Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 89 Posts

·
lê-se: "FÚRRIÊ!"
7,860 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Nesse mês que se finda dei uma rodada por alguns lugares pelo interior de SP. Mais para visitar ou revisitar alguns locais. Saia meio sem destino, pensando onde poderia ir. Não foi necessariamente para fotografar e sim a passeio, fazer algumas comprinhas (minha esposa, por supuesto, quando vocês casarem vocês vão ver hahahahah!!!), etc.

Aproveitei para fazer alguns registros, principalmente de algumas cidades pouco retratadas por aqui. Nesse dia, em específico, estive em Amparo, Monte Alegre do Sul e Socorro, três cidades de pequeno porte, na região de Campinas, rumo a Serra da Mantiqueira.

Portanto, não se trata de um thread específico de determinada cidade, onde seus principais pontos são registrados, etc. Como gosto muito de edificações históricas e ecléticas, acabei por concentrar mais as fotos nesses locais. Na medida do possível, busquei mostrar alguma panorâmica das cidades, menos de Amparo devido ao tempo já escasso. Todo foi feito em um dia, então desculpem a qualidade de algumas fotos e algumas feitas de dentro do veículo.

É mais para registrar essas cidades aqui. Caso algum forista tenha fotos legais dessas cidades, por favor, fique à vontade para colocar fotos, não precisa nem me consultar.

A primeira que coloco (devido a ordem alfabética) é Amparo foi a última que visitei, no dia.

AMPARO

Amparo é a maior das três, possuindo cerca de 66 mil habitantes.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:SaoPaulo_Municip_Amparo.svg

Mais informações sobre Amparo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amparo_(São_Paulo)

Site oficial da cidade: http://www.amparo.sp.gov.br/

Essa é a única foto que não é minha. Mostra a cidade de cima do morro do Cristo (acho que toda cidade tem um “Morro do Cristo” rsrsrs! Não tive tempo de ir até lá..

Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/bb/Vista_amparo.JPG

O destaque fica por conta de um projeto de requalificação dos prédios que possuem significância histórica para a população de Amparo. O melhor: Também existe um projeto sendo executado para aterramento da fiação aérea (ufa!!!!!!!!!!!_) Na parte histórica central já é possível vermos como muda a cara das cidades! Legal mesmo.

01. Entrando na cidade, na Avenida Dr. Carlos Burgos. Na realidade uma espécie de continuação da SP-360.

02. Essa avenida foi totalmente reestruturada e passou a abrigar uma espécie de parque linear. Tem cerca de uns 8 km, se não mais, de extensão.

03. Mais da avenida.

04. A área central está à direita da foto.

05. Me causou boa impressão o estado geral dos edifícios históricos, como a sede do Hospital Beneficência Portuguesa.

06. Área central com edifícios ecléticos. Aqui ainda não foi feita a aterração dos fios.

07. Muitas ruas de paralelepípedos na área histórica. Aqui uma igreja bem conservada.

08. Aqui chegamos na parte histórica onde já se iniciou o processo de aterramento.

09. Um museu que está sendo requalificado.

10. Aqui já com toda a fiação aterrada. À frente igreja Nossa Senhora do Rosário.

11. Casario eclético recuperado.

12. Já nos fundos da Igreja Nossa Senhora do Rosário.

13. Os paralelepípedos foram recuperados. Também houve a instalação de uma ciclo-faixa, destacada em vermelho. Nas esquinas foram feitas essas elevações na pavimentação para facilitar a circulação dos pedestres.

14. Praticamente todas as edificações requalificadas possuem atividade comercial.

15. Parte frontal da Igreja Nossa Senhora do Rosário. Notem as freiras com as meninas (sic)!

16. Aqui já vemos a rua XV de Novembro que forma um “eixo” que liga essa igreja à Catedral Nossa Senhora do Amparo, que deu nome à cidade. Logo vocês verão com mais detalhes.

17. Um belo exemplar já restaurando. Paralelamente à requalificação, houve uma regulamentação da questão da propaganda. Foram colocados controles rígidos, a fim de não agredir a composição visual do casario.

18. Uma vista para a catedral.

19. Uma vista para trás...

20. Um restaurado e um que ainda passará pelo processo.

21. Estamos chegado à Catedral Nossa Senhora do Amparo.

22. Detalhe da parte dos fundos.

23. Novo quarteirão. Uma biblioteca.

24. Sem fiação, com limitação de propaganda e requalificação, tudo muda!

25. Clara influência do ecletismo...

26. Mais um belo exemplar. Algumas possuem vidros bizoteados, só que não dá para notar devido minha pequena “caixa de fósforo” (que está se aposentando!!)

27. Parte frontal da Catedral Nsa. Sra. Do Amparo.

28. Belo edifico conservado na Praça Monsenhor João Baptista Lisboa.

29. Fonte D`água com casario ao fundo.

30. Já voltando, casario conservado.

31. Mais uma área sem fiação. Que diferença!

32. Como falei, quase todas elas tem uso.

33. Voltando para a Igreja do Rosário.

34. Mais um exemplar eclético. Na realidade são muitos, não retratei nem 20%..

35. Algumas vezes exageram nas cores...tudo bem...

36. Novamente na Igreja Nsa. Sra. do Rosário.

37. Um edifício já em outra área.

38. Uma outra área, também com fiação aterrada. Casario eclético mantido, misturado com elementos modernos (aliás, pós-modernos...rsrsr!)

39. Polícia Militar.

Na realidade de edifícos ecléticos é bem grande, como as estações e outros museus e sedes de algumas coisas. Terei que voltar para fazer um registro geral deles....

40. Partindo de Amparo, rumo Pedreira. Notei também muitos condomínios nas áreas rurais.

41. Uma igrejinha em um distrito entre Amparo e Pedreira.

Na próxima coloco Monte Alegre do Sul, bucólica cidadezinha de cerca de 7 mil habitantes, mas de uma beleza ímpar.

Abraços

·
Piu Forte, porra!
7,278 Posts
Caramba, que cidade bonita é Amparo. E com a fiação aterrada na área histórica, está ficando ainda mais simpática.

·
7,860 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Muito obrigado, Fernando!

Logo coloco Monte Alegre do Sul e creio que caso goste de edificações bem conservadas, você gostará bastante! Ainda quero voltar para fazer um registro mais digno.rsrsrs!

Abraços

·
Registered
16,240 Posts
Meu Deus que coisa linda esses casarões! Sou apaixonado por cidades desse tipo. Uma grata surpresa!! Na minha cidade é assim também, há vários prédios históricos porém não tão conservados.

Ponto positivo para a administração! Legal cara :)

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Fourier, que thread lindo!
E que boa notícia esta de que estão aterrando a rede elétrica, o terror comum às nossas cidades! ;/
Este lugar é apaixonante e mais parece uma cidade cenográfica pelo menos na parte que você retratou. Pelas suas fotos , a cidade parecer ser muito ajardinada, limpa e bem cuidada. Quanta qualidade de vida para quem vive ali! E que bom estado do patrimônio histórico!
Você precisa fazer mais threads :banana:porque suas fotos têm excelente qualidade e você traz boas informações sobre os lugares.
Parabéns pelo thread! :)

·
Pro SP fiant eximia
6,608 Posts
Ótimas fotos Fourier! :eek:kay:

Amparo esta ficando nota 10, calçadas, ruas e praças muito bem cuidadas. :cheers:

·
7,860 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Aterramento da fiação deveria ser uma obrigação nas cidades brasileiras!
Muito bem preservado este conjunto de edificações históricas em Amparo! O Hospital da Benef.Portuguesa e a Catedral são lindos! :eek:kay:
Muito obrigado pela visita ulilopes! Aqui daria para ver como nossas cidades evoluiriam na estética com o aterramento. Afinal, todos gostariam de ver suas cidades bonitas!!

Abração!

Me surpreendi com as construções antigas de Amparo, não conhecia.
Obrigado pelo comentário Rdx MG. Não chega nem perto das preciosidades mineiras, as cidades setecentistas, mas é bem legal ver que a mentalidade está mudando e estão pensando mais na história das cidades!

Abração!

Meu Deus que coisa linda esses casarões! Sou apaixonado por cidades desse tipo. Uma grata surpresa!! Na minha cidade é assim também, há vários prédios históricos porém não tão conservados.

Ponto positivo para a administração! Legal cara :)
Oi Harisson, obrigado pelo post. Sim, sem dúvidas, tua cidade tem muitos exemplares. Eu também me sinto muito bem em cidades assim! TAmbém espero que nossas administrações municipais aprendam a dar continuidade a processos como esse, iniciados em admistrações anteriores!

Abraços!

·
7,860 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Tem um forista de Sergipe que vai querer me matar ao ver esse thread :runaway:

:lol:
Valeu Hello! Rapaz fica perto aí da tua city. Ainda tem muito casario para mostrar. Que tal um final de semana você nos brindar com mais fotos de Amparo? ( lá vou eu, pedindo coisas para ti, mais uma vez). :lol:

Abração, meu estimado!

Fourier, que thread lindo!
E que boa notícia esta de que estão aterrando a rede elétrica, o terror comum às nossas cidades! ;/
Este lugar é apaixonante e mais parece uma cidade cenográfica pelo menos na parte que você retratou. Pelas suas fotos , a cidade parecer ser muito ajardinada, limpa e bem cuidada. Quanta qualidade de vida para quem vive ali! E que bom estado do patrimônio histórico!
Você precisa fazer mais threads :banana:porque suas fotos têm excelente qualidade e você traz boas informações sobre os lugares.
Parabéns pelo thread! :)
Oi Graaande Marcelo! Rapaz, estou aposentando minha "samsungzinha caixa de fósforo" e comprei uma Nikon D5100.... recebi essa semana e estou "apanhando pra caramba"! rsrs!!! Acho que vai uns dois anos para aprender a usar os recursos! Muito obrigado pelo comentário.

Abração!

Ótimas fotos Fourier! :eek:kay:

Amparo esta ficando nota 10, calçadas, ruas e praças muito bem cuidadas. :cheers:
Fala Loro.!

Rapaz, também gostei do que vi. Ainda tem muita coisa para ser aterrada (a maior parte), mas o bom é que deram o pontapé inicial!

Abração, meu amigo!

·
7,860 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Muito bonita!

Já tinha gostado da cidade quando a vi no SV e essas fotos só reforçaram a boa impressão. Bem charmosinha, tem um belo patrimônio arquitetônico.

Valeu pelas fotos (e no aguardo pelas demais)!
Muito obrigado pelo comentário, Farrapo!

Ela é bem bonitinha mesmo e ainda está "ajeitando" as coisas. Tem muita coisa no entorno que não tive tempo de fotografar. MOnte Alegre do Sul é bem menorzinha, mas encantadora. Foi a cidade que mais me chamou a atenção! Quero ver se amanhã posto fotos dela!

Abração e passe mais vezes por aqui! Sempre será bem-vindo!

Amparo me surpreendeu!
Não sabia que a cidade era tão bonita!
Bela surpresa!
As fotos estão ótimas.
Parabéns Fourier!
Fala shiroshima!

Depois de morar tempo em cidades muito grandes, acabei me encantando com pequenas cidades. Na realidade as outras duas , Monte Alegre e Socorro são menores, mas não menos bonitas! As três possuem um belo casario eclético!

Abração e volte sempre!

·
Registered
Aqui jaz um fórum
23,606 Posts
http://farm9.staticflickr.com/8157/7686384968_f660a5cd2a_b.jpg

essa avenida ficou muito boa, vê-se muita gente caminhando nos finais de tarde, uma pena é que por mais que se recupere os asfalto, sempre terá esse aspecto de que está se desmanchando... na verdade essa avenida é a continuação da SP-098, que infelizmente ainda passa por dentro das cidades de Jaguariúna, Pedreira e Amparo, e infelizmente nao vejo outra solução, o relevo da região torna muito caro a construção de anéis viários nessas 3 cidades...

http://farm9.staticflickr.com/8154/7686553346_c23942b3a5_b.jpg

essa igrejinha fica no distrito de Arcadas, entre Pedreira e Amparo - essas duas cidades são praticamente conurbadas graças a esse distrito, são apenas 9 km de distância.

Vale ressaltar que Mogi Mirim, São João da Boa Vista e Amparo eram as maiores cidades dessa região na época do café, mas só Amparo conseguiu manter seu centro histórico preservado. A cidade possui grandes indústrias como a Magneti Marelli e a Química Amparo que produz os produtos Ypê - "dúvida por quê?" - e mesmo assim a cidade possui esse belo centro histórico. As outras duas cidades também tem prédios preservados, mas nada que se compare a Amparo.

Belo thread Fourrier, vou aguardar a continuação.

·
De um rincão distante
5,055 Posts
Sempre é uma grande satisfação ver uma cidade com um grande e belo "acervo" de prédios históricos, ainda mais quando esses estão bem conservados.

As fotos de nº 16 e 18, por exemplo, retratam o bom urbanismo de Amparo: prédios históricos restaurados e/ou conservados, rua de paralelepípedos impecável (as demais ruas também são boas) e a fiação aérea aterrada. Parece uma volta ao passado. Ah se todas as cidades fossem assim...

Valeu por nos mostrar essa bela cidade Fourrier.

·
Registered
2,794 Posts
Que linda cidade! Amparo possui construções históricas muito bem conservadas, belíssimo patrimônio.

E parabéns a prefeitura, fiação aterrada é prioridade.

Valeu Fourier :cheers:

·
Old is new
3,801 Posts
Cidade linda! Incrível que enterraram a fiação nessa parte central! Enquanto isso Santana de Parnaíba e São Luís do Paraitinga continuam com seu festival de fios...
As construções históricas são uma graça, espero que sejam todas tombadas. Fico no aguardo pelas próximas fotos do thread, você tira fotos lindas, Fourier :eek:kay:

1 - 20 of 89 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.