SkyscraperCity banner

1 - 20 of 353 Posts

·
Moderator
Joined
·
179,363 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)


A vila de Almeida é sede de concelho e situa-se numa zona planáltica, chamada Planalto das Mesas, a 2,5 Km da margem direita do rio Côa e a cerca de 7 Km da fronteira com Espanha.

O Concelho de Almeida é constituído por 29 freguesias e 8.000 hab. e apresenta uma riqueza histórico/patrimonial assinalável, consolidada na existência de três centros históricos: as aldeias medievais de Castelo de Mendo e Castelo Bom e o núcleo histórico da vila de Almeida, delimitado pela sua fortaleza militar traçado abaluartado.

O concelho é servido pela Linha da Beira Alta e pelo A25, grande eixo viário de construção recente que veio transformar completamente a ligação da povoação ao resto do País. Este itinerário tem dois nós de acesso ao concelho, um através da Estrada Nacional 324 e outro em Vilar Formoso.

Concelho:


Fotos da Vila e Fortificações (todos os autores estão no url das imagens)
Fontes: Panoramio e Flickr

Vila de Almeida:

Vista Aérea




Vila









































As fortificações de Almeida

"Foram os muçulmanos os responsáveis pelo primitivo castelo que, à época da Reconquista foi sucessivamente ocupado por leoneses, muçulmanos e portugueses até sua posse ser assegurada definitivamente a estes últimos pelo Tratado de Alcanises (1297). Ainda durante o reinado de D. Dinis (1279-1325), este soberano ordenou reconstruir-lhe as defesas e fez muralhar a Vila, atitude repetida por D. Fernando (1367-83), que desta vila pretendia assaltar Castela. No contexto da Crise de 1383-1385, a vila e o seu castelo foram conquistados por D. João I (1383-1433). Mais tarde, no reinado de D. Manuel I (1495-1521) a linha de muralhas foi duplicada.

A atual estrutura remonta ao século XVII, no contexto da Guerra de Restauração da independência, quando pela sua posição estratégica foi transformada em uma Praça-forte. Iniciada em 1641 pelo Governador Militar da Beira Álvaro Abranches, as suas obras monumentais só estariam concluídas em final do século XVIII com o Conde de Lippe.

Estrutura chave durante os repetidos conflitos sucessórios no século XVIII, no contexto da Guerra Peninsular foi entregue por ordem governamental ao exército napoleônico sob o comando do General Junot em fins de 1807. Devolvida ao domínio de Portugal, foi novamente cercada por tropas francesas, agora sob o comando do general Massena (agosto de 1810). Sob o fogo da artilharia inimiga, o paiol de pólvora explodiu arrasando o velho castelo medieval e parte da vila, matando e ferindo mais de 500 pessoas. As brechas abertas nas muralhas pelo impacto da explosão forçaram capitulação da praça que passou a ser guarnecida pelos franceses. Poucos meses mais tarde, sofreria novo sítio, agora por tropas inglesas. Acuados, os defensores franceses conseguiram se retirar, explodindo a praça atrás de si."
(Monumentos.pt)



































Falta as fotos na primeira pagina portanto ... ;)
















Cumps,
Zip
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Belo sitio!!! Entao as imagens aereas sao lindissimas!:drool:
Pena o estado 1 pouco desleixado do fosso...:(
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Estive lá ha pouco mais de 3 anos e olha que os edificios estavam muito bons, mas o fosso nem por isso...
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Fixe! Até a minha urbanização, com os seus 43 lotes tem (segundo calculo meus...) mais do dobro da população!!!:lol:
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Naaahh... Tu é que tens o nome da vila...:lol:
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Deixa lá, acontece...:pet:
:lol:
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Barragon said:
:hilarious pois é...

btw.... Reflex.... a tua signature :rofl: raio do telefonema!!
"Toda a gente sabe que os trenós têm 8 renas!!":rant:
:lol:
 

·
Whatever
Joined
·
45,866 Posts
claro!:D
todos os nomes começados por "al", e há muitos em portugal têm origem na presença moura no país!;)
 
1 - 20 of 353 Posts
Top