SkyscraperCity Forum banner

António Costa quer taxar entradas e dormidas em Lisboa

2091 Views 35 Replies 14 Participants Last post by  Wolf2009
António Costa quer taxar entradas e dormidas em Lisboa

Taxa de um euro sobre passageiros valeria 12,7 milhões.

A Associação de Turismo de Lisboa (ATL), entidade presidida pelo autarca lisboeta António Costa, pretende cobrar aos turistas uma sobretaxa sobre as dormidas em hotéis e pensões da cidade, e também sobre todas as entradas na capital, seja por via aérea, fluvial ou ferroviária.

A proposta foi apresentada pela ATL à Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), que se opôs de imediato, por considerar que as taxas iriam "arruinar o negócio do turismo". A receita, só na taxa de chegadas, pode chegar aos 13 milhões de euros. Nas dormidas o valor seria bastante superior.

A taxa, que varia entre 20 cêntimos para as pensões e 1,90€ nos hotéis de cinco estrelas, será acrescentada ao preço de tabela diário da dormida. A outra taxa, de chegada, tem como finalidade cobrar um euro a cada turista que entre na cidade, independentemente do meio que use, e "logo que este desembarque", acrescenta o delegado.

Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=444161

------------------------------------------------------------------------

Acho que se conseguiria ganhar muito mais que 13 milhões de €€€ se a polícia fizesse o seu trabalho e multasse os carros em cima dos passeios em vez de estar a olhar para a barriga.

Acho esta iniciativa ridicula.
1 - 20 of 36 Posts
taxa sobre dormidas? ganda maluco :bash: peça o dinheiro que o estado lhe deve por uso indevido de estacionamentos da cidade e outras infraestruturas, além das multas que falaste claro...
Se for só para os turistas concordo.
Isso seria também para quem fosse da margem sul para Lisboa?
Se sim, não concordo.
Já não chega pagar cerca 5 euros para chegar à cidade.
Isto se for apenas uma pessoa, agora ele que faça isso vezes quatro ou mais + taxa rídicula e faça as contas.
Já para não falar do desincentivo à utilização dos transportes públicos os operadores que não aceitem essa taxa.
Ainda se fosse para financiar a AMTL ainda valia o esforço mesmo assim as pessoas não iam aceitar bem pois já pagam 5€.
Ele que taxe a entrada de carros na cidade através das portagens, isso sim era retorno garantido e ainda incentivava as pessoas a andarem em transportes públicos reduzindo a poluição.
E nas entradas que não têm portagem ele que mande por.
Mas acho que 25/4 era retorno garantido essa e as outras portagens existentes.
O homem para mim não sabe é quanto as pessoas pagam para entrar na cidade de transporte.

Essa proposta tem alguma hipótese de vigorar?
See less See more
Zé Sá Fernandes, paga o que deves!!

os 18 milhões de euros que a tua idiota providencia cautelar custou à câmara
As receitas revertem a favor de quem?:bash:
António Costa, a expulsar turistas desde 2007.
Se for só para turistas concordo.
Se for para todos os que entrarem na cidade de transporte público não concordo.:eek:hno:
Ele que taxe a entrada dos carros, isso sim é retorno garantido.
Já viram que esta gente nunca toca nos carros até era uma boa ideia para :) incentivar o uso do transporte público.
Essa taxa iria penalizar os hotéis, não os turistas! :bash:

Os hotéis não iriam subir os preços devido à taxa, porque a flutuação de tarifas depende da procura e muda diariamente, até mais que uma vez ao dia. Há uma grande concorrência entre as unidades hoteleiras e uma taxa deste tipo tiraria receitas ao sector, logo também prejudicaria os seus trabalhadores.
Turistas? Quais turistas, isto é para quem mora fora de Lisboa.

O Porto, a Madeira e o Algarve também deviam taxar as entradas e as dormidas.

Legalizem as Prostitutas e os Gigolos. Legalizem o Trafico de Drogas Leves. Legalizem o Jogo numa cidade do Algarve. Sejam criativos mas não expulsem os turistas.
:uh: ainda bem que não durmo em Lisboa :tongue:
Assim sendo os subúrbios tem de começar a construir Hoteis. Lol

Ja viram os turistas saídos da Portela irem dormir em Sacavem, ou em Loures. Mas o provavel é irem todos para Cascais onde ainda existem hotéis de charme.

Amadora e Oeiras podem muito bem em pensar construir Hoteis baratinhos enquanto Sintra começa a pensar construir uns hotéis mais luxuosos virados para o Atlântico. A Linha de Sintra em Sintra fica muito mas muito longe de Lisboa.
Turistas? Quais turistas, isto é para quem mora fora de Lisboa
Eu também estou a ver isso, só que vão carregar em quem não tem transporte próprio em vez de fazerem ao contrário e incentivarem o uso dos transportes.
Espero que os operadores não aceitem pois esta ideia é infantil e só os prejudica a eles e não recebem nada com isso só perdem é passageiros.
Não temos de pagar a dívida dos outros por eles escolherem votar sempre nos banca rota ao longo destes anos todos até aos dias de hoje.:eek:hno:
Sabiam que estes tipos não davam em nada e estavam sempre a meter PS e PSD na CML, vá lá este tem se safado mas acho injusto que proponha tal medida.
As pessoas da margem sul já têm muitas dificuldades não lhes proponham isto.
Espero que os presidentes deste lado do rio + a Junta metropolitana não deixem que ele faça tal.
É injusto pagarmos pelas escolhas dos outros.
Já agora também quero que as pessoas de Lisboa paguem para entrar na margem sul.:bash:
Pagar a dívida com o dinheiro dos outros é pior coisa que se pode fazer a alguém que paga os seus impostos e agora vê-se obrigado a contribuir para pagar uma dívida que não dele(a), as pessoas de Lisboa que não deixem tal vigorar e que tenham pena das pessoas deste lado do rio.:eek:hno:
Espero que por esta altura toda gente já saiba de tal intenção e que começem logo a fazer barulho nas primeiras horas depois de saberem de tal.
Na margem sul tem-se reduzido a dívida não acredito que Lisboa sozinha não consiga.
See less See more
Amadora e Oeiras podem muito bem em pensar construir Hoteis baratinhos enquanto Sintra começa a pensar construir uns hotéis mais luxuosos virados para o Atlântico. A Linha de Sintra em Sintra fica muito mas muito longe de Lisboa.
Hotéis baratinhos em Oeiras? Que eu saiba Oeiras também faz parte da Linha do Estoril, ou seja, também tem condições para ter hotéis de luxo.
Atenção: Esta taxa é só para turistas. Quem se desloca a Lisboa para trabalhar, estudar ou tratar de assuntos não irá pagar taxa nenhuma.
não tem nexo nenhum Fred, nem é pela taxa em si que é insignificante, é pela falta de imaginação em fazer dinheiro com tanto ponto onde o ir buscar, este pais está um caos em termos de imaginação...
1 - 20 of 36 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.