moro em BH mesmo, mas tinha algumas fotos da cidade, vi que ela não tinha sido mostrada aqui e procurei outras fotos para ilustrá-la.

É uma pena que, atualmente, não tenha máquina digital, visto que a minha está estragada. Assim que arrumar uma, irei abastecer o fórum com mais fotos de cidades da região, e de bairros de BH que porventura não tenham aparecido aqui.
Que bela surpresa! Eu desconhecia as belezas históricas de Santa Luzia. Não sabia que ali pertinho de BH e Contagem onde de vez em quando eu fico, teria um cidade que eu adoraria conhecer! :)

Belas fotos, parabéns! ;)
^^ O legal é que usando ô ônibus metropolitano dá para conhecer muito lugar legal em volta de BH.

Exemplo: Se você pegar o ônibus 1175 dá para ir ao museu Inhotim em Brumadinho, você vai ter que fazer uma caminhada de 4 quilômetros. Mas isso é bem pouco se você está em forma. :D
Essa igreja por dentro é muito bonita!!
Adoro essas cidadezinhas mineiras em estilo barroco!
:D:D
Vou frequentemente à Santa Luzia pois tenho parentes lá. Muitos dizem que o centro da cidade está morto, realmente, o centro comercial de Santa Luzia já é São Benedito, enquanto que o centro histórico parece ter ficado esquecido. Seria um motivo para revitalização do centro histórico de Santa Luzia? Com uma arquitetura, igrejas e prédios tão interessantes, por que a cidade não se utiliza disso para aumentar o turismo histórico?
2 amiguinhos de infância mudaram para essa cidade nos anos 70 e sentimos muito a falta deles, acho que eram Marconi e Mônica.....faz tantempo!!!
Adorei a cidade, bem preservada ainda! Fui aí mas não encontrei os velhos amiguinhos!
Gostei das fotos . Mas e o Convento de Macaúbas?
eu vou uma vez por mês nela mas mais pra parte do centro histórico mesmo, a cidade é bonitinha nessa parte mas ao vivo a acho mais bonita, no natal fica fofinha com as faixas nas luminárias e os infeites vale a pena ir e dar uma olhada
ja esta sendo engolida por BH!!
tem um bom polo industrial!
o centro historico infelizmente nao esta no melhor estado! :(
valeww pelo thread!
Pode até ser, mas o que as fotos mostraram me agradou em cheio. Um centro histórico muito bonito e pouco descaracterizado.
^^ O legal é que usando ô ônibus metropolitano dá para conhecer muito lugar legal em volta de BH.

Exemplo: Se você pegar o ônibus 1175 dá para ir ao museu Inhotim em Brumadinho, você vai ter que fazer uma caminhada de 4 quilômetros. Mas isso é bem pouco se você está em forma. :D
[Depois de mais de um ano...]

Obrigado pela dica! É certeza que sairei por aí rodando nos metropolitanos da vida. :D
hahahaha, hoje já tem até linha própria BH x Inhotim
Viche ,, eu penssava que Santa Luzia fosse igual Uberaba, com um monte de prédio e um centro movimentado com um tantaum de carro passando nas rua e sinaleiro!!Mas parece Ouro Preto..Mas achei legalzinha!!è baum quando a cidade conserva o centro histórico né!! Fallooooouu ..Pena que não tem nenhuma vista aérea da cidade!!
1 - 20 of 24 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.