Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 30 Posts

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Olá pessoal, continuando a série de cidades da região agora é a vez de uma pequena mas simpática cidade localizada na região do Caparaó, Alto Jequitibá.

ALTO JEQUITIBÁ

A existência de um grande jequitibá situado nas proximidades de um dos pousos de tropeiros no caminho que cortava a região deu origem ao nome atual município. O povoado de Alto Jequitibá foi elevado a distrito em 1923, com o nome de Presidente Soares. Em 1991, após plebiscito, Alto Jequitibá volta a ter o nome de origem. A cidade fica próximo do Parque Nacional do Caparaó, tem um clima agradável e seu entorno natural é repleto de cachoeiras e belas paisagens.​

Área: 152,7 km²
Pop: 8.318 (IBGE 2010)
Altitude: 645 m
Distância de Manhuaçu: 30 KM
Distância de Muriaé: 125 KM
Distância de Juiz de Fora: 280 KM

01. Começando pela matriz de N. S. da Conceição

02.

03.

04. Entorno da praça da matriz

05.

06.

07. Colégio Evangélico, uma das referências da cidade. No passado foi um importante colégio interno, que atraia estudantes de varías partes do país.

08.

09. Outro prédio pertencente ao colégio.

10. Av. Catarina Eller, a principal da cidade.

11.

12. Detalhe para o cafezal ao fundo, uma das bases da economia local.

13.

14. Lojinhas

15. A cidade tem belos predinhos.

16. Pça em frente ao Colégio Evangélico

17.

18. Casarões

19.

20.

21.

22.

23.

24. Alguns precisam de uma reforma.

25.

26. A cidade tem predinhos mais modernos.

27.

28. Casinhas

29.

30.

31. Igreja Plesbiteriana

32. A cidade vista da igreja.

33.

34.

35. Paço Municipal

36. Antiga estação ainda com o nome antigo da cidade.

37.

38.

39.

40.

41.

42.

43.

44.

45.

46.

47. A cidade é cercada por belas montanhas.

48. Cafezais sempre visíveis na paisagem.

49.

Vejam também:

Santa Rita de Jacutinga (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Matipó - Zona da Mata Mineira
Manhumirim - Zona da Mata Mineira
Carangola - Zona da Mata Mineira
Ubá - Zona da Mata Mineira
Ponte Nova - Zona da Mata Mineira
Rio Preto (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Além Paraíba (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Viçosa e a UFV - Zona da Mata Mineira
São João Nepomuceno - Zona da Mata Mineira
Santos Dumont - Zona da Mata Mineira
Muriaé - Zona da Mata Mineira
Leopoldina - Zona da Mata Mineira
Cataguases - Zona da Mata Mineira
Rio Novo - Zona da Mata Mineira
Piraúba - Zona da Mata Mineira
Caparaó, Ibitipoca e Serra do Brigadeiro - Os parques da Zona da Mata Mineira

·
Registered
5,750 Posts
Gostei de Alto Jequitibá, parece ser uma agradável cidade da região de Manhuaçu, a igreja é bem bacana e as ruas são arrumadinhas, as plantações no alto do morro são sinistras!! Além disso a cidade tem vários fuscas! No geral, adorei o thread!!
Parabéns Driano!!!

·
Registered
1,364 Posts
Gostei! A cidade é charmosa, especialmente pelo calçamento em paralelepípedo e o relevo do entorno. Para a população que tem até que o comércio local é diversificado.
Mais um achado positivo do desbravador da Zona da Mata Mineira, Driano!

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Driano,
Eu e muitos mineiros que nunca pisamos em Alto Jequitibá, escutamos por anos sobre este lugarzinho porque um dos cronistas mais prestigiados do jornal "O Estado de Minas" , o Cyro Siqueira, sempre publicava sobre suas memórias neste lugar onde o seu pai foi pastor protestante e ele sempre dizia que a população da cidade era de origem alemã. Por ler estas crônicas, eu sempre tive curiosidade de um dia conhecer um lugar no alto da Serra do Caparaó com este tipo de perfil. Olhando agora na Wikipédia, confirmei que realmente os colonos alemães e suiços, vindos de Nova Friburgo no RJ ajudaram a colonizar a região.
Ver História: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alto_Jequitibá

Suas fotos ficaram lindas e eu adorei ver os cafezais num monte bem ao fundo da avenida principal! O casario também é bem pitoresco e bem preservado e a cidadezinha parece ser muito limpa e organizada. Obrigado por compartilhar conosco estas imagens! :]

.....

·
Registered
6,933 Posts
Gostei muito de Alto de Jequitibá! Cidade bem agradável, limpa e de belo patrimônio histórico. Se fosse aqui perto de Belém seria escolhida para passar o resto da minha. As montanhas em volta deixa a cidade mais bonita. Parabéns pelas belas fotos Driano MG.

Saudações de Belém do Pará.

·
Rio de Janeiro
31,451 Posts
Driano, de todos os threads de cidades pequenas que você produziu até hoje, esse foi o que mais gostei. Que cidade bonita e arrumada! Alto de Jequitibá, que surpresa!!! :banana:

Parabéns por mais um thread! :wink2:

·
Matheus Lima 1N23456
10,315 Posts
É, 855 municípios são muitos mesmo! Minas tem cidades que nunca ouvi falar, como essa por exemplo, valeu Driano!

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Gostei de Alto Jequitibá, parece ser uma agradável cidade da região de Manhuaçu, a igreja é bem bacana e as ruas são arrumadinhas, as plantações no alto do morro são sinistras!! Além disso a cidade tem vários fuscas! No geral, adorei o thread!!
Parabéns Driano!!!
Alto Jequitibá foi uma grata surpresa pra mim, achei a cidade mto agradável.

Parece bem agradável a cidade Driano, com algumas construções antigas e bem cuidadas.
Notei que grande parte das casas são pintadas com cores bem fortes.
Excelente fotos!
Foi sim Sílvio, acho que foi uma das mais simpáticas que eu já estive até agora da região.

Gostei! A cidade é charmosa, especialmente pelo calçamento em paralelepípedo e o relevo do entorno. Para a população que tem até que o comércio local é diversificado.
Mais um achado positivo do desbravador da Zona da Mata Mineira, Driano!
Sem dúvida, o entorno natural é belíssimo com a serra ao fundo... valeu mesmo...:lol:

Gente que coisinha mais linda!

tudo simplesinho, agradável, lindo... A cara de Minas!

Perfeita! Parabéns.
Valeu!

Nossa, muito bonitinha, uma surpresa para mim... Estive fim de semana passado no Caparaó, mas fui pelo lado do ES mesmo.

Belas fotos Driano.
Ainda não conheço o parque, tenho obrigação de conhecer um dia...:)

Típica cidade do interior, bem bonitinha, pacata, organizada e com um belo patrimômio arquitetônico.
É isso aí Cerrado, cidade mto tranquila e agradável.

Driano,
Eu e muitos mineiros que nunca pisamos em Alto Jequitibá, escutamos por anos sobre este lugarzinho porque um dos cronistas mais prestigiados do jornal "O Estado de Minas" , o Cyro Siqueira, sempre publicava sobre suas memórias neste lugar onde o seu pai foi pastor protestante e ele sempre dizia que a população da cidade era de origem alemã. Por ler estas crônicas, eu sempre tive curiosidade de um dia conhecer um lugar no alto da Serra do Caparaó com este tipo de perfil. Olhando agora na Wikipédia, confirmei que realmente os colonos alemães e suiços, vindos de Nova Friburgo no RJ ajudaram a colonizar a região.
Ver História: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alto_Jequitibá

Suas fotos ficaram lindas e eu adorei ver os cafezais num monte bem ao fundo da avenida principal! O casario também é bem pitoresco e bem preservado e a cidadezinha parece ser muito limpa e organizada. Obrigado por compartilhar conosco estas imagens! :].....
Poxa que legal, não conhecia esse cronista, Marcelo a cidade é mto convidativa, gostei mesmo de lá. De fato a colonização alemã está nas ruas, várias com sobrenomes germânicos. Senti uma certa força tb da religão protestante na cidade, diferente de outras cidades onde a igreja católica é mais dominante.

Valeu pelo comentário.

Bonitinha! Meu irmão já estudou aí por um ano quando era criança na casa de um primo nosso, mas eu nunca fui a Alto Jequitibá!
Vale a visita é um cidade bem legalzinha.

Gostei muito de Alto de Jequitibá! Cidade bem agradável, limpa e de belo patrimônio histórico. Se fosse aqui perto de Belém seria escolhida para passar o resto da minha. As montanhas em volta deixa a cidade mais bonita. Parabéns pelas belas fotos Driano MG.

Saudações de Belém do Pará.
Valeu, acho que vc só ia estranhar um pouco o frio.

Surpreendente, nunca tinha ouvido falar. E olha que tenho família na região!

Obrigado por mais este thread!
Pois é, pouca gente aqui da região de JF conhece, eu particularmente já tinha ouvido falar mas não imaginava que fosse uma cidade tão simpática assim.

Driano, de todos os threads de cidades pequenas que você produziu até hoje, esse foi o que mais gostei. Que cidade bonita e arrumada! Alto de Jequitibá, que surpresa!!! :banana:

Parabéns por mais um thread! :wink2:
Valeu Emanuel, apesar de bem pequena ela tb é uma das minhas favoritas até agora.

Cidadezinha muito bonita, gostei da foto 12 que mostra o morro com a plantação de café.
Só uma pergunta: a cidade não tem nenhuma rua asfaltada ? são todas daquele material ?
Belo thread!!
Valeu, tem ruas asfaltadas sim, mas essa parte que fotografei foi a região mais central, nela só mesmo os paralelepídedos.

Que belezura. Parabéns!!
Valeu!

Gostei muito, não imaginava que fosse tão simpática essa cidadezinha, acho que nunca tinha visto fotos dela antes e considero uma das mais agradáveis já mostrada por vc dessa região!
Concordo com vc, acho que as fotos deixam passar essa sensação de cidade agradável e tranquila que de fato é mesmo.

Muito Bonita! Cara de interior!
Lindas montanhas! O interior de MG eh realmente fantástico!

Obrigado por partilhar mais essa!! :D
Valeu, Minas são mtas mesmo.

É, 855 municípios são muitos mesmo! Minas tem cidades que nunca ouvi falar, como essa por exemplo, valeu Driano!
Valeu, poucas pessoas conhecem Alto Jequitibá mesmo.

·
Araras dos Barões
14,955 Posts
Ruas de paralelepípedos, morros, etc... Bonitinha!
É bem comum nesta região de Minas a construção de terraços armados no alto dos sobrados, pequenos prédios e casas. Acho que enfeiam as casas pois destoam do restante da construção. Por outro lado, faça chuva ou faça "mais chuva ainda", os moradores tem uma boa área de lazer e fetsas familaires nestes terraços armados. ;)

1 - 20 of 30 Posts