SkyscraperCity banner

61 - 80 of 286 Posts

·
100% Azorean Stuff
Joined
·
7,168 Posts
Discussion Starter #61 (Edited)
Angra do Heroísmo, uma das mais belas cidades do país!


Mas fiquei desapontado julgava que fosse bem maior, é bastante pequena em população..
Mais ou menos, os critérios do INE podem ser discutíveis. Vai acontecer a Angra do Heroísmo o mesmo que aconteceu em Ponta Delgada: os limites da cidade vão ser alterados.

Actualmente a cidade nos limites definidos pelo INE tem apenas 10.000 habitantes, mas quem conhece Angra sabe que a cidade vai muito para além da Sé, da Conceição, de S. Pedro e de Sta Luzia... S. Bento, a Terra Chã, o Posto Santo também são claramente parte integrante da cidade de Angra, o que dá um total de 20.000 habitantes, nº normal para uma cidade média portuguesa.
 

·
Banned
Joined
·
5,203 Posts
20.000 já me parece razoável :)
Mas se é esse o valor para uma cidade média portuguesa, Coimbra é o quê, uma megalópole portuguesa?:lol: :D
 

·
100% Azorean Stuff
Joined
·
7,168 Posts
Discussion Starter #65 (Edited)
E mesmo assim ainda consegue estar ao nível e/ou ultrapassar algumas capitais de distrito (Portalegre, tem basicamente a mesma população que Beja, Bragança, etc.), mesmo não sendo a principal cidade da região.
 

·
Banned
Joined
·
5,203 Posts
Portalegre, Bragança e Beja em dimensão nem parecem capitais de distrito mesmo..
 

·
100% Azorean Stuff
Joined
·
7,168 Posts
Discussion Starter #67
Angra em festa: Sanjoaninas 2012 arrancam hoje (Diário Insular)



Várias dezenas de milhares de pessoas esperadas no centro de Angra neste fim de semana. Maioria dos hotéis da cidade está a 100%

A partir de hoje todos os caminhos vão dar ao centro da cidade de Angra do Heroísmo por ocasião das festas do concelho – Sanjoaninas 2012 é sinónimo de berço e tradição durante os próximos nove dias.

Como é hábito, o cortejo de abertura marca o início dessa festa popular em honra de São João, sendo que, este ano, integra quatro carros alegóricos e mais de três centenas de elementos.

São quatro carros alegóricos em representação de quatro temas alusivos às tradições terceirenses – as Festas do Divino Espírito Santo, as Danças e Bailinhos de Carnaval e as Touradas à Corda são algumas das maiores referências de cultura popular local, as quais, segundo os projectistas, “serão facilmente identificadas pela comunidade” no contexto do desfile de aberturas das Festas Sanjoaninas 2012 intituladas de “Angra, berço de tradições”.

Em declarações ao nosso jornal, Leonilde Fonseca e Jaime Oliveira, designers, adiantaram o cenário preparado para transportar o séquito real e mais três centenas de figurantes caracterizados a preceito conforme o quadro em causa.

“É uma interpretação actual das nossas tradições criada com uma linguagem e acessível e de fácil identificação”, explica Leonilde Fonseca referindo que se trata de um aspecto “minimalista e requintado” de todo um trabalho “traçado em consonância com os materiais já existentes no espólio das Sanjoaninas”.

“Procurámos reutilizar o máximo de material de forma a minimizar os custos financeiros. Aliás procurámos inclusive aplicar novas técnicas de trabalho também por essa razão”, acrescenta Jaime Oliveira.

Já acerca dos materiais que permitiram dar molde aos quatro carros categóricos, a dupla avança o uso de “jogos de luz”, madeiras, metais e acrílico. Uma tarefa, dizem, desempenhada em “permanente comunicação com a equipa responsável pela concepção e decoração dos festejos”.

“Esta foi a primeira vez que trabalhámos num projecto do género, isto é, numa escala mais alargada. A dedicação foi total e o desafio enorme”, conta o designer.

Ambos adiantaram que os carros alegóricos encontram-se “prontos há uma semana” e, à parte das preocupações com a deslocação desses quadros móveis desde o Pavilhão, no Parque Industrial de Angra, onde foram criados, até ao Centro Cultural de Angra do Heroísmo, a zona de concentração, o sentimento é de total confiança e alegria.

De referir que a maioria dos hotéis de Angra do Heroísmo estão a 100%, dinamizando assim, fortemente a economia local.

INTERGERACIONAL

Todo o trabalho de concepção e decoração do desfile de abertura e da cidade de Angra do Heroísmo coube à equipa liderada por Ana Pinheiro.

“É um desfile do povo e para o povo. Participam elementos de várias gerações, entre 7 e 60 anos de idade, e de quase todas as freguesias do concelho de Angra”, avança em declarações à A União. E continua: “Trata-se de um desfile que engloba mais de 300 elementos, além do séquito real, com coreografia e música, cujo percurso seguirá em ordem cronológica. A música vai no chão pois cada carro tem o seu som específico de acordo com o tema que representa”.

Questionada acerca do vestuário dos figurantes e do séquito real, a responsável afirma que “não houve estilistas” destacados para o efeito. Enquanto as peças de roupa dos primeiros são pertença dos próprios elementos, a dos segundos é da autoria dessa equipa de trabalho da comissão de festas. “Dado a importância de poupar os custos”, justifica.
Quanto à decoração das montras das casas comerciais e das varandas dos moradores da cidade, Ana Pinheiro exalta a colaboração e o empenho de todos os envolvidos no apelo lançado pela comissão no sentido de os arranjos serem alusivos aos temas das tradições locais abordadas no desfile de abertura das Sanjoaninas.

Não menos importante, refere, é a prestação de Eduarda Castro, Lúcia Almeida e Fátima Nunes no mesmo trabalho.

DESFILE ÀS 22H00

O desfile de abertura "Angra Berço de Tradições" está previsto a começar às 22h00 de hoje, com saída habitual do Alto das Covas passando pela Rua da Sé, Rua de São João, Rua dos Minhas Terras, Rua Direita até à Praça Velha.

Na área da música electrónica, os Dj’s Rod d’ Ávila, Ricky e Sugus Djs irão actuar no Palco Sagres – Box Music, às 22h00, 22h30 e 01h00, respectivamente.

Outros sons farão ouvir-se com a orquestra Angra Jazz, no Palco JDutra Construções - Cais da Alfândega, às 23h30, e, mais tarde, o Prainha Musical Fest 2012, na Zona Balnear da Prainha, terá início à 01h30.
 

·
100% Azorean Stuff
Joined
·
7,168 Posts
Discussion Starter #68
Festas Sanjoaninas 2012 - Parte 1 (Fotos: António Araújo e Mike Maciel)

As maiores festas profanas dos Açores. O tema deste ano foi "Angra - Berço de Tradições". A maioria dos hotéis de Angra esteve a 100% de taxa de ocupação.

Cortejo de Abertura:





Rainha das Festas:



Marchas:

Dezenas de Marchas desceram a Rua da Sé pela madrugada dentro.













Fogueira de S. João:







 

·
Registered
Joined
·
30,527 Posts
^^^^^
Que interessante essas festas juninas. Lembrou até o Nordeste, com fogueira e tudo mais!!:lol:


Muito bonitas as imagens!!:)
 

·
Banned
Joined
·
5,203 Posts
Não será o Nordeste que lembra os Açores? :)
 

·
Registered
Joined
·
893 Posts
Algumas fotos de Angra :)





Fotos tiradas por: Ruben Tavares
 

·
'tou na lua...
Joined
·
40,134 Posts

:drool:

lindas... não fui ao Monte Brasil... há algum percurso pedestre por ali para ir ao cume ver as vistas? Seria um belo passeio...
 

·
Registered
Joined
·
893 Posts

:drool:

lindas... não fui ao Monte Brasil... há algum percurso pedestre por ali para ir ao cume ver as vistas? Seria um belo passeio...
sim, no cimo tem o Pico das Cruzinhas onde consegues ver a cidade de Angra e algumas das freguesias que ficam perto da cidade

é este o miradouro do Pico das Cruzinhas, obvio que lá ve-se muito melhor, a foto nao da para ver tudo
 
61 - 80 of 286 Posts
Top