SkyscraperCity banner

1 - 20 of 204 Posts

·
Moderator
Joined
·
165,290 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
Cidade de Alverca



Alverca do Ribatejo é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Franca de Xira, com 17,89 km² de área e 29 086 habitantes (2001). Densidade: 1 625,8 hab/km².

Faz fronteira a norteste com a freguesia do Sobralinho, a noroeste com o Calhandriz, a oeste com Bucelas (no concelho de Loures), a sul com Vialonga e o Forte da Casa, e a leste com o rio Tejo. Tem por orago São Pedro.

Alverca teve foral em 1160 e foi sede de um município extinto em 1855. O pequeno concelho era formado pelas freguesia de Alverca e Santa Iria de Azóia. Foi elevada a cidade em 9 de Agosto de 1990. Presentemente, disputa à freguesia de Vila Franca de Xira a posse do mouchão do Lombo do Tejo.

Alverca é uma cidade em desenvolvimento constante, chamada de "cidade verde" (devido ao elevado número de espaços verdes e ruas arborizadas), cheia de novos atractivos. É um grande ponto de passagem a nível ferroviário e automóvel. Os grandes atractivos da cidade são o Museu do Ar, e a Igreja dos Pastorinhos, que encerra o segundo maior carrilhão da Europa e o terceiro do mundo. Apesar de não muito divulgada, a cidade de Alverca trata-se de uma "cidade dormitório" bastante interessante a vários níveis, de que há a assinalar também o Jardim Álvaro Vidal, algumas vistas sobre o Tejo e a Lezíria raras na Grande Lisboa, e também a sensação de qualidade de vida e surpresa a cada esquina que a cidade fornece ao visitante.Foi elevada a cidade em 1990,sendo a primeira localidade a obter o estatuto de cidade sem ser sede de concelho.

Uma das características de Alverca é a sua ligação à História da Aviação Portuguesa. Aí se instalou em 1919 o aeródromo militar e as Oficinas Gerais de Material Aeronáutico. Também foi em Alverca que funcionou o primeiro aeroporto internacional português, denominado Campo Internacional de Aterragem, que serviu Lisboa até à inauguração do Aeroporto da Portela em 1940. Outra característica: foi a primeira a ser elevada à categoria de cidade, entre as localidades sem município autónomo.Demograficamente Alverca é mais populosa do que Vila Franca de Xira.

Património

* Portas de Lisboa
* Pelourinho manuelino
* Núcleo Museológico de Alverca
* Museu do Ar
* Igreja dos Pastorinhos
* Igreja de São Pedro
* Igreja da Misericórdia
* Marco de Légua, EN. 12-1ª, km. 16,850 ou Marco da IV Légua
* Marco de Légua, EN. 12-1ª, km. 29,270 ou Marco da VI Légua

(Wikipedia)

Fotos do Barra

Chegando à cidade - N10



















Zona Ribeirinha










(CS)
















Centro da Cidade


















Bom Sucesso
















Vistas do Bom Sucesso














Urbanização Malva Rosa
































A caminho da Póvoa




 

·
Registered
Joined
·
25,757 Posts
A ultima urbanizaçao está excelente...

Parece ser melhor Loures,Cacems e afins
 

·
Moderator
Joined
·
165,290 Posts
Discussion Starter #3
Alverca fica noutra zona e tem muitas indústrias.... mas padece do mesmo mal ... construções dos anos 80. Parece-se bastante ao Barreiro :yes:

A nova urbanização é excelente :yes: entre outras construções novas na cidade (alguns edifícios aparecem nas fotos) cujos materiais são bons :yes:
 

·
President and CEO
Joined
·
17,597 Posts
Boas fotos! :applause: As novas construções estão com bom aspecto. Admiro-me é como é que ainda há procura para tanta casa.
 

·
Pelos Caminhos de PT
Joined
·
397 Posts
Boas fotos! :applause: As novas construções estão com bom aspecto. Admiro-me é como é que ainda há procura para tanta casa.
Porque felizmente nesta zona as casas ainda são baratas. E eu conheço bem a urbanização da ultima foto! É dum cliente do meu pai e são malta 5* :banana:
 

·
Moderator
Joined
·
165,290 Posts
Discussion Starter #14
Se reparares existem algumas zonas com apenas um edifício... e dá para ver as vedações de edifícios ainda por construir.
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
de facto, ainda pensei k uma ou outra zona fosse para ajardinar mas...
 

·
magnotico
Joined
·
58 Posts
Epah, se me ajudaram e me explicarem como passo fotos para aqui, terei todo o prazer em vos mostrar umas quantas que eu tirei quando fiz o curso, para um trabalho.

Moro em Alverca desde que nasci, e gabo-me por saber bastante da história de Alverca, actual ou menos actual. Qualquer dúvida, call my name! lol
 

·
Moderator
Joined
·
165,290 Posts
Discussion Starter #17
^^ Para meteres fotos aqui tens que primeiro metê-las num site. Normalmente usa-se o imageshack ou então o photobucket.

Depois a imagem fica com um url. Vais meter esse url aqui entre os códigos [IMG ] e [/IMG ] (sem os espaços antes do ] )

Bem vindo. Espero não me ter enganado em nenhum dos nomes :D
 

·
You may call me Lamp...
Joined
·
11,734 Posts
Gostei muito da Urbanização Malva Rosa. Boa reportagem Barra.

O que são, qual o seu significado?
 
1 - 20 of 204 Posts
Top