SkyscraperCity banner

1781 - 1800 of 1822 Posts

·
Moderator
Joined
·
17,976 Posts
Concurso de renovação do Shopping Brasília reúne dois projetos vencedores

Os resultados finais do concurso "A Tua Ideia Faz Parte", que visa a renovação do icónico Shopping Brasília, já foram anunciados e os dois projetos vencedores resultam de um desafio lançado a alunos da Universidade do Porto para repensarem o espaço. A cerimónia de entrega foi realizada em direto, através das redes sociais.

Com a comemoração do seu 43.º aniversário, o centro comercial mais antigo da Península Ibérica lançou um concurso de ideias, que propunha a requalificação dos seus espaços comuns.

Para isso, e através do mote "A Tua Ideia Faz Parte", contaram com a colaboração de um total de 10 projetos de alunos da Escola Superior de Artes e Design (ESAD) e da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), que acederam ao desafio promovido pelo Brasília e apresentaram diferentes ideias que visam a reorganização e requalificação do espaço comercial.

Os dois projetos vencedores, contemplados com um prémio no valor de 4.500 euros, reuniram propostas que repensam questões como a iluminação, os sanitários e a criação de novas áreas comuns.

Entre as ideias participantes, e seguindo a premissa do novo posicionamento do centro comercial, foram ainda sugeridos a introdução da calçada portuguesa nas "ruas" do shopping, o reposicionamento das escadas rolantes ou a atribuição de uma nova funcionalidade às escadas metálicas e centrais do Brasília.

Luís Pinho, administrador do condomínio e responsável por liderar a reabilitação da "nova" galeria comercial, afirmou que "a participação foi um sucesso e as ideias dos futuros frequentadores do Brasília revelaram-se muito interessantes", acreditando que vão contribuir para tornar "o espaço confortável e convertido nas intenções de futuro para o Brasília".

Forçado a adiar o evento devido ao atual panorama, e com indicações da Direção-Geral da Saúde para uma cerimónia mais restrita, o centro comercial da Rotunda da Boavista inovou e realizou a sessão de entrega de prémios através de uma transmissão em direto nas suas redes sociais, nesta quinta-feira.

A comemoração contou com a presença do vereador do Pelouro da Economia, Turismo e Comércio, Ricardo Valente, que ressaltou a importância do Brasília como o "primeiro projeto deste tipo em Portugal", sendo fundamental a "capacidade de se renovar" e a integração da Academia da Universidade do Porto nesta iniciativa.

Com um júri constituído por três representantes da administração do shopping, um representante da Associação de Comerciantes do Brasília e ainda pelo jornalista Júlio Magalhães, que marcou também presença na cerimónia, o concurso selecionou dois projetos vencedores que vão agora, em conjunto, contribuir para o melhoramento do Brasília, ditando assim uma nova página no futuro deste mítico shopping da cidade.

No final, a cerimónia recebeu o jovem graffiter portuense Kilos, que fez uma homenagem a Jean Michel-Basquiat, um dos pioneiros nova iorquinos na arte do graffiti, com o intuito de levar a quem visita o Brasília um pouco da street culture e do graffiti.

O evento pôde ser acompanhado através das redes sociais do Brasília e encontra-se disponível aqui.

Para os mais curiosos, no piso 1 do centro comercial, é ainda possível ficar a conhecer todas as propostas dos 10 projetos apresentados, inclusive dos dois vencedores, através da exposição "A Tua Ideia Faz Parte".
 

·
Registered
Joined
·
1,854 Posts
E respeito, não? Vivo a 4000 quilómetros do Porto, num país com as fronteiras fechadas a Portugal, torna-se difícil lá ir, não achas?
Ninguém ia adivinhar isso e não houve falta de respeito nenhuma. Há pomadas para a sensibilidade exacerbada.
 

·
Moderator
Joined
·
17,976 Posts
 

·
Registered
Joined
·
8,616 Posts

·
Registered
Joined
·
18 Posts
Vai abrir um Intermaché e Bricomarché em Arcozelo- Gaia, passei la hoje e já se encontra quase pronto.
Agora virou moda abrir supermercados ao lado de escolas 😂😂😂

436739
 

·
Registered
Joined
·
18 Posts
também já me disseram que a sonae queria abrir um continente bom dia em francelos no terreno onde já foi a radio
 
1781 - 1800 of 1822 Posts
Top