Skyscraper City Forum banner
1 - 1 of 1 Posts

·
Registered
Joined
·
38,510 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Empresa estrutura malha da Brasil Ferrovias

23/06/2008 - Gazeta Mercantil

Com o contrato de transporte de cerca de 1,2 milhão de toneladas de celulose em fardo para a Votorantim Celulose e Papel (VCP), a América Latina Logística (ALL) começa a estruturar o primeiro corredor florestal da empresa na malha da antiga Brasil Ferrovias. O gerente de projetos da ALL, Mauricio Trompowsky, disse que com a escassez das áreas de plantio florestal no estado de São Paulo esse segmento migrou para o Mato Grosso do Sul.

"Isso pode viabilizar o transporte, não só do produto acabado, no caso a celulose, como também toras de madeiras para as fábricas instaladas em São Paulo", disse o executivo. Hoje, nessa rota são transportados açúcar, soja e combustível.

O contrato com a VCP começa a vigorar a partir do próximo ano e para isso a ALL já investiu em parceria com o cliente R$ 30 milhões na melhoria da via permanente. "É o primeiro passo para estruturar este corredor", ressaltou Trompowsky. A reforma na malha viária contempla 414 Km que compreende os trechos de Bauru (SP) e Três Lagoas (MS). A operação desse contrato será 100% ferroviária. O transporte de cargas terá um trânsito de 84 horas e fluxo de 896 quilômetros e acontecerá em tempo integral, 24 horas por dia, 365 dias por ano, com um volume diário estimado em 3,3 mil toneladas.

Investimentos

A reforma da malha envolveu a colocação de 150 mil dormentes, reforço estrutural da ponte do rio Paraná (divisa dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul), revisão e adequação de outras 50 pontes, correção geométrica da via e recuperação de juntas. "Com a reforma, poderemos operar a maior locomotiva que temos hoje, a C30 com potência de 3 mil hp", ressaltou o executivo.

As reformas foram divididas em três fases. A primeira parte a ALL já foi iniciada. É o trecho que compreende a cidade de Rubião Jr a Bauru, cerca de 115 km. O término deve acontecer no final de 2008. A linha está liberada para circulação das locomotivas C30. Foram aplicados, até agora, cerca de 20 mil dormentes. Já a fase 2 acontece em um trecho de 237 km, entre Bauru e Araçatuba (SP). Será iniciada ainda neste mês e deve ser concluída em dezembro de 2008. A fase 3 fica entre Araçatuba (SP) e Três Lagoas (MS). São 177 km de obras, com finalização prevista para maio de 2009.

Além disso, o contrato prevê a construção de um ramal ferroviário de 25 quilômetros que liga a fábrica da VCP em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul à linha principal da América Latina Logística. "Teremos também 600 vagões especiais que trafegarão nessa rota. São equipamentos tipo sider que levarão os fardos de celulose da fábrica ao Porto de Santos. Cerca de 50% desses vagões serão reformados pela ALL e os outros foram comprados pela VCP para a operação. Todo o investimento é feito em parceira", afirmou Trompowsky.

Fonte: Revista Ferroviária - Clipping
Link: http://www.revistaferroviaria.com/index.asp?InCdEditoria=2&InCdMateria=6243
 
1 - 1 of 1 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top