SkyscraperCity banner

261 - 280 of 280 Posts

·
Registered
Joined
·
10,421 Posts
Meh... Onde é isso?
 
  • Like
Reactions: pai nosso

·
Registered
Joined
·
121 Posts
E as instalações atuais?
Nesses terrenos perto da Areosa vai ser construído o bairro académico.

 

·
Registered
Joined
·
7,988 Posts
Podiam ter mudado para a zona da Asprela. Tem imensos terrenos ali entre a linha de Leixões e a Circunvalação. Deviam fazer um bom dinheiro a vender aqueles terrenos na Arrábida.
 

·
Registered
Joined
·
232 Posts
No meu tempo de estudante estavam nuns barracões por detrás do hospital São João. Estas novas instalações creio que são por aqui:

 

·
Registered
Joined
·
10,421 Posts
Finalmente dignidade para Nutrição! Bom edifício em zona prime, campo alegre.
 

·
Moderator
Joined
·
17,669 Posts
UNESCO ATRIBUI À FAUP CÁTEDRA SOBRE O PATRIMÓNIO

A UNESCO atribuiu à Universidade do Porto, através da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), a Cátedra “Património, Cidades e Paisagens. Gestão Sustentável, Conservação, Planeamento e Projeto”, coordenada pela professora Teresa Cunha Ferreira, em colaboração com o professor Rui Fernandes Póvoas.

A nova Cátedra, a primeira da Universidade do Porto na área do Património Cultural da UNESCO, resulta de uma exigente avaliação por uma equipa de peritos internacionais, após candidatura submetida pela FAUP, e terá como vertentes prioritárias de actuação o ensino e formação avançada, a investigação, a transferência de conhecimento e a cooperação internacional.

A atribuição desta Cátedra constitui, segundo a Universidade do Porto, “um importante reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo de vários anos na FAUP e no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) em prol da salvaguarda e valorização do património como um recurso e motor de desenvolvimento qualificado do território, das cidades e das paisagens”.

A Cátedra incidirá na gestão e conservação do património cultural, assim como nos processos de planeamento e de projeto, com o objetivo de promover uma intervenção contemporânea qualificada nos recursos patrimoniais.

“Trata-se não apenas da salvaguarda do património cultural, mas também de uma abordagem operativa na sua valorização e na construção de novos patrimónios, entendidos como vetor para o desenvolvimento sustentável das cidades, das paisagens e do território”, refere a equipa de coordenação. Afirma-se, assim, o contributo da disciplina da Arquitectura como potenciadora de cooperação interdisciplinar e da integração entre salvaguarda e desenvolvimento, através de uma abordagem crítica e qualificada (no ensino, na investigação e na prática) à temática da intervenção contemporânea sobre o património construído.

Em linha com os objetivos para o desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU, a Cátedra propõe-se desenvolver práticas inovadoras e sustentadas na gestão e valorização do património cultural como um recurso para o desenvolvimento.

A Cátedra tem também como objetivo apoiar a gestão e os novos processos de nomeação de sítios Património Mundial em Portugal e internacionalmente, nomeadamente no quadro da cooperação norte-sul, incluindo países com património de influência portuguesa (África, Ásia, América do Sul). O projeto pretende constituir-se como uma plataforma aberta à participação, colaborativa e dinamizadora de redes de cooperação em contexto nacional e internacional (ONGs, instituições de ensino superior, organismos públicos e privados, rede de Cátedras UNESCO, entre outras).

Esta Cátedra alinha-se com a estratégia da FAUP de diversificação da oferta formativa e consolidação de uma investigação científica de excelência, enquadradas em redes de colaboração nacional e internacional. Em simultâneo, vem dar continuidade à promoção de boas práticas de intervenção no património construído, desde logo reconhecível em obras de referência dos seus mestres, atualmente perpetuada – na pedagogia e na obra – pelos seus discípulos.
 

·
Moderator
Joined
·
17,669 Posts
U.Porto está entre as 100 melhores do mundo no Ranking de Xangai

A Universidade do Porto volta a estar em destaque no ShanghaiRanking’s Global Ranking of Academic Subjects 2020, que classificou a instituição de ensino como a 15.ª melhor do mundo na área de Ciência e Tecnologia Alimentar, além de a colocar ainda entre as 75 melhores em Veterinária e de se destacar entre as 100 melhores nas disciplinas de Engenharia Biomédica e Engenharia Química, revelou a U.Porto.

Segundo o comunicado divulgado, neste ranking, baseado na produtividade e qualidade científica, a U.Porto distingue-se também como líder nacional em nove das disciplinas analisadas, superando os resultados de 2019. “É a universidade portuguesa melhor classificada em Biotecnologia (na posição 151-200 mundial), Farmácia (101-150 a nível mundial), Saúde Pública (101-150), Enfermagem (201-300) e Ecologia (101-150)”, estando ainda no topo nacional as áreas de Medicina Clínica (entre as 95 e 138 a nível global), Medicina Dentária (entre as 85 e 113), Tecnologia médica (entre a 108 e 146 a nível mundial) e Ciência e Tecnologia dos Instrumentos (entre as 201 e 300 no mundo).

A qualidade da investigação, as publicações editadas em revistas de grande impacto e o número de citações (com base no banco de dados Web of Science e InCites) foram alguns dos critérios analisados no Shanghai Ranking de 2020, que valorizou também a “colaboração internacional e os prémios académicos atribuídos ao corpo docente e de investigação”.

A edição desde ano avaliou mais de 4 mil instituições de todo o mundo em 54 áreas de estudo.
 
261 - 280 of 280 Posts
Top