PRÊMIO GAZETA MERCANTIL
Ananindeua recebe aplausos
O setor produtivo paraense reconhece e comemora o acentuado crescimento de Ananindeua em todos os setores. Ao contrário do que ocorria até bem pouco tempo, hoje a economia evolui acompanhada pelo desenvolvimento econômico e social que chegou de fato à população do município, que dispõe de obras e serviços públicos que melhoram efetivamente a sua qualidade de vida. O reconhecimento dessas melhorias chega de vários setores e segmentos e se traduzem em vários prêmios recebidos pela administração Helder Barbalho desde 2005.
Nesta semana, Ananindeua foi escolhida pela Gazeta Mercantil, um dos jornais econômicos mais importantes da mídia nacional, como o município mais dinâmico do país, tomando como base o nível de consumo da população, que foi mapeado juntamente com outros 299 municípios, os maiores do país. O primeiro lugar na classificação geral coube a Ananindeua, com 168% de crescimento acima da média nacional, o que rendeu ao município a denominação de “oásis da Amazônia”. A premiação foi entregue ao prefeito Helder Barbalho pela direção da Gazeta Mercantil na noite da última segunda-feira, no restaurante Leopoldo Plaza, em São Paulo, na presença do ministro das Cidades, Márcio Fortes, da deputada federal Elcione Barbalho (PMDB) e diversas personalidades.
A classificação dos demais municípios paraenses incluídos no Atlas de Desenvolvimento divulgado pela Gazeta Mercantil foi Marabá (11º lugar com 149%), Santarém (26º com 139%), Castanhal (63º com 125%) e Belém (72º com 122%). Logo abaixo de Ananindeua, classificaram-se os municípios de Macaé (RJ), com 166%; Aparecida de Goiânia (GO) com 163%; Sumaré (SP), com 162%; e Balneário Camboriú (SC), com 161%.
O DIÁRIO repercutiu a premiação da Gazeta com entidades representativas do setor produtivo do Estado. De forma unânime, os empresários ouvidos exaltam a evolução de Ananindeua em vários aspectos e destacam a competência administrativa do prefeito Helder Barbalho. José Conrado, presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiepa) diz que tanto a federação quanto o Centro das Indústrias vêem com muita satisfação a premiação. “Há muito que as empresas localizadas no Distrito Industrial de Ananindeua esperavam uma administração que desse mais atenção ao segmento”.
Conrado lembra que as empresas localizadas no município sempre reivindicaram mais condições estruturais e de segurança para poderem desenvolver seu trabalho. “Agora percebemos que a atual administração vem olhando com mais carinho e atenção ao segmento industrial no município. Ainda há muito a ser feito, não apenas em Ananindeua, mas em toda a região metropolitana para atrair novos empreendimentos e desenvolver os já existentes. A Prefeitura de Ananindeua é um exemplo do que pode ser feito”, destaca.
Carlos Tonini, presidente da Federação do Comércio do Pará (Fecomércio), avalia que o prêmio recebido pelo município de Ananindeua veio numa hora importante. “A avaliação da Gazeta Mercantil mostra que a administração está sendo competente. O comércio em Ananindeua vem crescendo a olhos vistos e isso faz com que o emprego e a renda também cresçam no mesmo sentido, alavancando outras políticas públicas, como saúde e educação. O prefeito Helder está de parabéns”, destaca.
Reconhecimento à trajetória de sucesso
Já Carlos Xavier, presidente da Federação da Agricultura do Estado (Faepa), lembra que o prefeito Helder Barbalho vem construindo uma crescente história na vida pública paraense, iniciando pela vereança, pela Assembléia Legislativa e agora na administração de Ananindeua, segundo maior município do Estado. “O prefeito faz parte de uma geração de políticos que deu imensas contribuições ao nosso Estado e não me estranha que se destaque à frente da prefeitura de Ananindeua”, diz.
Para Helder Barbalho, o aspecto mais importante da premiação da Gazeta é inserir de vez Ananindeua entre os maiores centros de investimento e consumo do Pará e do Brasil. “Com esse reconhecimento, a iniciativa privada passa a nos perceber com novos olhos e como uma cidade com ótimo potencial para investir. Agora mesmo temos duas novas indústrias, uma de colchões e outra de móveis, se instalando no Distrito Industrial”, destaca.
O crescimento de 168% na capacidade de consumo do município e os 32% de crescimento da renda per capita em Ananindeua, que é hoje de R$ 5.715,00, mostram que o município está crescendo em todos os aspectos, fenômeno que ocorre desde o primeiro semestre de 2005. “Crescemos acima da média nacional, a renda está subindo e a população está consumindo mais. Isso significa mais qualidade de vida. Quem diz isso não sou eu, mas o maior e mais importante jornal de economia do país”, ressalta Helder.
EMPREGO - Segunda maior cidade do Pará e terceira maior da Amazônia, com 500 mil habitantes, a economia de Ananindeua cresce a olhos vistos. O município tem hoje cerca de 9.500 estabelecimentos comerciais entre hipermercados, shoppings e lojas. O Distrito Industrial abriga 42 empresas, onde são gerados cerca de quatro mil empregos diretos e sete mil indiretos.
De acordo com reportagem da Gazeta Mercantil, esse desenvolvimento colocou Ananindeua no primeiro lugar no ranking em 2007 entre dos municípios mais dinâmicos do país pela consultoria Florenzano Marketing.
O secretário de Indústria e Comércio de Ananindeua, Reginaldo Ferreira, avalia que as despesas municipais são o reflexo do desenvolvimento e do forte investimento em infra-estrutura realizado no município. “A população cresceu e, conseqüentemente, atraiu o interesse de comerciantes e empresários. Esse crescimento trouxe empresas de diversas regiões do país. Isso só foi possível com aportes do governo estadual que foram reforçados agora pelos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”, afirma.
Fonte: Diário do Pará