SkyscraperCity banner

1 - 15 of 15 Posts

·
Registered
7,372 Posts
Discussion Starter #1
ANATEL proíbe importações de celulares da China

A Anatel emitiu um comunicado sobre uma nova taxa que a agência reguladora está repassando para os consumidores de equipamentos que utilizam radiofrequência, além da proibição de importar eletrônicos da China via Correios

A Anatel está amparada na*Lei Geral de Telecomunicações – LGT (Lei nº 9.472, de 16 de julho de 1997), que proíbe a utilização de equipamentos emissores de radiofrequência sem certificação expedida pela agência. Dentre os produtos que trabalham com radiofrequência podemos citar os smartphones, alto-falantes e headsets wireless, roteadores, drones, entre tantos outros. Sendo mais direto: todos o gadgets que trabalham com Wi-Fi ou Bluetooth.

Produtos importados que chegam ao Brasil sem o selo de homologação em seu país de origem, compatível com a regulamentação do nosso país, ficam retidos nos centros de triagem para uma análise da Receita Federal. O destinatário será notificado e a taxa de homologação provavelmente terá que ser paga.

https://www.showmetech.com.br/anatel-e-proibido-importar-celulares-da-china-por-meios-dos-correios

---

A notícia tá aí... o problema é que estão devolvendo TUDO na alfândega com base nessa palhaçada, inclusive tablets, notebooks e roteadores!!!

Voltamos ao passado, com mercado fechado como na época da finada COBRA.

Cuidado quem tá trazeno gadgets lá de fora, que usaram a desculpa do celular pra ferrar mais uma vez a vida de todos os brasileiros.

abc

·
Jesus, minha salvação.
2,321 Posts
Trago tudo do Paraguai então pra mim ainda tá de boa.
O incrível é que meter 60% + 15 reais dos Correios já não era suficiente, vamo logo proibir de vez.

·
Banned
2,560 Posts
Devolvendo? Isso é bem questionável. Qualquer regra que não é benéfica não pode ser retroativa, e nesse caso acho que que data da compra é um parâmetro melhor que o estatuto da entrega.

·
on the road
30,686 Posts
O Brasil recebe como recíprocas certificações tanto com FCC (americana), como CE (Europeia) e JEITA (Japão) não?

O regime de certificação de eletrônicos na China é bem tosco, e as fraudes amplas. O governo chinês não tem a mínima vontade de dar o mínimo de confiabilidade, só empresas certificam seus produtos aos mercados de destino.

Sendo assim, produtos chineses homologados na Europa continuariam tendo acesso ao Brasil, estou correto?

·
Hellas
5,037 Posts
O radio controle do drone que eu tinha, comprado aqui na europa numa grande loja de eletronicos de nivel continental, Media Markt, e com a devida certificaçao, nao valia nao. Tive que tirar o certificado na anatel.
Basicamente era preencher um confuso formulário online, tirar fotos do produto e dos nuneros de serie e pagar 200 pula, snme.

Acho que se nao tiver o logo da anatel nao vale nao

·
₪₪₪₪₪₪₪&
8,442 Posts
Não é só pra aparelho "pirata" sem homologação não:

"A agência também diz que “a importação de produtos de telecomunicações por consumidores por meio dos Correios é proibida no Brasil”.
Ou seja, não é permitido encomendar celulares, pulseiras fitness, notebooks e outros produtos de lojas da China para entrega via correspondência."

https://tecnoblog.net/269641/anatel-regras-homologacao-importados/

·
Pernambuco no coração
2,632 Posts
Não é só pra aparelho "pirata" sem homologação não:

"A agência também diz que “a importação de produtos de telecomunicações por consumidores por meio dos Correios é proibida no Brasil”.
Ou seja, não é permitido encomendar celulares, pulseiras fitness, notebooks e outros produtos de lojas da China para entrega via correspondência."

https://tecnoblog.net/269641/anatel-regras-homologacao-importados/
Vou até encomendar algumas pulseiras Xiaomi no Aliexpress. :cheers:

1 - 15 of 15 Posts