
Amazônia Fashion Week
O maior evento de moda da Amazônia.
Cada vez mais sintonizado com o jeito de ser e vestir do povo brasileiro e em especial da região amazônica, vem aí o Amazônia Fashion Week, em sua terceira edição. Serão 34 desfiles com mais de 600 looks mostrados nas passarelas montadas no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, Teatro Gasômetro e Hotel Crowne Plaza, música da melhor qualidade e um especial clima de festa.
De 15 a 20 de novembro de 2009, a cidade vai respirar, ver e sentir moda, porque o Amazônia Fashion Week é a afirmação de nossa cultura através da moda. Tal qual se apresenta na peculiar região amazônica, a produção de moda nas diversas regiões brasileiras reflete a cultura e a história dessas sociedades, que acima de serem paraenses, amazônicas ou nordestinas, são legitimamente brasileiras.
Sobre o Amazônia Fashion Week...
A COSTAMAZÔNIA – Associação de Costureiras e Artesãs da Amazônia vem realizando há seis anos, o EPAMA – Encontro Paraense de Moda e Artesanato, este ano já partindo para suas nona e décima edições. E já realizou duas edições do Amazônia Fashion Week.
Esclarecemos que são acontecimentos inéditos em nosso Estado, cuja finalidade é tornar conhecida a produção artesanal local e inserir definitivamente o Pará no roteiro dos grandes centros produtores de moda e artesanato de nosso país.
O projeto nasceu de uma pesquisa que revelou que a indústria de moda passou a representar parcela significativa do produto interno bruto brasileiro e a gerar um grande número de empregos. E mais ainda, que o diferencial está na produção com toques artesanais, o famoso hand made, tão valorizado no mercado internacional.
O 1º EPAMA, em novembro de 2003, teve como objetivo principal divulgar o que nosso Estado produz utilizando nossos materiais, tais como fibras, raízes, sementes e outros tipos de materiais alternativos, que podem ser utilizados como fonte geradora de empregos e recursos para o Estado do Pará. Resultado disso foi a criação da COSTAMAZÔNIA-Associação de Costureiras e Artesãs da Amazônia, que há três anos vem desenvolvendo um trabalho artesanal de primeira linha e cumprindo seu papel de valorizar o que o Pará e a Amazônia têm de bom, agora realizando trabalhos de responsabilidade social em comunidades carentes, atuando num papel de Organização não Governamental (ONG).
Dando continuidade a esse trabalho, foi realizado em 2004, o 2º EPAMA, que teve referência nacional no Jornal do Brasil e programa Mais Você, da Rede Globo.
Com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Pará, aconteceu no dia 4 de junho de 2005, no Teatro do Gasômetro, o Seminário de Tendências e lançamento do 3º EPAMA, com palestra da jornalista carioca Iesa Rodrigues, seguida de desfile da coleção de moda artesanal de várias estilistas locais.
Com o apoio da Prefeitura Municipal de Belém, em novembro de 2005, aconteceram o 3º EPAMA e 1º Belém Fashion Arte, este último, um evento que reuniu moda, música e dança, no eixo Palácio Antonio Lemos e Pólo Joalheiro (Espaço São José Liberto), e que teve como convidada especial a jornalista Eloysa Simão, coordenadora do Fashion Rio e a participação do Grupo Quorum e do Grupo Folclórico Katumarã.
O projeto continuou em franco desenvolvimento, e a Costamazônia, realizou no dia 25 de maio de 2006, o Seminário de Lançamento do 4º EPAMA, com a participação especial da estilista baiana Márcia Ganem, que desfilou parte de sua coleção, seguida de show de música e dança, e um desfile, este último contando com roupas confeccionadas pelas comunidades Ilha São João e Ampagesta, ambas de Barcarena, que estão sendo treinadas pelas estilistas e artesãs da Costamazônia, num trabalho de responsabilidade social em parceria com a empresa Imerys Rio Capim Caulim.
Em novembro de 2006, de 08 a 12, mais uma vez com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Belém, aconteceram o 4º EPAMA e o 2º Belém Fashion Arte, com a participação das jornalistas Iesa Rodrigues, do Jornal do Brasil, e Celina de Farias, vice-presidente do Instituto Zuzu Angel de Moda. Também ministraram palestras as paraenses especialistas em moda, Almira Martins, Isadora Avertano Rocha e Felicia Assmar Maia. O evento foi merecedor de comentários elogiosos tanto no Jornal do Brasil quanto no site Estilo Iesa (cópias em anexo).
O Projeto Corte & Costura apresentou uma bela coleção de moda verão, no encerramento do evento, em desfile ao ar livre no Forte São Pedro Nolasco, na Estação das Docas.
Em 2007, com o apoio do Governo do Estado do Pará, foram realizados o Encontro Paraense de Moda e Artesanato – 5ª e 6ª edições, e a Amazônia Fashion Week – 1ª edição. A 5ª edição do EPAMA incluiu um Seminário, que aconteceu nos dias 17 e 18 de maio, com a presença da jornalista Carol Garcia, professora da Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo, e repórter da revista L’Officiel Brasil, que ministrou palestra sobre o tema do evento: “A roupa em construção”, contando também com desfiles de moda com música ao vivo e a abertura da exposição “O Pará faz moda: de Dener às passarelas do século XXI”. Nessa edição do evento, foi lançada a grife “Iara”, da primeira turma do Projeto Corte & Costura, em desfile no Museu da Universidade Federal do Pará.
O Amazônia Fashion Week aconteceu de 06 a 11 de novembro de 2007, com 22 desfiles de grifes locais e nacionais, além de cursos, oficinas e shows de música e dança, tendo como espaços o Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, Memorial dos Povos, Teatro do Gasômetro e Hotel Crowne Plaza. Na abertura, foi lançado o livro “O Pará faz moda: de Dener às passarelas do século XXI”, de autoria de Felicia Assmar Maia e Isadora Avertano Rocha. Participaram do evento as jornalistas Diana Galvão, do Rio de Janeiro e Patrícia Garcia, de São Paulo. A grife “Iara” participou do evento com um desfile de moda praia no Memorial dos Povos.
A quinta edição do Encontro de Moda no Pará foi objeto de interessante matéria na edição de agosto da Revista L’Officiel Brasil, dando ênfase para a criatividade local e o uso de materiais alternativos para agregar valor à moda.
O Amazônia Fashion Week foi focalizado pelas revistas especializadas em moda “World Fashion” e “Profashional”.
No ano de 2008, aconteceu o 1º FORMODA – Fórum de Moda da Amazônia, nos dias 3, 4 e 5 de abril, na Faculdade do Pará, quando foram discutidos importantes assuntos ligados ao mercado da moda na região amazônica. Nesse evento aconteceu a primeira apresentação da produção da segunda turma do Projeto Corte & Costura, que havia iniciado em fevereiro de 2008.
Em 2008, foi realizada também a sétima edição do EPAMA – Encontro Paraense de Moda e Artesanato, nos dias 16 e 17 de maio, no Teatro Estação Gasômetros, com palestra da jornalista e professora da Universidade Anhembi Morumbi, Carol Garcia e desfiles de várias grifes locais. O Projeto Corte & Costura apresentou uma coleção de camisetas customizadas, como tema “Brasilidade”.
Em agosto de 2008, aconteceu o lançamento da segunda edição do Amazônia Fashion Week, evento que teve como sede um casarão centenário da Rua João Alfredo. O tema do evento foi “Da belle époque ao século XXI”. Exposições e desfiles marcaram a reinauguração do prédio e naquela ocasião foi lançada a grife “Arte da Ilha”, da segunda turma do Projeto Corte & Costura.
A segunda edição do Amazônia Fashion Week aconteceu de 16 a 21 de novembdo de 2008, no eixo Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, no Hotel Crowne Plaza e no Teatro Estação Gasômetro, além de um desfile a bordo do barco Tribo dos Caiapós., somando um total de 27 grifes, sendo que 17 delas regionais.
O evento teve a participação especial da jornalista Ana Célia Aschenbach, diretora de redação da revista Manequim, que proferiu a palestra: “50 anos de Moda por Manequim”. A grife “Arte da Ilha” apresentou sua primeira coleção de moda infantil, que inclusive teve comentário na cobertura do evento na revista Manequim e no seu site www.manequim.com.br.
O Amazômnia Fashion Week- 2009 teve o apoio do Governo do Estado do Pará, da Prefeitura Municipal de Belém e do SEBRAE, além de ter alavancado importantes parcerias com empresas e instituições da sociedade civil.
Para ano de 2009, a Costamazônia já planejou a realização do EPAMA, cuja nona edição aconteceeu nos dias 14 e 15 de maio, e décima edição, concomitantemente com o Amazônia Fashion Week ( 3ª edição), no período de 15 a 20 de novembro.
EPAMA
O EPAMA – Encontro Paraense de Moda e Artesanato constitui verdadeiro marco no movimento de moda na região amazônica. A ele seguiram-se outros movimentos que têm culminado com o aquecimento do mercado de moda na região. Foi o sucesso do EPAMA, após a realização de sua sétima edição que levou à criação do Amazônia Fashion Week, demonstrando que a moda regional já estava amadurecida para sustentar um evento de tamanha envergadura. Com certeza, um salto de qualidade.
Criado em 2003 com as qualidades de pioneiro e futurista, o Encontro vem cumprindo sua função, que é a de proporcionar a aquisição de conhecimento na área de moda e a capacitação da mão-de-obra local com vistas à criação de um pólo de moda no norte do Brasil, tendo como referência a cidade de Belém.
Em novembro de 2009, será realizada a décima edição do EPAMA concomitantemente com a realização da terceira edição do Amazônia Fashion Week.
* Confira as edições anteriores do EPAMA e quem já participou como palestrante:
1º EPAMA: “O Estilo do Século XXI”: novembro de 2003 – Regina Martelli, editora de moda da TV Globo.
2º EPAMA: “Chique é ser diferente”: novembro de 2004 - Iesa Rodrigues, editora de moda do Jornal do Brasil (RJ), Cristina Franco, jornalista e Marília Carneiro, figurinista da Rede Globo.
3º EPAMA: “Marcas do que se foi”: novembro de 2005 – Eloísa Simão, jornalista e ex-coordenadora do Fashion Rio e Iesa Rodrigues, editora de moda do Jornal Brasil
3º EPAMA: “Marcas do que se foi”: novembro de 2005 – Eloísa Simão, jornalista e ex-coordenadora do Fashion Rio e Iesa Rodrigues, editora de moda do Jornal Brasil
4º EPAMA: “Do lado de baixo do equador”: novembro de 2006 – Márcia Ganen, estilista baiano, Iesa Rodrigues, editora de moda do Jornal do Brasil e Celina de Farias, vice-presidente do Instituto de Moda Zuzu Angel.
5º EPAMA: “A roupa em construção”: maio de 2007 – Carol Garcia, jornalista e professora da Universidade Anhembi Morumbi (SP).
6º EPAMA: “Identidade Brasileiras”: novembro 2007 – Diana Galvão, jornalista do jornal World Fashion (SP) e Patrícia Garcia, jornalista da revista Profhassional (SP).
7º EPAMA: “Em busca da Brasilidade”: maio de 2008 – Carol Garcia, jornalista e professora da Universidade Anhembi Morumbi (SP).
8º EPAMA: “Brasilidade de Multiculturalismo”: novembro de 2008 – Ana Célia Aschenbach, diretora de redação da Revista Manequim, da Editora Abril.
9º EPAMA: “Moda e Mito”: maio de 2009 – Sinome Esmanhotto, jornalista da Revista Vogue.
10ª EPAMA: novembro de 2010 – "Do sonho à realidade", com a participação da jornalista Iesa Rodrigues, do stylist Alexandre Schnabl e da fotógrafa Inês Rosário, todos do Jornal do Brasil.
11º EPAMA: VIVER A MODA – Foi realizado nos dias 14 e 15 de maio de 2010, no Teatro Estação Gasômetro e Espaço São José Liberto, a 11ª edição do EPAMA com a participação especial da jornalista Carol Garcia, de São Paulo, que proferiu a palestra “Moda na América Latina”. O evento abriu espaço para a apresentação de seis coleções assinadas por alunos do Curso de Design de Moda da Faculdade Estácio de Sá/Faculdade do Pará.
Site Oficial: Amazônia Fashion Week