SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 39 Posts

·
O Show é aqui!
Joined
·
5,738 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Olá, pessoal! segue um postal raro e inédito, do Arquivo Nirez,
que mostra a orla e a cidade de Fortaleza, em 1930.:banana:
Repare as casas em Iracema e Meireles ao fundo, sem nada.:)
Os banhos de mar começavam a despontar na
cidade, ainda que timidamente...:)



1-


Bônus


2-Amelia Earhart and Fred Noonan with a uniformed official, Fortaleza, Brazil

Amelia, uma das pioneiras da aviação norte-americana,
sobrevoando a cidade, em 1937




Região do Centro, parte da Ponte Metálica, antiga Catedral da Sé;
Hoje temos a Indústria Naval do CE e Dragão do Mar

4-


Praça Cristo Redentor, no centro.

5-



7-


8-Chegando em Fortal com o capitão Noonan


9-


10-


11-



13-Rabiscos de Amelia



14-


15-O avião Electra



16-Jangadas, por Amelia



17-Litoral de Fortaleza



18-Rua do Excelsior Hotel, onde Amelia se hospedou
Ela tirou essa foto na varanda do hotel



19-Ficha do Excelsior com o nome de Amelia



20-avião



21-Pr. do Ferreira, por Amelia



crédito das fotos: http://earchives.lib.purdue.edu/

Obrigado:)


AMEILIA visitou Fortaleza em 4 de junho de 1937 Havia somente um batente possivel entre Paramaribo (ex- Guiana Holandesa) e Fortaleza, um campo cercado. Todos os capitaes foram bem, inclusive Amelia Earhart e o aviao Electra passou tranquilamente. Os aviadores cruzaram o Equador pela primeira vez. Apos dez horas do voo, Amelia Earhart e Noonan aterrisaram em Fortaleza. A cidade senta-se em uma planicie arenosa marrom no arco de um recorte, com forma crescente, entre as montanhas e o mar, apenas ao oeste do Mucuripe. A condição do aeroporto era muito boa. Amelia e Fred fizeram preparações finais para o Atlantic sul em Fortaleza melhor que em Natal como tinha pretendido. Quem foi Amelia Earhart Ambiciosa e destemida, Amelia Earhart foi a primeira mulher a cruzar o oceano Atlantico em voo solo, em 1932, façanha até então conseguida apenas por Charles Lindbergh, em 1927. Nessa aventura, a solitaria aviadora quebrou tambem o recorde de velocidade para voo transatlantico, estabelecendo-o em 14 horas e 56 minutos. Com seus cabelos curtos e roupas masculinas, ela foi uma das grandes heroinas da decada de 30. Amelia dizia que tudo o que os homens podem fazer, as mulheres tambem podem.
Em 1937, a garota nascida em Kansas, nos Estados Unidos, e que ja havia trabalhado como enfermeira durante a Primeira Guerra Mundial, lançou-se em mais um desafio: queria ser a primeira mulher a completar uma viagem aerea em torno do globo terrestre. Ela e seu navegador, Frederick Noonam, cumpriram as primeiras 22 mil milhas da aventura sem problemas. Mas, apos decolarem para as ultimas 7 mil milhas de voo, perderam contato com a guarda-costeira dos Estados Unidos. O bimotor Electra desapareceu sobre o mar, sem deixar qualquer pista. Seus corpos e os destroços do aviao nunca foram encontrados. Mas na manha de 2 de julho de 1937, ate o mais bem preparado voo terminou em tragedia. Earhart e seu navegador, Fred Noonan, desapareceram quando se aproximavam de uma pequena ilha no Pacifico, em um dos ultimos trechos da sua volta ao mundo. Amelia Mary Earhart (24 de Julho de 1897 é desaparecida em 2 de Julho, 1937) foi uma aviadora norte-americana, pioneira da aviacao feminina. Em 1928, foi a primeira mulher a cruzar o Oceano Atlantico de aviao. A experiencia esta relatada em seu livro Vinte Horas, Quarenta Minutos. Fundou a Ninety-Nines, organizacao internacional de aviadoras. Foi a primeira mulher a receber a Distinta Cruz da Aviacao. Em 1935, voou sobre o Oceano Pacifico, tornando-se a primeira mulher a conseguir este marco. Amelia pretendia ser tambem a primeira mulher a circunavegar a Terra seguindo a linha do Equador. Seu aviao desapareceu em 1937, perto da ilha Howland. Acredita-se que tenha ficado sem combustivel, e que ela e o navegador Fred Noonan tenham caido no mar. Seu desaparecimento nunca foi explicado. fonte: www.terra.com.br e wikipedia Credito fotografico deste trabalho de Amelia: Repository Purdue University Libraries, Archives and Special Collections Date of Original 1937 fotos: http://e-archives.lib.purdue.edu/index.php
 

·
O Show é aqui!
Joined
·
5,738 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Obrigado, Cerrado e Ivo.:):)

Essa região que Amelia sobrevoou fica por conta do centro da cidade, apenas um pedaço. Conseguimos ver uma parte da ponte Metálica e a antiga Catedral da Sé, que foi demolida em 38 p/ abrigar a nova Catedral, que demorou mais de 30 anos p/ ser inaugurada.
Essa região hoje está diferente. Temos o Inace (Industria Naval do CE) com seus barcos e prédios na região perto do Centro.
 

·
Registered
Joined
·
11,010 Posts
Nossa, Fortal, esse postal da orla tá lindão! As casinhas na beira da praia, e as "torres de comunicação"(?) sendo a unica coisa "alta" da cidade. Quem diria que isso foi a apenas a uns 75 anos atrz...

As fotos da Amelia Earhart, como sempre um arraso! Sou fã dela! Essa da varanda do Excelsior tá incrível, uma aula de história, com o urbanismo, as construções e os carros da época.


Show, mais uma vez, Fortal! :applause:
 

·
Perfil
Joined
·
5,549 Posts
Que legal este achado.

Quem sabe qual era a população de Fortaleza nesta época ?
 

·
O Show é aqui!
Joined
·
5,738 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Muito obrigado a todos, Evan, João, Tony e Marcus.

@Evan: Com um pouco mais de 126.666 habitantes,
a cidade de Fortaleza respirava Paris em suas
ruas e praças. Tudo lembrava a França.
O nome das farmácias (Pasteur); os hotéis (Hotel de France) etc.
As mulheres usavam luvas. Os homens ternos de linho branco irlandês.
Os chapéus eram indispensáveis, por causa do sol forte.
 

·
Guinness Book
Joined
·
5,598 Posts
Essas fotos PeB deram um charme todo especial...

Thread fantástico... uma viagem e tanto pela história. :D
 

·
Na Suíça Sertaneja
Joined
·
23,706 Posts

·
Sergipe, Êta Terrinha Boa
Joined
·
1,547 Posts
Wowowowowowowo. Belas imagens e quanto progresso, se considerarmos a trajetória de desenvolvimento vivida por Fortaleza. Belo trabalho. Parabéns.:applause:
 
1 - 20 of 39 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top