SkyscraperCity banner
1 - 9 of 9 Posts

·
Registered
5,881 Posts
Discussion Starter · #1 ·
A construção da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no rio Açu, resultou num grande açude, o maior do Rio Grande do Norte. O enchimento do lago inundou, em 1982, a velha cidade de Sâo Rafael, dela restando apenas o topo da torre da velha igreja. A presença de várias serras no seu entorno, e principalmente da Serrra Branca, as margens do lago, com seus maciços graníticos, formam um belo panorama. As fotos aqui apresentadas foram tiradas recentemente, no auge do enchimento da barragem. Vamos conhecer um belo cenário do sertão nordestino!

1. Barragem com as Serras do Bonito e da Mutamba, ao fundo

2. Ilhota de pedra

3. Vista de uma das margens da barragem

4. Idem

5. Idem

6. Torre da velha igreja submersa

7. Idem

8. Vista da margem

9. Serra Branca, ao fundo

10. Vista da margem

11. Idem

12. Idem

·
Registered
3,939 Posts
Belíssimo thread! A torre da igreja me lembrou de Itá, aqui em SC, que também foi inundada para a construção de uma represa, restando somente as torres da igreja de fora do lago.

·
Registered
412 Posts
Soteropolis1,

fiz fotos da barragem em janeiro de 2017. Desci pelo lado das margens de Itajá, junto da torre de medição. Ela estava com 328 milhões de m3. Tem um thread meu neste forum na seção Brasil.

·
Registered
412 Posts
Soteropolis1,

semana passada estive em São Rafael (05/17) e fui por uma estradinha de barro até que cheguei em um lugar às margens da barragem, onde tem uma construção derrubada. Olhei pras margens em busca da igreja submergida, e quando olhei de lado era ela que estava lá. Vi o piso com as escadas, a entrada com os tijolos em arco e avistei a cúpula, deitada, derrubada no chão.

Me espantei por ter chegado de carro ao lado das ruínas. Como as águas baixaram !

1 - 9 of 9 Posts