SkyscraperCity banner

1 - 20 of 178 Posts

·
Registered
Joined
·
28,342 Posts


Amareleja é uma freguesia portuguesa do concelho de Moura, na região do Alentejo, com 108,34 km² de área e 2 564 habitantes (2011).

É famosa pelos constantes recordes de temperatura máxima (47.4 °C). Durante muitos anos, até ao século XX, por causa da sua área, foi considerada a maior aldeia de Portugal. O vinho, o queijo branco de ovelha e o porco preto local são parte da culinária de Amareleja. A freguesia possuía em tempos a maior central mundial de energia solar. Está próxima do Alqueva, do Rio Ardila e do Castelo de Noudar.

Em 10 de Abril de 1677, o então padre da freguesia escreveu no termo de abertura de um livro de registo de visitas: "Freguesia de nossa Sª. de Concepsao de Marileiga …". Data de 1 de Abril de 1695, um documento que se refere ao "lugar de Nossa Senhora da Conceição de Mareleja".

Outra opinião diz que o nome surgiu devido à abundância de flores amarelas nos campos circundantes, pelo que os primeiros povoadores (possivelmente pastores da Beira Baixa) lhe chamavam "Campo das Amarelas" .

Ainda hoje existem duas propriedades entre a povoação e a fronteira de Espanha, cujos nomes são Amarelas e Amarela.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Amareleja





http://portugalfotografiaaerea.blogspot.pt/2011/04/amareleja.html













 

·
Moderator
Joined
·
179,808 Posts
Amareleja: Torre do Relógio vai ser requalificada

http://www.diarioimobiliario.pt/Act...releja-Torre-do-Relogio-vai-ser-requalificada





Apesar das restrições orçamentais vamos assistindo a um lento recuperar do património histórico durante tantos anos desprezado. Um exemplo mais chega-nos da Amareleja, no concelho alentejano de Moura. O contrato da empreitada de requalificação da Torre do Relógio de Amareleja foi assinado ontem.

No seu discurso, o Presidente da Câmara Municipal de Moura, Santiago Macias, frisou a importância da recuperação do imóvel para a Amareleja, uma vez que, depois de concluída a intervenção, será possível utilizá-lo com maior frequência e para diferentes situações.

O projecto da Torre do Relógio prevê a requalificação daquele espaço de modo a permitir diferentes utilizações: religiosa, cultural (exposições, feira do livro etc.) e musicais e a criação de uma cobertura, parcialmente amovível, o que permitirá a utilização em diferentes alturas do ano. A obra tem um custo superior a 496 mil euros e será financiada em 85 pelo ‘Alentejo 2020’ – Programa Operacional Regional do Alentejo.
 

·
Premium Member
Joined
·
71,549 Posts
que cobertura terá?
O projecto da Torre do Relógio prevê a requalificação daquele espaço de modo a permitir diferentes utilizações: religiosa, cultural (exposições, feira do livro etc.) e musicais e a criação de uma cobertura, parcialmente amovível, o que permitirá a utilização em diferentes alturas do ano.
A ver vamos.
 
1 - 20 of 178 Posts
Top