SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 26 Posts

·
Registered
15,406 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Fazer um thread de fotos do Rio de Janeiro não é fácil. A dificuldade é escolher o que mostrar em meio a tanta coisa interessante para se fotografar: as belezas naturais, as construções históricas que retratam o Rio antigo, o relevo da cidade, a selva de pedra, o movimentado cotidiano da cidade e etc. Resolvi fazer um thread de fotos de algumas ruas do centro do Rio de Janeiro, principalmente na região da Av. Rio Branco. As fotos foram feitas num domingo de manhã, dia que considero bom para qualquer turista fotografar áreas centrais e históricas que durante a semana estão muito movimentadas.

Av. Rio Branco e seus paredões comerciais em meio a muitos prédios históricos e muitas, muitas agências bancárias. Nunca vi tanto banco concentrado numa região como essa

O pouco movimento na rua estava perfeito para ficar parado na calçada e até no meio da rua, mirar e tirar fotos a vontade, coisa impossivel de fazer num dia útil da semana

Praça do Floriano, região da Cinelândia e suas belíssimas construções históricas como o Teatro Municipal, Museu de Belas Artes, Biblioteca Nacional e muitos outros como o bar e restaurante "Amarelinho"

Av. Almirante Barroso

Av. Nilo Peçanha – Destaque para a construção histórica Convento de Santo Antônio

Rua da Alfândega – típica ruazinha estreita do centro

Rua da Assembléia

Av. Presidente Vargas no cruzamento com a Av. Rio Branco

Rua Visconde de Inhaúma

Rua São Bento

Rua Mairink Veiga

Rua Buenos Aires

Av. Presidente Antônio Carlos

Av. Presidente Wilson

Rua da Imprensa

Trecho bem sombreado da Rua Araújo Porto Alegre, um paraíso em meio ao sol de rachar que estava fazendo no horário

Av. Graça Aranha

Rua México

Passeio sombreado na Av. Beira Mar, indo para o Aeroporto Santos Dumont, que fica pertinho dali

Caminhando até o aeroporto Santos Dumont. Com pouco movimento nas pistas havia muitos ciclistas, pedestres e skatistas se exercitando

Monumento à Santos Dumont

O thread focou as ruas do centro, mas não poderia deixar de mostrar algumas paisagens belíssimas e que são obrigatórias para qualquer turista que está conhecendo o Rio. A cidade vista do Corcovado e Pão de Açúcar.

E não era só eu que estava deslumbrado com tanta paisagem bonita para ser fotografada!!!

Mais do que nunca, o Rio de Janeiro continua lindo!

Bom, eu posso ter trocado algum nome de rua, se alguem identificar é só avisar!
Quatro palavras que resumem tudo: Essa cidade é única!

·
Registered
34,671 Posts
As fotos ficaram muito legais, HSilva, o Rio é impactante de todos os ângulos, a cidade é fotogênica por natureza. O centro vazio lembrou aquela série da Discovery, " O mundo sem ninguém" :lol:. Obrigado por compartilhar seu passeio, foi ótimo. :cheers:

·
Equilíbrio, viagens e paz
8,630 Posts
Lindo thread, gosto dos que mostram a visão dos turistas. Bacana seu gosto pelo Centro, realmente é uma das partes mais interessantes da cidade.

Valeu pelas fotos e volte sempre!!

·
Rio de Janeiro
44,994 Posts
Apesar de eu conhecer tudo o que foi fotografado, as fotos ficaram lindas!!! :drool:

Gosto de ver turistas fotografando minha cidade por outros ângulos. Parabéns! :applause:

·
Registered
15,406 Posts
Discussion Starter · #9 ·
As fotos ficaram muito legais, HSilva, o Rio é impactante de todos os ângulos, a cidade é fotogênica por natureza. O centro vazio lembrou aquela série da Discovery, " O mundo sem ninguém" :lol:. Obrigado por compartilhar seu passeio, foi ótimo. :cheers:
Sabe que foi a primeira coisa que lembrei quando fiquei no meio das avenidas completamente vazias!!!

Julio_Geografia said:
Lindo thread, gosto dos que mostram a visão dos turistas.
Encontrei muitos turistas fotografando também, principalmente os prédios históricos, indo pra Lapa e etc. Queria ter ido mais adiante fotografar outras partes da cidade, mas o sol estava (e ainda está) de matar!!!

·
Registered
31,155 Posts
Acho que nunca na história do SSC o Rio foi objeto de tantos threads ao mesmo tempo: é o Tiago Costa de São Paulo-SP com seu trabalho fotográfico sobre a Urca; é o Clujnapoca de Campo Grande-MS com seus trabalhos abordando Catete e Largo da Carioca e, agora HSilva, de Rio Branco-AC a nos brindar com sua visão do Centro.

H Silva, adorei admirar suas fotos do Centro! Parabens!

·
Registered
681 Posts
Muita diferença centro dia de semana pro domingo, só não gostei que plena Rio Branco calçada da Caixa emburacado, calçadas portuguesas são lindas quando conservado, então por favor, manutenção nisso ai galera.
Eu já teria trocado algumas calçadas do Centro há muito tempo. Esse negócio de calçada ser sinônimo de pedras portuguesas não me agrada. Há revestimentos modernos e bonitos (e de manutenção mais simples) que dariam vida à região.
Na Cinelândia, por exemplo, eu vejo as pedras portuguesas com bons olhos. É muito bonito! O mesmo ocorre na Rio Branco (embora, como você falou, precise de manutenção).
Mas veja o estado da Avenida Chile e da Presidente Vargas. A minha opinião é que as pedras empobrecem a região, aumentando o aspecto de sujeira. O mesmo ocorre em algumas ruas internas.
Há aspectos discutíveis nisso tudo, é claro. A questão histórica pesa muito numa discussão como essa. Nos arredores do Campo de Santana, por exemplo, as pedras portuguesas são adequadíssimas, na minha opinião. Mas isso não se aplica a todo o contexto da avenida. Há casos e casos.
Enfim, vejo que calçadas não são uma preocupação evidente da Prefeitura. Basta tocar o barco à moda Calçadão de Copacabana!
Espero que não saiam arremessando pedras portuguesas em cada esquina da Zona Portuária. Alô, século 21!

Quanto às fotos: EXCELENTES!
Eu amo andar pelo Centro do Rio e descobrir os detalhes. E a quantidade de bancos realmente impressiona. Já ouvi isso de gente de fora do Rio em visita à cidade.

·
Registered
15,406 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Muita diferença centro dia de semana pro domingo, só não gostei que plena Rio Branco calçada da Caixa emburacado, calçadas portuguesas são lindas quando conservado, então por favor, manutenção nisso ai galera.
Pois é, calçada com pedras portuguesas tem seu charme, mas precisam de boa manutenção. Aliás, a impressão que dá em alguns lugares é que depois de uns anos precisa ser toda refeita.

Potencial Brasil said:
E a quantidade de bancos realmente impressiona. Já ouvi isso de gente de fora do Rio em visita à cidade.
Como sou cliente do Itau logo me chamou a atenção a quantidade de agências do banco. Tem quadra que tem uma agência em cada esquina e mais uma no meio da quadra!! Nunca vi em lugar nenhum essa concentração de agências!

·
Guilherme
3,900 Posts
Mandou muito bem Silva!
O Rio é show!
Curto muito os paredões de concreto do centrões das grandes cidades, e o do Rio então...
Parabéns
!

1 - 20 of 26 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.