SkyscraperCity banner
1 - 20 of 89 Posts

·
Registered
1,017 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Depois de uma empreitada "bairrista", resolvi fotografar uma área central de Belo Horizonte. Para tanto, escolhi uma das principais avenidas da cidade: a avenida Amazonas. Esta é uma via enorme e com um imenso fluxo de trânsito. Começa na Praça da Estação, cruza a avenida Afonso Pena na Praça Sete e só vai terminar em Contagem. Dessa forma, ao seu longo trajeto, podemos encontrar exemplares arquitetônicos de vários períodos históricos. Entretanto, o trecho fotografado compreende apenas desde a Praça Raul Soares até a Avenida do Contorno. Esta avenida nos leva à Zona Oeste (Está explicado a escolha, né?!). Vamos lá!

01. Edifíco JK, projetado por Oscar Niemeyer como todos devem saber.

02.

03.

04.

05. Sede do Ministério da Cultura em Belo Horizonte. Lindo, né?!

06. Adjacências da avenida (Rua Timbiras).

07.

08. Adjacências da avenida. Aqui estamos na altura do bairro Barro Preto.

09. Eu acho essa casa maravilhosa! (Ad = adjacências).

10. (Ad).

11.

12.

13. Aqui há uma sequência de casarões lindos na avenida. Mas, infelizmente, todos completamente abandonados.

14.

15.

16.

17.

18.

19.

20.

21.

22. Colégio Santo Agostinho.

23.

24. Lateral do Colégio.

25. (Ad).

26. Cruzamento entre avenida Amazonas e Avenida Barbacena. Aqui estamos na altura do bairro Santo Agostinho.

27. Uma praçinha super chamozinha...

28.

29.

30.

31.

32.

33. A avenida estava tranquila assim porque eu aproveitei o feriado do dia 22/05 para fotografá-la...

34. (Ad).

35.

36. Avenida Barbacena.

37. (Ad).

38. Cruzamento das mesmas avenidas.

39.

40.

41.

42. (Ad) Eu simplesmente adoro essa casa!

43. (Ad).

44.

45. (Ad).

46.

47. (Ad).

48.

49.

50.

51. (Ad).

52.

53.

54. (Ad) Para festa de criança!

55. (Ad) Para gente grande!

56. (Ad).

57. (Ad).

58. (Ad).

59. (Ad).

60. (Ad).

61. (Ad).

62. (Ad).

63.

64. Panorâmica do bairro Gutierrez.

65. Outra praçinha.

66.

67. (Ad).

68. (Ad).

69. Cruzamento da avenida Amazonas com a avenida do Contorno. Termina área central de BH.

70. Vista da avenida Amazonas rumo à Zona Oeste.

71. (Ad).

72. Cruzamento da avenida Amazonas com avenida Francisco Sá. Aqui estamos na altura do bairro Gutierrez. Já é Zona Oeste.

73. Olhando para trás... Olhando para a área central.

74.

75.

76.

É isso! Obrigado!

·
Registered
1,017 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Que hora do dia vc tirou as fotos?

Gostei muito.
Entre (aproximadamente) 09:30 h da manhã às 12:30 h da tarde. Em alguns momentos a iluminação desse horário não fica boa... O que você achou?

Obrigado pelo comentário!

·
Registered
1,017 Posts
Discussion Starter · #8 ·
Mto legal, gostei bastante dessas belas casas ao longo da avenida, não imaginava que tinha tantas assim e todas mto bem cuidadas.
Notei uma semelhança enorme com a parte alta da av. Rio Branco daqui de JF.
Belo thread valeu mesmo!
Obrigado! Eu já gostava muito da avenida, mas depois das fotos achei ainda mais bonita! Mas você notou que muitas dessas casas estão nas ruas adjacentes que cortam a avenida, né?! (Ad).

·
Registered
4,031 Posts
Ah, essa sequência da foto 13 é interessantíssima. As casas são num estilo meio diferente (e ainda são diferentes entre si), por causa do morrinho ficam MUITO destacadas pra quem vê da rua, e é um quarteirão inteiro só das casinhas.

Ficaria lindo com tudo restaurado, e pra facilitar ainda tem cara de ser tudo de um dono só, pela degradação 'padronizada'.

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Obrigado! Eu já gostava muito da avenida, mas depois das fotos achei ainda mais bonita! Mas você notou que muitas dessas casas estão nas ruas adjacentes que cortam a avenida, né?! (Ad).
Sim vi esse detalhe, agora ela avança até Contagem ou termina no limite entre as duas cidades?

·
Registered
1,673 Posts
Gostei bastante do thread! Eu acho essa região de BH bem interessante e a Amazonas tá ótima com o asfalto novo e conservado.

·
Banned
2,419 Posts
BH é uma das cidades com melhor urbanismo que conheço. Dizer que a cidade é linda é redundância.

Parabéns pelas fotos! Ótimo tópico.

·
Piu Forte, porra!
7,278 Posts
Nossa,quantas casas lindas.

·
Registered
1,694 Posts
Adorei!
Pena as construções antigas da avenida estarem abandonadas :(
A avenida é linda, as pracinhas...show :D
A panorâmica do bairro que você fotografou esta demais !

Ótimo thread !

·
Guinness Book
5,598 Posts
Muito legal, gostei das fotos. A av. tem umas construções bem interessantes. As casas são bem bonitas. :D

·
Registered
1,017 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Ah, essa sequência da foto 13 é interessantíssima. As casas são num estilo meio diferente (e ainda são diferentes entre si), por causa do morrinho ficam MUITO destacadas pra quem vê da rua, e é um quarteirão inteiro só das casinhas.

Ficaria lindo com tudo restaurado, e pra facilitar ainda tem cara de ser tudo de um dono só, pela degradação 'padronizada'.
Seria ótimo se essas casas fossem reformadas... E eu espero/acredito que um dia serão! Mas eu fico imaginando a finalidade. Pela região acho que não haverá muito interesse "residencial"...

·
Registered
1,017 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Sim vi esse detalhe, agora ela avança até Contagem ou termina no limite entre as duas cidades?
Na verdade, nem eu entendo como isso funciona... hehehe! Diz que termina na BR-381, próximo a Contagem... Só no mapa mesmo!

·
Registered
1,017 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Gostei bastante do thread! Eu acho essa região de BH bem interessante e a Amazonas tá ótima com o asfalto novo e conservado.
Obrigado! O asfalto foi todo requalificado para o BID que rolou no Expominas... Já tem um tempo, mas tá durando! Que bom, né?!

·
Registered
1,017 Posts
Discussion Starter · #20 ·
BH é uma das cidades com melhor urbanismo que conheço. Dizer que a cidade é linda é redundância.

Parabéns pelas fotos! Ótimo tópico.
Muito obrigado pelo comentário! Fico muito feliz que tenha gostado!

1 - 20 of 89 Posts