Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 40 Posts

·
Rumo ao fim do mundo!
Joined
·
3,205 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Anac estuda construir aeroporto na Grande SP
Projeções da agência indicam que Cumbica estará estrangulado a partir de 2015

Pelos estudos, o novo aeroporto seria destinado a rotas internacionais e as pontes aéreas (não só para o Rio) ficariam em Congonhas

IURI DANTAS
VALDO CRUZ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Responsável pelo planejamento do sistema aeroportuário, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) pretende propor a criação de um terceiro aeroporto comercial na região metropolitana de São Paulo, que se juntaria a Congonhas, na zona sul, e Cumbica, em Guarulhos (Grande SP) -há ainda o Campo de Marte, na zona norte, que opera com táxi aéreo. Segundo apurou a Folha, a idéia da agência é indicar uma área próxima a Cumbica para receber esse novo terminal.
O tema ainda é tratado em poucos círculos em Brasília. A assessoria de imprensa da Anac disse que a questão ainda é incipiente. "Não existe projeto e não há o que detalhar." Milton Zuanazzi, presidente da Anac, explicou que mesmo Viracopos, em Campinas (95 km de SP), pode ser ampliado para cumprir esse papel. Outras opções são ampliar o aeroporto de Jundiaí (60 km de SP) ou buscar uma nova área. Jundiaí fica na rota de um trem que ligará São Paulo a Campinas. A escolha do local visa eliminar ao menos um dos problemas que o futuro aeroporto enfrentaria: um trem poderia fazer a ligação com Cumbica, facilitando a integração viária que hoje já faz falta em relação a Congonhas.
A Infraero (estatal que administra e constrói aeroportos) prefere localizar o aeroporto na Baixada Santista, mas a falta de integração prejudica a idéia. O plano da Anac vai além: na nova configuração, Congonhas seria utilizado apenas para ponte aérea, isto é, vôos diretos de ida e volta. Não apenas para o Rio, mas também Belo Horizonte, Brasília e Curitiba.
Caberia a Guarulhos compartilhar o tráfego doméstico com Viracopos. O terceiro aeroporto seria voltado para vôos internacionais. A construção de um aeroporto em São Paulo é um dos poucos assuntos sobre o qual há consenso no setor aéreo. Segundo projeções da Anac, será imprescindível a partir de 2015, quando o volume anual de passageiros no país passará dos atuais 102 milhões do ano passado para 183 milhões. O cálculo é conservador. Nos cinco anos finalizados em 2006, o número de passageiros no país cresceu 38%.

Tempo
Um complicador nessa equação é o tempo. Como um aeroporto "simples" leva cerca de dez anos para ser construído, se as obras começassem amanhã só seriam concluídas em 2017. As dificuldades do projeto podem levar o governo a adotar uma PPP (Parceria Público Privada), mas, por ser uma opção polêmica, deve ser profundamente debatida, o que também atrasa o início das obras.
Como paliativo enquanto não surge o novo aeroporto, o governo incluiu no rol de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) a construção de um terceiro terminal em Guarulhos, o que elevaria em 12 milhões a capacidade anual de 18 milhões de passageiros. A construção custará R$ 1,2 bilhão e o edital, que já está pronto, deve ser publicado nos próximos meses.
Zuanazzi disse que também está propondo a construção de uma nova pista no Campo de Marte, que receberia aviões de pequeno porte que hoje ocupam cerca de 20% da capacidade de Congonhas.



--------------------------------------------------------------------------------
Colaborou EVANDRO SPINELLI, da Reportagem Local
 

·
Registered
Joined
·
5,770 Posts
seria tudo de bom mesmo e tb ampliar em Jundiaí para transformar em aeroporto que na verdade é um aeroclube, la ja tem até Hangar da TAM.
 

·
Registered
Joined
·
24,544 Posts
seria otimo um aeroporto ultramoderno só pra voos internacionais... mas dai fazem como as conexoes?!?!?! quem vem de fora entra por sp em guarulhos e pega conexao pro resto do Brasil... aí vai ficar ruim... vai ter que ser perto mesmo de cumbica e de facil acesso... mas que saco neh? a pessoa chega, pega as malas poe num onibus vai pra outro aeroporto, faz novo check in... muito trabalho... ou mudam o hub pra brasilia ou nao vai dar certo
 

·
Koolgreen
Joined
·
538 Posts
Jundiaí seria o local perfeito!!!!!!

Não é tão distante em relação a Viracopos ou Sorocaba, ou SJC!!!!!
tem infra-estrutura Rodoviária de excelente qualidade!!!!(Anhanguera/Bandeirantes)

Hj ja tem CPTM lá.....
Terá o trem expresso daqui a alguns anos.....
É isso....é muito melhor utilizar a infra-estrutura que ja se tem para ampliar um aeroporto do que fazer um novo na PQP (entendam Ibiuna, como falavam há alguns meses) e torrar dinheiro numa infra-estrutura feita do ZERO

Tomara que seja lá mesmo!!
 

·
Location:Canoas - RS - Br
Joined
·
5,253 Posts
Aeroporto urgente!!!!! São Paulo e o próprio Brasil precisam de um novo e moderno aeroporto! Que seja em Jundiaí, então....
 

·
Ubique patria memor
Joined
·
1,086 Posts
Não, São Paulo não precisa de um novo aeroporto!! Precisa é da ampliação de Cumbica!! Quer dizer que a cada 20 anos um aeroporto novo?? Era so o que faltava.
 

·
#ELENÃO!
Joined
·
3,912 Posts
Verdade...é impressionante que invés de eles ampliarem o Guarulhos o mais rápido possivel ficam discutindo como desafogar Congonhas e na construção de novos aeroportos!

Acho uma grande ideia um novo aeroporto, mas depois da ampliação de Guarulhos! E só uma coisa, um aeroporto "simples" leva 10 anos pra ser construído? Isso confere amigos engenheiros e arquitetos? E como serão as conexões? Imagina o saco chegar de um vôo inter-continental e ter pegar um ônibus ou trem para outro aeroporto, muita mão de obra!

Estimo que em 5 anos a grande maioria dos aeroportos estarão num caos por falta de capacidade, cidades como Curitiba, POA, BH, Salvador, Recife, Fortaleza etc deveriam contar com aeroportos com capacidade de 10 milhões para cima, e acho que estou sendo até otimista, pois acredito que essas cidades estarão movimentando mais de 15 milhões de passageiros em 2020 cada.

O crescimento do transporte aéreo é um caminho sem volta, vai continuar crescendo a passos largos mesmo que a economia não esteja tão bem, imaginem então com um grande crescimento economico.

Bah, e espero que nesse plano de deixar Congonhas apenas para ponte area eles incluam POA. Guarulhos é muito longe!
 

·
Ubique patria memor
Joined
·
1,086 Posts
^^ A Baixada precisa é de um aeroporto PARA A BAIXADA, não pra RMSP! :eek:kay:
 

·
Registered
Joined
·
4,657 Posts
No caso de vôos internacionais, acredito mesmo que a descentralização seja uma das soluções. Será que todo mundo que vem do exterior vai pra São Paulo???
Conexões e escalas em cidades que são caminho pra São Paulo deveriam ser utilizadas para vôos internacionais.
 

·
Koolgreen
Joined
·
538 Posts
Vamos lembrar que este projeto de novo aeroporto já conta a saturação de Cumbica com o 3º terminal!!!!! depois do 3º terminal, não tem mais como ampliar Guarulhos.....tem de construir outro URGENTE, mas pelo visto, nem se preocupam mais em inventar desculpa para os atrasos....Como se NUNCA houve neblina em cumbica nos últimos 20 anos...

ninguem fala nada da construção do novo terminal de cumbica ainda, imagina então quando vão fazer este aeroporto!!!!!!!!

Colapso no final do ano nos aeroportos do Brasil, eu aposto!!!!!
 

·
Ubique patria memor
Joined
·
1,086 Posts
^^ Foi feito um concurso em dezembro do ano passado, se não me engano. Mas muitos outros mais são precisos!
 

·
Registered
Joined
·
9,137 Posts
Vamos lembrar que este projeto de novo aeroporto já conta a saturação de Cumbica com o 3º terminal!!!!! depois do 3º terminal, não tem mais como ampliar Guarulhos...
O Plano Diretor prevê a construção do Terminal 3 e também do Terminal 4, ao lado do 3, além de uma terceira pista de pouso/decolagem. No final, GRU teria capacidade para mais de 50 milhões de pass. ao ano.
 

·
22°52'S 47°03'W
Joined
·
20,845 Posts
Jundiaí é uma ótima idéia, é bem mais perto de SP que Viracopos. 35 km fazem toda a diferença. Mas o negócio é investir agora para não viver o inferno depois...
 
1 - 20 of 40 Posts
Status
Not open for further replies.
Top