Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 6286 Posts

·
Banned
Joined
·
24,970 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Notícias gerais sobre o Amapá, a terra Tucujú.

BANDEIRA


BRASÃO ESTADO/CAPITAL


DADOS GERAIS

Localização
- Região Norte - Estados limítrofes Guiana Francesa, Suriname e Pará - Mesorregiões 2 - Microrregiões 4 - Municípios 16 Capital Macapá Governo - Governador(a) Waldez Góes (PDT) - Vice-governador(a) Papaléo Paes (PP) - Deputados federais 8 - Deputados estaduais 24 - Senadores João Capiberibe (PSB)
Davi Alcolumbre (DEM)
Randolfe Rodrigues (REDE) Área - Total 142 828,521 km² (18º) [1] População 2015 - Estimativa 766 679 hab. (26º)[2] - Densidade 5,37 hab./km² (24º) Economia 2011[3] [4] - PIB R$8.968 bilhões (25º) - PIB per capita R$13.105,24 (15º) Indicadores 2008[5] - Esper. de vida 70,7 anos (20º) - Mort. infantil 23,2‰ nasc. (14º) - Analfabetismo 4,1% (12º) - IDH (2010) 0,708 (12º) – alto [6] Fuso horário UTC−03:00 Clima equatorial Af Cód. ISO 3166-2 BR-AP Site governamental http://www.ap.gov.br/


MACAPÁ











SANTANA







LARANJAL DO JARI





OIAPOQUE





FERREIRA GOMES







PORTO GRANDE





MAZAGÃO


Fonte: Imagens Aéreas Amapá, Aguia Drone, Macapá Drone
 

·
Banned
Joined
·
24,970 Posts
Discussion Starter · #6 ·
PRAÇA VEIGA CABRAL TEM SISTEMA DE ILUMINAÇÃO RECUPERADO APÓS AÇÃO DE VÂNDALOS
Escrito por Jonhwene Silva Ligado 11 Julho 2018. Publicado em Noticias

Após inúmeras reclamações da população, a Prefeitura de Macapá fez a recuperação do parque de iluminação pública da Praça Veiga Cabral, localizada no Centro da cidade. No local, foram feitas a substituição de lâmpadas, cabeamento e troca de relés. Os problemas teriam sido ocasionados pela ação de vândalos.

Todo o sistema elétrico precisou ser vistoriado. Além disso, técnicos da Secretaria de Iluminação Pública detectaram que há em diversas áreas da praça desvios na rede feitos por ambulantes que puxam energia de maneira ilegal. Com isso, ocorre a sobrecarga, causando pequenos curtos-circuitos e, consequentemente, pane no sistema.

Após fazer o mapeamento da área, foram criados mecanismos para tentar evitar a ação dos marginais que destroem o logradouro. Foi necessária a substituição de equipamentos que estavam queimados. Outra situação foi a troca de cabos cortados.

“Estamos tendo muito trabalho em relação ao furto de cabos em praças e arenas esportivas. Na Veiga Cabral, tivemos que substituir equipamentos danificados de alto valor de mercado. Ou seja, um prejuízo para os cofres públicos que precisam repor. Mesmo assim, novamente, fizemos os serviços e agora a população agradece”, explica o secretário de Iluminação Pública, Mizael Monteiro.

Jonhwene Silva

Assessor de comunicação/Macapaluz
 

·
Banned
Joined
·
24,970 Posts
Discussion Starter · #7 ·
TODA ILUMINADA, ARENA DE FAZENDINHA ESTÁ PRONTA PARA RECEBER ESPORTISTAS DURANTE AS NOITES DO MACAPÁ VERÃO
Escrito por Jonhwene Silva Ligado 11 Julho 2018. Publicado em Noticias


Com a intenção de receber centenas de amantes do beach soccer ou o popular futebol de areia, a arena do balneário de Fazendinha, que nesta época do ano tem um número significativo de visitantes devido ao Macapá Verão, está totalmente iluminada e pronta para receber as partidas. Os serviços foram feitos pela Prefeitura de Macapá em três dias.

O local recebeu a troca de lâmpadas, relés, substituição de cabeamento danificado e reparos na rede elétrica. Há pelo menos dois anos, as arenas não recebiam qualquer tipo de manutenção. Em virtude deste fato, foram identificados pontos falhos, o que acabam deixando a prática esportiva um pouco mais difícil.

Durante o Macapá Verão, a arena deverá receber torneios masculinos e femininos de futebol de areia, atraindo um grande número de torcedores e amantes do esporte. Os serviços de melhoria foram executados pela Secretaria de Iluminação Pública e, segundo o gestor da pasta, Mizael Monteiro, este tipo de trabalho está sendo feito em várias outras arenas da capital.

“Esses serviços foram executados em inúmeras arenas de Macapá em virtude das competições que ocorrem durante o ano. Especificamente na Fazendinha, intensificamos os trabalhos para receber os times que participarão dos torneios, os torcedores e os visitantes, no Macapá Verão. Tenho certeza que ficou muito bom”, finaliza.

Jonhwene Silva

Assessor de comunicação/Macapaluz
 

·
No centro do planeta
Joined
·
3,355 Posts
Apenas destacando o que o Amapaense tinha postado no final do outro thread..

Aos poucos, o Parque do Forte está sendo reformado. Passei por lá no domingo e vi que aquele guarda-corpo branco que circula a orla foi todo pintado. Além disso, vi que melhoraram o gramado, principalmente, na área em frente ao Banco do Brasil, além de ajeitarem calçadas e algumas plantas.

Há um mês, também vi que haviam reformado algumas partes onde ficavam alguns chafarizes, mas sem o sistema de água funcionando ainda.
 
  • Like
Reactions: Amapaense

·
Banned
Joined
·
24,970 Posts
Discussion Starter · #9 · (Edited)
APÓS “APAGÃO” NA CLAUDOMIRO DE MORAES, PREFEITURA SOLUCIONA PANE NA ILUMINAÇÃO DA VIA
Escrito por Jonhwene Silva Ligado 15 Julho 2018. Publicado em Noticias



Após um serviço malsucedido de um comerciante na Rua Claudomiro de Moraes, principal via do bairro Congós, na zona sul da cidade, no sábado, 14, que causou um “apagão” no sistema de iluminação pública da rua, a Prefeitura de Macapá conseguiu solucionar o problema em tempo hábil. Tudo teria se originado quando o comerciante teria escavado para fixar a cerca de uma planta. Sem querer, acabou atingindo uma alavanca do condutor no circuito e, consequentemente, desligando o sistema.

Poucas horas após serem informados, técnicos da Secretaria de Iluminação Pública estavam na área empenhados para resolver o impasse. Depois de algumas horas, os servidores conseguiram sanar o problema e restabeleceram o sistema, sem causar grandes transtornos aos moradores e ao logradouro público. “Tivemos conhecimento dessa situação ainda durante a tarde deste sábado e, prontamente, enviamos nossos técnicos, que, rapidamente, identificaram o problema. Inevitavelmente, algum transtorno foi gerador no início da noite, mas conseguimos em tempo recorde solucionar o ocorrido. O sistema já foi religado”, afirmou o secretário de Iluminação Pública, Mizael Monteiro.

Jonhwene Silva

Assessor de comunicação/Macapaluz

A Claudomiro é outra via q ficou bem melhor iluminada nos ultimos meses.
 

·
Banned
Joined
·
24,970 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Projeto de megaporto no Amapá será apresentado nesta sexta-feira

Governo do Estado


Segmentos econômicos e lideranças populares de todo o Estado irão conhecer, nesta sexta-feira (13), no auditório do Sebrae de Macapá, o projeto “Amapá 30 anos Mais”. O estudo, feito por PHDs ligados à Universidade de São Paulo (USP), mostra que o Estado tem as condições ideais para ter um dos maiores portos do mundo.

O projeto foi idealizado pelo vice-presidente mundial da Praticagem, Ricardo Falcão. A praticagem é o serviço de manobras de atracação e desatracação em portos que possibilita a segurança das embarcações e integridade dos rios.

Falcão vem defendo que uma região de aproximadamente 35 quilômetros em linha contínua, entre Macapá e o sul do município de Itaubal, possui as maiores profundidades e espaço para giros dos maiores navios do mundo, com até 400 metros de comprimento e capacidade para transportar até 22 mil.

Equipes de duas empresas ligadas à USP passaram os últimos meses escrevendo o projeto, que terá informações sobre investimentos, previsão de faturamento e custo de operação, além do perfil das cargas que poderão ser exportadas por ele, como grãos, minérios, contêineres, madeira e outros produtos.

O projeto também defende investimentos na ampliação dos berços de atracação da Companhia Docas de Santana (CDSA), da necessidade de sondagem de canais nas imediações de Santana e Mazagão, além da criação de um Porto Alfandegário no município de Oiapoque.

O projeto será apresentado pelo professor Phd Felipe Ruggeri. Também haverá uma palestra sobre os desafios e potenciais do porto de Santana. Empresários do setor produtivo, comércio e serviços, além de estudantes e autoridades também estarão presentes ao evento, que será realizado no Auditório Santana, do Sebrae, a partir das 8h, quando haverá um café da manhã. O Sebrae fica na Avenida Ernestino Borges, no Bairro do Laguinho.

http://www.cleberbarbosa.net/projeto-de-megaporto-no-amapa-sera-apresentado-nesta-sexta-feira/
 

·
Banned
Joined
·
24,970 Posts
Discussion Starter · #12 ·
PROJETO DE NOVO PORTO NO AMAPÁ APRESENTADO HOJE NO SEBRAE


O estudo apresentado nesta sexta-feira (13), no Sebrae de Macapá, por um dos PHDs que escreveu o projeto “Amapá, 30 anos mais”, demonstra que o futuro megaporto poderá dar retorno aos investidores em apenas 8 anos.

A apresentação foi feita pelo pós-doutor em engenharia naval pela USP, Felipe Rugeri, diretor da empresa Argonáutica. O projeto foi encomendado pelo vice-presidente mundial da Praticagem, Ricardo Falcão.

Falcão tem defendido a criação de uma nova região portuária, entre Macapá e o município de Itaubal, na região conhecida como “Pau Cavado”.

“O porto poderá receber os maiores navios do mundo para o transporte de graneis (grãos) e contêineres, podendo também atrair outras cargas”, explicou o professor.

Com apenas 31 anos, Rugeri também é doutor em ciências e já atuou em mais de 130 projetos portuários pelo Brasil.

O estudo concluiu que se todos os 35 quilômetros de área contínua forem construídos, o que levará pelo menos 30 anos, o Amapá terá o terceiro maior porto do mundo e o maior do Brasil. No entanto, o projeto mostrou que apenas o primeiro módulo do porto, que poderá ser construído em apenas 4 anos, já compensará o investimento somente para atender as cargas de grãos e outros produtos do Amapá.

As principais vantagens do Pau Cavado são as profundidades sem necessidade de dragagem (de até 30 metros) e o espaço do canal para giro de navios com até 400 metros de comprimento sem o auxílio de rebocadores, o que costuma encarecer muito as operações portuárias no Brasil.

A construção do complexo em Santana e na região do Pau Cavado precisará de capital estrangeiros e organização do poder pública na destinação das terras e outros ajustes para atração de investidores.

Santana

Falcão também fez uma palestra sobre o potencial portuário do município de Santana, e apresentou uma maquete eletrônica em 3D mostrando como pode ser um porto construído onde hoje está a comunidade do Elesbão.

A construção do complexo em Santana e na região do Pau Cavado precisará de capital estrangeiro e organização do poder público na destinação das terras e outros incentivos para atração de investidores.

“O estudo comprova a viabilidade técnica do porto, ou seja, que é possível construí-lo sem muitos desafios de engenharia. E também está provada a sua viabilidade econômica, já que esse empreendimento dará lucro em menos de 10 anos”, comentou Ricardo Falcão.

Um aplicativo para smartphones (android) e iphones (IOS) também explica em vídeos alguns aspectos do projeto. O app já pode ser baixado gratuitamente na loja virtual Google Store para Android. A Apple Store deve liberar os downloads nos próximos dias.

A apresentação atraiu representantes do setor produtivo, da classe política e autoridades do Senado e do governo do Estado.

Fonte: selesnafes.com
 

·
Banned
Joined
·
24,970 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Mais imagens liberadas da área de Check in, baseada nos aeroportos mais modernos mundo afora.

"PROJETO DO NOVO AEROPORTO DE MACAPÁ ENTREGUE! FIZ UMA DIFERENCIAÇÃO NAS CORES DAS CIAS AÉREAS NA ÁREA DE CHECK IN COM ILUMINAÇÃO EM RGB DAS SANCAS! UMA EXCLUSIVIDADE E NOVIDADE NO BRASIL! @ Aeroporto Internacional de Macapá - Alberto Alcolumbre - MCP











SAGUÃO PRINCIPAL E MARQUISE DO NOVO AEROPORTO DE MACAPÁ! @ Aeroporto Internacional de Macapá - Alberto Alcolumbre - MCP















https://www.facebook.com/isowatt.com.br/
 

·
Banned
Joined
·
24,970 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Deputado denuncia de missão em massa de funcionários de mineradora em Serra do Navio e Pedra Branca
A mineradora chegou a soltar uma nota em sua página na internet informando que o empreiteiro brasileiro U&M de Minas será seu único fornecedor.




O deputado estadual Pedro DaLua (PSC) disse nesta terça-feira (17) que pediu explicações sobre a demissão em massa que a mineradora autraliana Beadell estaria fazendo nos municípios de Serra do Navio e Pedra Branca, onde explora ouro. Segundo o parlamentar, com a entrada da U&M, uma empresa mineira que presta serviços à mineradora, os amapaenses ficaram sem emprego, já que U&M traz maioria de fora do estado, e empresas locais sem serviço.

“Fiquei sabendo que U&M, empresa terceirizada pela Beadell, se aliou a um vereador de Pedra Branca o qual se encarrega de “segurar a Câmara” contra possíveis investidas em virtude de a empresa não contratar pessoas do lugar”, afirmou DaLua.

A mineradora chegou a soltar uma nota em sua página na internet informando que o empreiteiro brasileiro U&M de Minas será seu único fornecedor. “Esse vereador é o único que está se dando bem no negócio. Já alugou hotel à U&M, alugou veículos, alugou ônibus e do dia pra noite está com patrimônio enorme”, denunciou o deputado.

Segundo DaLua, a Beadell e sua empreiteira U&M estão fazendo o que querem em Serra do Navio. Não contratam pessoas locais e demitiram mais de 200 empregados na semana passada. Não querem empresas locais e suspenderam o pagamento de tributos locais à prefeitura de Pedra Branca. “Ou seja: querem só levar o ouro e deixar o amargor ao povo do Amapá. É uma nova Zamin. Um novo golpe está acontecendo”, denunciou. Os prefeitos dos dois municípios ainda não se manifestaram.

https://www.diariodoamapa.com.br/ca...-mineradora-em-serra-do-navio-e-pedra-branca/
 

·
Banned
Joined
·
24,970 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Justiça estende prazo para regulação de contrato das obras do Miracema

Obras do empreendimento foram lançadas no mês de maio deste ano. Prazo para execução é 2 anos.


DA REDAÇÃO


A Justiça Federal no Amapá determinou, liminarmente, mais dois meses de prazo para que o consórcio de empresas vencedor da licitação para as obras do Conjunto Miracema solucione pendências contratuais junto à Caixa Econômica Federal (CEF) para garantir a continuidade do empreendimento, iniciado no mês de maio deste ano. O pedido foi feito pelo Estado, por receio de perder os recursos para construção de 500 habitações.

Uma das empresas que compõe o consórcio deixou o empreendimento, o que gerou trâmites burocráticos no contrato com a CEF – agente financeiro do Programa Minha Casa, Minha Vida, que garante os recursos para as obras do Conjunto Miracema. Para piorar a situação, uma portaria do Ministério das Cidades, obriga todos os empreendimentos do programa apresentarem os contratos de obras devidamente legalizados até este mês.

Contudo, é necessário mais tempo para que as pendências no caso do Miracema sejam resolvidas. O prazo, que terminou no domingo (15), foi estendido pela Justiça Federal no Amapá.

Na decisão, o juiz Leonardo Hernandez Santos Soares considerou que “as pendências apresentadas põem em risco um projeto habitacional de enorme alcance social, principalmente diante da possibilidade concreta de se perder, definitivamente, essas unidades habitacionais caso o contrato não seja celebrado”.

O Conjunto Miracema está sendo edificado às margens da rodovia Norte Sul, na zona norte de Macapá. Nesta primeira etapa, serão erguidos 480 apartamentos e 20 casas num período de dois anos, com investimento de R$ 40 milhões. No total, são previstas 2 mil moradias no conjunto.

https://selesnafes.com/2018/07/just...acao-contrato-das-obras-do-conjunto-miracema/
 

·
Por Aí.
Joined
·
486 Posts

·
Banned
Joined
·
24,970 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Reintegração de posse do Macapá Hotel é adiada

Empresa teria continuado a admitir novos funcionários mesmo após decisão judicial que pede a reintegração

DA REDAÇÃO


Foi ampliado de 15 para 90 dias, após decisão da Justiça do Amapá, o prazo para a reintegração de posse do Macapá Hotel em favor do executivo estadual. A decisão do desembargador Manoel Brito, proferida na terça-feira (17), leva em consideração o aporte físico e de pessoal envolvidos no caso.

De acordo com a decisão de Brito, quem dará uma decisão definitiva a situação será a câmara única do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), porém em data não comunicada.
Publicidade


Quem administra o hotel, atualmente, é a empresa C.F. Queiroz ME que, segundo ação movida contra o grupo pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), há uma dívida de R$ 2 milhões das duas empresas que exploraram o espaço nos últimos 20 anos.


Exploração irregular e dívidas pesam contra empresa que administra o espaço. Fotos: arquivo SN

Além disso, o hotel estaria sendo explorado irregularmente com a sublocação de dependências como estacionamentos, lanchonete, arena esportiva, espaço para shows e até para um parque de diversões.

Segundo o desembargador Manoel Brito, mesmo após as denúncias de irregularidades na exploração do hotel e no período de judicialização do caso, que ocorre desde fevereiro do ano passado, a empresa continuou com as atividades desenvolvidas e até admitindo novos funcionários.

Após a conclusão da reintegração de posse do Macapá Hotel, o futuro do estabelecimento é ainda incerto. Há um processo de leilão em andamento, mas também o Estado avalia repassar o prédio para a Amapá Previdência (Amprev) para a quitação de um débito.


Macapá Hotel nos anos 1960. Primeiras décadas de glória. Foto: Acervo Elen Nunes

História

O prédio hoje denominado de Macapá Hotel foi construído em 1944 pelo primeiro governo do ex-território federal do Amapá e na época foi batizado de Grande Hotel de Macapá.

O estabelecimento fica na Avenida Azarias Neto, num dos endereços mais privilegiados da capital, a orla do Rio Amazonas.

O hotel, que já foi classificado como 3 estrelas pela Embratur, no fim da década de 1980, entrou em decadência desde que deixou de ser administrado pela Rede Novotel, em meados da década de 1990.

https://selesnafes.com/2018/07/reintegracao-de-posse-do-macapa-hotel-e-adiada/
 

·
Banned
Joined
·
24,970 Posts
Discussion Starter · #19 ·
O Pequeno Carmelo de Macapá


Inaugurado em 1979, o Pequeno Carmelo de Santa Terezinha do Menino Jesus em Macapá foi o primeiro Carmelo da América Latina da Congregação das Irmãs Carmelitas de Santa Teresa de Florença. É aberto ao público de segunda a sexta, de 9h às 11h45 e das 14h30 as 17h30 com Adoração Eucarística e Canto das Vésperas. Às quintas-feiras e aos sábados, às 18h, com Celebrações Eucarísticas e aos domingos, às 17h, com Adoração Eucarística e, às 18h, o canto das Vésperas.
O Pequeno Carmelo fica na Av. Mãe Luzia, 1335 – Jesus de Nazaré.

https://www.alcinea.com/
 

·
Banned
Joined
·
24,970 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Alta na safra faz litro do açaí ser vendido a R$ 2 no Amapá; promoção viraliza na web
Foto de placas com baixo valor teve mais de 700 compartilhamentos em um perfil no Facebook.

Por Jorge Abreu, G1 AP, Macapá


18/07/2018 08h13 Atualizado há 8 horas

Foto de placas com preço de R$ 2 o litro do açaí em Santana chamou atenção (Foto: Facebook/Reprodução) Foto de placas com preço de R$ 2 o litro do açaí em Santana chamou atenção (Foto: Facebook/Reprodução)
Foto de placas com preço de R$ 2 o litro do açaí em Santana chamou atenção (Foto: Facebook/Reprodução)

A foto de uma promoção - que durou três dias - do litro da vitamina do açaí ao valor de R$ 2 foi o suficiente para chamar a atenção na internet e dos moradores do município de Santana, a 17 quilômetros de Macapá. A alta safra do produto fez o preço despencar em diversas batedeiras do estado.

Em um perfil no Facebook, a foto de placas oferecendo açaí a R$ 2 em dois empreendimentos santanenses chegou a ter mais de 700 compartilhamentos. Um internauta de Roraima chegou a comentar na postagem: “aqui o litro chega a custar R$ 20”.

Vitamina do açaí é um dos alimentos mais procurados por amapenses (Foto: Jorge Abreu/G1) Vitamina do açaí é um dos alimentos mais procurados por amapenses (Foto: Jorge Abreu/G1)
Vitamina do açaí é um dos alimentos mais procurados por amapenses (Foto: Jorge Abreu/G1)
Segundo a Associação dos Batedores de Açaí do Amapá (Asbam), a alta safra iniciou em junho e segue até fim de agosto. O preço final depende da compra da saca do fruto. Na capital, o valor do litro varia de R$ 5 a R$ 12.

Após os três dias de promoção, a batedeira em Santana aumentou o preço para R$ 3, o que ainda é considerado bem abaixo da média. Para a representante do empreendimento, Vanessa dos Santos, de 24 anos, a queda no valor foi para chamar a atenção e satisfazer os clientes.

“Como estamos com a alta safra, a gente aproveita para fazer a promoção. Mesmo lucrando pouco, a gente ajuda a população a consumir um produto de boa higiene e qualidade. Todos os preços estão subindo, mas o do açaí segue em conta. No primeiro dia, os clientes fizeram fila de dobrar a rua”, relatou.

Pedreiro Elizeu Rodrigues conta que ele e a família amam açaí (Foto: Jorge Abreu/G1)
Apaixonado pelo fruto, o pedreiro Elizeu Rodrigues, de 38 anos, comemorou a baixa do preço. Ele conta que na casa onde mora com a família o açaí é “sagrado”. Para o trabalhador, a promoção surpreendeu bastante.

“O preço tá muito bom, cheguei a comprar até de R$ 2. Tá bem barato. E se não tiver açaí em casa, ninguém almoça. Somos sete pessoas em casa, com minha esposa e cinco filhos. Em outros lugares, vejo preço do açaí a R$ 8”, relatou, animado.

https://g1.globo.com/ap/amapa/notic...a-r-2-no-amapa-promocao-viraliza-na-web.ghtml
 
1 - 20 of 6286 Posts
Top