SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 20 Posts

·
Ser paraense é atitude!
Joined
·
4,845 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)


Amazônia Fashion Week
O maior evento de moda da Amazônia.

Cada vez mais sintonizado com o jeito de ser e vestir do povo brasileiro e em especial da região amazônica, vem aí o Amazônia Fashion Week, em sua terceira edição. Serão 34 desfiles com mais de 600 looks mostrados nas passarelas montadas no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, Teatro Gasômetro e Hotel Crowne Plaza, música da melhor qualidade e um especial clima de festa.
De 15 a 20 de novembro de 2009, a cidade vai respirar, ver e sentir moda, porque o Amazônia Fashion Week é a afirmação de nossa cultura através da moda. Tal qual se apresenta na peculiar região amazônica, a produção de moda nas diversas regiões brasileiras reflete a cultura e a história dessas sociedades, que acima de serem paraenses, amazônicas ou nordestinas, são legitimamente brasileiras.


Sobre o Amazônia Fashion Week...​

A COSTAMAZÔNIA – Associação de Costureiras e Artesãs da Amazônia vem realizando há seis anos, o EPAMA – Encontro Paraense de Moda e Artesanato, este ano já partindo para suas nona e décima edições. E já realizou duas edições do Amazônia Fashion Week.

Esclarecemos que são acontecimentos inéditos em nosso Estado, cuja finalidade é tornar conhecida a produção artesanal local e inserir definitivamente o Pará no roteiro dos grandes centros produtores de moda e artesanato de nosso país.

O projeto nasceu de uma pesquisa que revelou que a indústria de moda passou a representar parcela significativa do produto interno bruto brasileiro e a gerar um grande número de empregos. E mais ainda, que o diferencial está na produção com toques artesanais, o famoso hand made, tão valorizado no mercado internacional.

O 1º EPAMA, em novembro de 2003, teve como objetivo principal divulgar o que nosso Estado produz utilizando nossos materiais, tais como fibras, raízes, sementes e outros tipos de materiais alternativos, que podem ser utilizados como fonte geradora de empregos e recursos para o Estado do Pará. Resultado disso foi a criação da COSTAMAZÔNIA-Associação de Costureiras e Artesãs da Amazônia, que há três anos vem desenvolvendo um trabalho artesanal de primeira linha e cumprindo seu papel de valorizar o que o Pará e a Amazônia têm de bom, agora realizando trabalhos de responsabilidade social em comunidades carentes, atuando num papel de Organização não Governamental (ONG).

Dando continuidade a esse trabalho, foi realizado em 2004, o 2º EPAMA, que teve referência nacional no Jornal do Brasil e programa Mais Você, da Rede Globo.

Com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Pará, aconteceu no dia 4 de junho de 2005, no Teatro do Gasômetro, o Seminário de Tendências e lançamento do 3º EPAMA, com palestra da jornalista carioca Iesa Rodrigues, seguida de desfile da coleção de moda artesanal de várias estilistas locais.

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Belém, em novembro de 2005, aconteceram o 3º EPAMA e 1º Belém Fashion Arte, este último, um evento que reuniu moda, música e dança, no eixo Palácio Antonio Lemos e Pólo Joalheiro (Espaço São José Liberto), e que teve como convidada especial a jornalista Eloysa Simão, coordenadora do Fashion Rio e a participação do Grupo Quorum e do Grupo Folclórico Katumarã.

O projeto continuou em franco desenvolvimento, e a Costamazônia, realizou no dia 25 de maio de 2006, o Seminário de Lançamento do 4º EPAMA, com a participação especial da estilista baiana Márcia Ganem, que desfilou parte de sua coleção, seguida de show de música e dança, e um desfile, este último contando com roupas confeccionadas pelas comunidades Ilha São João e Ampagesta, ambas de Barcarena, que estão sendo treinadas pelas estilistas e artesãs da Costamazônia, num trabalho de responsabilidade social em parceria com a empresa Imerys Rio Capim Caulim.

Em novembro de 2006, de 08 a 12, mais uma vez com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Belém, aconteceram o 4º EPAMA e o 2º Belém Fashion Arte, com a participação das jornalistas Iesa Rodrigues, do Jornal do Brasil, e Celina de Farias, vice-presidente do Instituto Zuzu Angel de Moda. Também ministraram palestras as paraenses especialistas em moda, Almira Martins, Isadora Avertano Rocha e Felicia Assmar Maia. O evento foi merecedor de comentários elogiosos tanto no Jornal do Brasil quanto no site Estilo Iesa (cópias em anexo).

O Projeto Corte & Costura apresentou uma bela coleção de moda verão, no encerramento do evento, em desfile ao ar livre no Forte São Pedro Nolasco, na Estação das Docas.

Em 2007, com o apoio do Governo do Estado do Pará, foram realizados o Encontro Paraense de Moda e Artesanato – 5ª e 6ª edições, e a Amazônia Fashion Week – 1ª edição. A 5ª edição do EPAMA incluiu um Seminário, que aconteceu nos dias 17 e 18 de maio, com a presença da jornalista Carol Garcia, professora da Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo, e repórter da revista L’Officiel Brasil, que ministrou palestra sobre o tema do evento: “A roupa em construção”, contando também com desfiles de moda com música ao vivo e a abertura da exposição “O Pará faz moda: de Dener às passarelas do século XXI”. Nessa edição do evento, foi lançada a grife “Iara”, da primeira turma do Projeto Corte & Costura, em desfile no Museu da Universidade Federal do Pará.

O Amazônia Fashion Week aconteceu de 06 a 11 de novembro de 2007, com 22 desfiles de grifes locais e nacionais, além de cursos, oficinas e shows de música e dança, tendo como espaços o Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, Memorial dos Povos, Teatro do Gasômetro e Hotel Crowne Plaza. Na abertura, foi lançado o livro “O Pará faz moda: de Dener às passarelas do século XXI”, de autoria de Felicia Assmar Maia e Isadora Avertano Rocha. Participaram do evento as jornalistas Diana Galvão, do Rio de Janeiro e Patrícia Garcia, de São Paulo. A grife “Iara” participou do evento com um desfile de moda praia no Memorial dos Povos.

A quinta edição do Encontro de Moda no Pará foi objeto de interessante matéria na edição de agosto da Revista L’Officiel Brasil, dando ênfase para a criatividade local e o uso de materiais alternativos para agregar valor à moda.

O Amazônia Fashion Week foi focalizado pelas revistas especializadas em moda “World Fashion” e “Profashional”.

No ano de 2008, aconteceu o 1º FORMODA – Fórum de Moda da Amazônia, nos dias 3, 4 e 5 de abril, na Faculdade do Pará, quando foram discutidos importantes assuntos ligados ao mercado da moda na região amazônica. Nesse evento aconteceu a primeira apresentação da produção da segunda turma do Projeto Corte & Costura, que havia iniciado em fevereiro de 2008.

Em 2008, foi realizada também a sétima edição do EPAMA – Encontro Paraense de Moda e Artesanato, nos dias 16 e 17 de maio, no Teatro Estação Gasômetros, com palestra da jornalista e professora da Universidade Anhembi Morumbi, Carol Garcia e desfiles de várias grifes locais. O Projeto Corte & Costura apresentou uma coleção de camisetas customizadas, como tema “Brasilidade”.

Em agosto de 2008, aconteceu o lançamento da segunda edição do Amazônia Fashion Week, evento que teve como sede um casarão centenário da Rua João Alfredo. O tema do evento foi “Da belle époque ao século XXI”. Exposições e desfiles marcaram a reinauguração do prédio e naquela ocasião foi lançada a grife “Arte da Ilha”, da segunda turma do Projeto Corte & Costura.

A segunda edição do Amazônia Fashion Week aconteceu de 16 a 21 de novembdo de 2008, no eixo Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, no Hotel Crowne Plaza e no Teatro Estação Gasômetro, além de um desfile a bordo do barco Tribo dos Caiapós., somando um total de 27 grifes, sendo que 17 delas regionais.

O evento teve a participação especial da jornalista Ana Célia Aschenbach, diretora de redação da revista Manequim, que proferiu a palestra: “50 anos de Moda por Manequim”. A grife “Arte da Ilha” apresentou sua primeira coleção de moda infantil, que inclusive teve comentário na cobertura do evento na revista Manequim e no seu site www.manequim.com.br.

O Amazômnia Fashion Week- 2009 teve o apoio do Governo do Estado do Pará, da Prefeitura Municipal de Belém e do SEBRAE, além de ter alavancado importantes parcerias com empresas e instituições da sociedade civil.

Para ano de 2009, a Costamazônia já planejou a realização do EPAMA, cuja nona edição aconteceeu nos dias 14 e 15 de maio, e décima edição, concomitantemente com o Amazônia Fashion Week ( 3ª edição), no período de 15 a 20 de novembro.


EPAMA

O EPAMAEncontro Paraense de Moda e Artesanato constitui verdadeiro marco no movimento de moda na região amazônica. A ele seguiram-se outros movimentos que têm culminado com o aquecimento do mercado de moda na região. Foi o sucesso do EPAMA, após a realização de sua sétima edição que levou à criação do Amazônia Fashion Week, demonstrando que a moda regional já estava amadurecida para sustentar um evento de tamanha envergadura. Com certeza, um salto de qualidade.

Criado em 2003 com as qualidades de pioneiro e futurista, o Encontro vem cumprindo sua função, que é a de proporcionar a aquisição de conhecimento na área de moda e a capacitação da mão-de-obra local com vistas à criação de um pólo de moda no norte do Brasil, tendo como referência a cidade de Belém.

Em novembro de 2009, será realizada a décima edição do EPAMA concomitantemente com a realização da terceira edição do Amazônia Fashion Week.


* Confira as edições anteriores do EPAMA e quem já participou como palestrante:

1º EPAMA: “O Estilo do Século XXI”: novembro de 2003 – Regina Martelli, editora de moda da TV Globo.

2º EPAMA: “Chique é ser diferente”: novembro de 2004 - Iesa Rodrigues, editora de moda do Jornal do Brasil (RJ), Cristina Franco, jornalista e Marília Carneiro, figurinista da Rede Globo.

3º EPAMA: “Marcas do que se foi”: novembro de 2005 – Eloísa Simão, jornalista e ex-coordenadora do Fashion Rio e Iesa Rodrigues, editora de moda do Jornal Brasil

3º EPAMA: “Marcas do que se foi”: novembro de 2005 – Eloísa Simão, jornalista e ex-coordenadora do Fashion Rio e Iesa Rodrigues, editora de moda do Jornal Brasil

4º EPAMA: “Do lado de baixo do equador”: novembro de 2006 – Márcia Ganen, estilista baiano, Iesa Rodrigues, editora de moda do Jornal do Brasil e Celina de Farias, vice-presidente do Instituto de Moda Zuzu Angel.

5º EPAMA: “A roupa em construção”: maio de 2007 – Carol Garcia, jornalista e professora da Universidade Anhembi Morumbi (SP).

6º EPAMA: “Identidade Brasileiras”: novembro 2007 – Diana Galvão, jornalista do jornal World Fashion (SP) e Patrícia Garcia, jornalista da revista Profhassional (SP).

7º EPAMA: “Em busca da Brasilidade”: maio de 2008 – Carol Garcia, jornalista e professora da Universidade Anhembi Morumbi (SP).

8º EPAMA: “Brasilidade de Multiculturalismo”: novembro de 2008 – Ana Célia Aschenbach, diretora de redação da Revista Manequim, da Editora Abril.

9º EPAMA: “Moda e Mito”: maio de 2009 – Sinome Esmanhotto, jornalista da Revista Vogue.

10ª EPAMA: novembro de 2010 – "Do sonho à realidade", com a participação da jornalista Iesa Rodrigues, do stylist Alexandre Schnabl e da fotógrafa Inês Rosário, todos do Jornal do Brasil.

11º EPAMA: VIVER A MODA – Foi realizado nos dias 14 e 15 de maio de 2010, no Teatro Estação Gasômetro e Espaço São José Liberto, a 11ª edição do EPAMA com a participação especial da jornalista Carol Garcia, de São Paulo, que proferiu a palestra “Moda na América Latina”. O evento abriu espaço para a apresentação de seis coleções assinadas por alunos do Curso de Design de Moda da Faculdade Estácio de Sá/Faculdade do Pará.




Site Oficial: Amazônia Fashion Week
 

·
Rudie Can't Fail
Joined
·
471 Posts
Muito legal a programação dessa semana de moda. Legal que a Amazônia tenha uma representação de moda que vá além dos desfiles e proporcione também discussões acadêmicas, formação e debates. Parabéns a Belém.

Falando nisso, alguém saberia descrever um pouco como é o mercado de moda nessas bandas?
 

·
/lixa
Joined
·
3,412 Posts
Muito legal! agora é que a região norte está começando a entrar no mercado da moda. Esse evento vai ajudar muito, principalmente por causa do "Amazônia", creio eu. Com ele talvez a moda da Amazônia seja mais divulgada principalmente fora do Brasil, onde eles dão mais valor.

Muito legal a programação dessa semana de moda. Legal que a Amazônia tenha uma representação de moda que vá além dos desfiles e proporcione também discussões acadêmicas, formação e debates. Parabéns a Belém.

Falando nisso, alguém saberia descrever um pouco como é o mercado de moda nessas bandas?
Pois é, parece que a região norte tem um enorme potencial, principalmente relacionado à coisas da floresta. A Unama (Universidade da Amazônia) foi a primeira instituição a ter um curso de moda, que se não me engano já formou a primeira turma. Não sei se já há outros cursos em outros locais da nossa região. O mercado de trabalho é muito bom devido não ter muitas pessoas qualificadas pra trabalhar com isso.
 

·
\,,/
Joined
·
6,128 Posts
Além do deste Amazônia Fashion Week que acontecerá em novembro, outro grande evento de moda acontece na capital paraense mês que vem.

"Rodrigo Lombardi, o Raj de Caminho das Índias, desembarca em Belém no próximo mês. Ele virá desfilar no maior evento de moda da city, o Belém Fashion Days, do Shopping Pátio Belém. O evento já está com data confirmada, será nos dias 11,12 e 13 de agosto, no Hangar."

"Além de ser responsável pela maior movimentação do mercado da moda no Pará, o evento também é considerado o maior da região Norte/ Nordeste e está entre os 5 maiores do Brasil. Mais uma vez o evento será realizado no Pavilhão de Feiras do Hangar.Só no ano passado, mais de 20 mil pessoas passaram pelo local. "


Fonte: Coluna ParáNews do dia 21/07/2009
 

·
Ser paraense é atitude!
Joined
·
4,845 Posts
Discussion Starter · #6 ·
O mercado de moda pra cá tah crescendo!!! ^^
 

·
Life is simple!
Joined
·
945 Posts
Pois é cara, tenho acompanhado algumas notícias e me surpreendido bastante pro lado positivo. Este é um mercado cheio de visibilidade e muitíssimo lucratico . Parabéns a Belém.
 

·
Ser paraense é atitude!
Joined
·
4,845 Posts
Discussion Starter · #8 ·
Pois é cara, tenho acompanhado algumas notícias e me surpreendido bastante pro lado positivo. Este é um mercado cheio de visibilidade e muitíssimo lucratico . Parabéns a Belém.
O bom é que já temos um dos maiores eventos de moda do país! ^^

1- Amazônia Fashion Week
2- Belém Fashion Days
 

·
Ser paraense é atitude!
Joined
·
4,845 Posts
Discussion Starter · #10 ·
:hilarious
 

·
Ser paraense é atitude!
Joined
·
4,845 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Amazônia Fashion Week é novo cliente da Gaby​


A Gaby Comunicação é a agência responsável pela conta de Assessoria de Imprensa da IV edição do Amazônia Fashion Week – AFW - e XII edição do Encontro Paraense de Moda e Artesanato – EPAMA, eventos realizados com objetivo de tornar conhecida a produção de moda da região Norte.

Coordenados pela COSTAMAZÔNIA – Associação de Costureiras e Artesãs da Amazônia – os dois eventos visam inserir o Pará na rota dos grandes centros produtores de moda e artesanato do país. O tema deste ano “Caminhos da Moda” tem como enfoque as diversas manifestações da moda, na profissão, no estilo de vida e na diferenciação da condição humana.

Além de revelar novos talentos, o Projeto AFW tem ações de responsabilidade social. Nessa edição, o trabalho desenvolvido pelo Projeto Arte Mães, realizado em parceria com a Imerys em Barcarena, será apresentando no evento.

O lançamento oficial acontecerá em 14 de agosto, no Restaurante Pier 47, com desfile de moda e show de banda regional. Em novembro, de 07 a 13, acontecerá à programação de palestras, oficinas, mesas de debates, standes de produtos, desfiles e apresentações culturais. Os locais que receberão o evento são: Hangar, Estação Gasômetro, Espaço São José Liberto e Faculdade do Pará. Visite o site: www.amazoniafashion.com.br


Fonte - http://www.gabycomunicacao.com.br/i...onia-Fashion-Week-e-novo-cliente-da-Gaby.html
 

·
Registered
Engenheiro Civil
Joined
·
10,131 Posts
Pois é, parece que a região norte tem um enorme potencial, principalmente relacionado à coisas da floresta. A Unama (Universidade da Amazônia) foi a primeira instituição a ter um curso de moda, que se não me engano já formou a primeira turma. Não sei se já há outros cursos em outros locais da nossa região. O mercado de trabalho é muito bom devido não ter muitas pessoas qualificadas pra trabalhar com isso.
Cesupa e FAP tem também!



Parabéns à Belém, sempre inovando na Amazônia! :cheers:
 

·
Ser paraense é atitude!
Joined
·
4,845 Posts
Discussion Starter · #16 ·
A região norte conta com dois grandes eventos de moda!

Pátio Belém fashion days e Amazônia Fashion Week!
:cheers:
 

·
Ser paraense é atitude!
Joined
·
4,845 Posts
Discussion Starter · #19 ·


Amazônia Fashion Week começa neste domingo

A quarta edição do maior evento de moda da Amazônia acontecerá no período de 07 a 13 de novembro. O “Amazônia Fashion Week” - AFW, destaca este ano o tema “Caminhos da Moda”, em uma semana de ações culturais, desfiles, shows e palestras em pontos turísticos de Belém, enaltecendo as diversas manifestações da moda como estilo de vida, através da profissão e no viés da sustentabilidade.

Tendências, produção, jornalismo especializado são alguns do temas que compõem a 12ª edição do Encontro Paraense de Moda e Artesanato – EPAMA, evento que acontecerá durante a 4ª edição do Amazônia Fashion Week, realizado pela Ong Costamazônia. O evento pretende reunir profissionais, estudantes e todos os que se interessam por moda no Pará.

Nesta edição, o AFW quer celebrar a beleza do ser e do viver amazônico. Sendo o calor e a chuva duas características típicas do Verão Amazônico, elas foram à inspiração para o lançamento da 4ª edição do AFW que aconteceu no mês de agosto.

Responsabilidade Social

Na 4ª edição do Amazônia Fashion Week haverá espaço para o projeto de responsabilidade social “Arte Mães”, realizado em Barcarena, com apoio da Associação de Costureiras e Artesãs da Amazônia em parceria com a Imerys e CEPAZ. O trabalho consiste na capacitação de futuras mães que moram no município com o objetivo de gerar emprego e renda. A ideia surgiu a partir do programa Ampagesta que oferece as grávidas, serviços de saúde, orientação médica e oficinas de corte e costura para confecção do enxoval do bebê.
Com o apoio da Costamazônia, desde o início do ano, turmas de 20 mulheres participam de duas aulas semanais para aprender a customizar produtos como bolsas, sacolas, roupas e muito mais. O viés do empreendedorismo é a novidade agregada ao curso oferecido pela associação, já que após o término deles, as mães podem usar as novas técnicas aprendidas para uma produção de baixo custo e de qualidade, gerando emprego e renda para suas famílias.

Sustentabilidade

O tema sustentabilidade esta em alta, desde a indústria têxtil aos profissionais de renome que provam: dá para ser sustentável no mercado onde o consumismo está em alta. Ser sustentável exige uma economia, reaproveitamento e maior duração das mercadorias. A moda se fundamenta no tempo de cada coleção, no descarte das peças e a substituição por novas tendências, motivada pelo consumismo.
Esses paradigmas estão sendo substituídos em um novo modelo em que roupas são bens de consumo indispensáveis e que podem gerar ativos ambientais e sociais. A designer e estilista, Mônica Martins, de São Paulo, que ministrou uma das oficinas, desenvolveu roupas com a técnica de moulage, que consiste na criação de peças na modelagem do corpo (ou no manequim).

Serviço:

Caminhos da Moda – Programação (07 a 13 de novembro)
07.11 – Hotel Hilton Belém (18h)
08.11 – Teatro Estação Gasômetro (19h)
09.11 – Hangar (18h)
10.11 – Hangar (18h)
11.11 – Hangar (18h)
12.11 – Faculdade Estácio de Sá/FAP (08h)
13.11 – Espaço São José Liberto (10h)

Encontro Paraense de Moda e Artesanato – EPAMA (12ª Ed.)
Dia: 12 de novembro, de 8h às 19h.
Local: Faculdade Estácio FAP.
Inscrições: Rua Manoel Barata, 1241 / sala 3 (sede da ONG Costamazônia).
Informações: 3224-1812 / 8421–6357 e no site www.amazoniafashion.com.br


Fonte - http://www.gabycomunicacao.com.br/index.php/Noticias/Amazonia-Fashion-Week-comeca-neste-domingo.html
 
1 - 20 of 20 Posts
Status
Not open for further replies.
Top