SkyscraperCity banner

1 - 20 of 140 Posts

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter #1
ALTER DO CHÃO

É sede de um município com 361,63 km² de área e 3 553 habitantes (2006)[1], subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Portalegre, a norte pelo Crato, a sueste por Monforte, a sul por Fronteira, a sudoeste por Avis e a oeste por Ponte de Sôr.

População do concelho de Alter do Chão (1801 – 2004)
1801 1849 1900 1930 1960 1981 1991 2001 2004
1325 4178 7797 10471 8383 4963 4441 3938 3666

As freguesias de Alter do Chão são as seguintes:

Alter do Chão
Chancelaria
Cunheira
Seda

Património
Palácio dos Viscondes de Alter ou Casa Nobre da Barreira
Pelourinho de Alter do Chão
Castelo de Alter do Chão
Capela de Santo António dos Olivais
Igreja do Senhor Jesus do Outeiro
Castelo de Alter Pedroso ou Fortificações de Alter Pedroso (restos)
Estação arqueológica de Alter do Chão ou Ferragial d' El Rei
Palácio do Álamo
Chafariz da Praça da República (Alter do Chão)
Igreja do Convento de Santo António (Alter do Chão)

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter #2
1.O cavalo, simbolo maior de Alter

2.O castelo de Alter do Chão

3.

4.

5.Palácio e Quinta do Álamo (hoje Posto de Turismo)

6.Chafariz da Praça da República

7.

8.

9.

10.

11.

12.

13.A ver num outro thread

14.CM Alter do Chão

15.

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter #3
16.Castelo

17.Engraçada esta casa

18.Entrada para os jardins do Palácio do Álamo

19.Aspecto da praça central

20.Traseiras da casa da foto 17

21.Os jardins são enormes

22.Igreja

23.

24.

25.

26.

27.Pelourinho

28.Casa recuperada

29.Janela Manuelina

30.Igreja

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter #4
31.Rua cheia de casinhas antigas

32.Uma varanda porreira para uns banhos de sol

33.Ao abandono

34.

35.Igreja da Misericórdia

36.Porta...

37. ...medieval

38.Entrada da Igreja da Misericórdia

39.Um pouco partido

40.Um ramo a crescer na pedra

41.Interior da Igreja da Misericórdia

42.

43.

44.

45.

46.

47.O que quer dizer?

48.Coluna das janelas

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter #5
Castelo de Alter do Chão: Castelo residência mandado construir por D. Pedro I em 1359. Planta quadrangular com torres e cubelos cilíndricos coroado de ameias, coruchéus cónicos e portais góticos, torre de menagem quadrada. Pertence à Casa de Bragança e está classificado como monumento nacional.

Pelourinho: Construído no 1º. quartel do séc. XVI, estilo manuelino, composto de coluna torsa, com decoração vegetalista. Monumento Nacional. Estação Arqueológica de Ferragial D’El Rei: Ruínas romanas, imóvel de interesse público.

Chafariz da Praça da República (Alter do Chão)
Fonte da Praça da República, em Alter do Chão_O Chafariz da Praça da República localiza-se na cidade de Alter do Chão, em Portugal. Foi construído em 1556 pelo Duque de Bragança, D. Teodósio I, e situava-se primitivamente noutro local do largo, de onde foi removido para o actual em meados do século XVII. De estilo renascentista, é constituído por uma alpendrada em forma de cúpula dupla, sustentada por três colunas, tudo em mármore de Estremoz. No interior os medalhões heráldicos dos Duques de Bragança (Armas de Portugal) e da Vila de Alter. As bicas e o tanque já não são da construção primitiva. Foi classificado como imóvel de interesse público.

Igreja da Misericórdia: Fundada no séc. XIV modificada nos séc. XVII/XVIII, interior de uma só nave, altar-mor em mármore de Estremoz, altares laterais de madeira com baldaquinos em talha dourada e pintada, arco do cruzeiro revestido por azulejos azuis e brancos, trabalhos em madeira entalhada é de salientar o pórtico. Serviu como Igreja Paroquial.

Palácio e Quinta do Álamo: Moradia brasonada mandada construir em 1649 por Diogo Mendes de Vasconcelos. Importantes alterações no séc. XVIII/XIX. edifício rectangular com larga fachada de dois andares com nove janelas de sacada de ferro forjado, com frontões alternadamente curvos e rectilíneos. Riqueza decorativa no interior com azulejos. Repartição de espaços conforme a época - piso térreo utilitário, residência no andar nobre. O portal, encimado pelo escudo de armas, que dá entrada para a quinta é da segunda metade do séc. XVIII. A quinta é típica desse século, destacando-se um pequeno tanque com decoração de alvenaria e o jardim de buxo. Foi adquirido pela Câmara Municipal, funcionando aí o Serviço Sócio-Cultural, com os seguintes serviços abertos ao público: Biblioteca, Sala de Exposições Temporárias e o Posto de Turismo.

Janela Manuelina: Séc. XVI

·
Registered
25,344 Posts
Que me desculpem os outros...mas nada bate as localidades alentejanas em termos de beleza...!!!!!:)

O jogo de cores dá-lhes uma harmoniosidade imbatível...

E aquelas janelas...e o chafariz!!!

·
O Prof Godin
6,654 Posts
…Ora finalmente Alter…hei-de ter umas fotos, sobretudo da Coudelaria…foi aqui que eu vi um chinez a comer a sopa e o prato ao mesmo tempo…

…Lampião metes o Palácio do Alamo nos Solares…?

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
adoro Alter :yes: é das mais belas vilas do Alentejo, cheia de pontos de interesse e como se não bastasse, já tinha pouco patrimonio :) temos agora o sitio arqueologico de Ferragial D’El Rei com o seu fantastico mosaico da Eneida de Virgilio, bem captada lampiao :eek:kay:

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter #12
…Ora finalmente Alter…hei-de ter umas fotos, sobretudo da Coudelaria…foi aqui que eu vi um chinez a comer a sopa e o prato ao mesmo tempo…

Também tenho fotos da Coudelaria (thread em breve).

Done. O Palácio já está nos Solares.

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter #13
adoro Alter :yes: é das mais belas vilas do Alentejo, cheia de pontos de interesse e como se não bastasse, já tinha pouco patrimonio :) temos agora o sitio arqueologico de Ferragial D’El Rei com o seu fantastico mosaico da Eneida de Virgilio, bem captada lampiao :eek:kay:
Pois, também só descobri esse sitio arqueológico depois de lá ter ido.

Obrigado!

·
Whatever
45,867 Posts
Belíssima!:drool: Estive lá só uma vez, de passagem. Sem dúvida umas das mais belas localidades alentejanas.:yes:

O PNAM não faço ideia do que signifique, procurei na net mas julgo que não é:
"The Philippine Nurses Association of Manitoba, PNAM for short"... :rofl:

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts

:sly: a que saberia o prato?

·
Uma dúzia de anos disto..
30,722 Posts
PN, AM = Pai Nosso, Avé Maria

É uma dos muitos pequenos registos (regra geral chamados de "Alminhas" - onde se pedia pelas Almas do Purgatório) que povoaram o nosso país no Pós-Terramoto.:)

Relativamente a Alter do Chão, estive lá há coisa de 2 semanas, mas acabei por não parar. Achei um sitio muito simpático, com alguns elementos dignos de registo, e demasiado labirintico para quem vai ao volante!:D

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter #20
Belíssima!:drool: Estive lá só uma vez, de passagem. Sem dúvida umas das mais belas localidades alentejanas.:yes:

O PNAM não faço ideia do que signifique, procurei na net mas julgo que não é:
"The Philippine Nurses Association of Manitoba, PNAM for short"... :rofl:
:lol:

1 - 20 of 140 Posts