SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 12 of 12 Posts

·
MA meu tesouro,meu torrão
4,445 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Após 140 anos, Piauí ganha 1.400 km² com fim de litígio com o Ceará
02/06/2008 18h15

foto: Adriana Cláutenes/Acessepiauí
Governador diz que ambos estados ganham com acordo

Por Adriana Cláutenes e Fernanda Dino

O governador Wellington Dias anunciou que Piauí e Ceará teriam chegado a um acordo com relação à questão da divisa entre os respectivos estados. O governador disse ao Acessepiauí que foi assinado um acordo entre os estados, prometendo, assim, resolver a questão do litígio, que já dura há cerca de 140 anos.

“Nós já assinamos um acordo. Eu assino pelo Piauí e o governador Cid Gomes, pelo Ceará. Este acordo norteou um projeto que agora deve ser remetido para a Assembléia Legislativa de cada estado, após a aprovação ele vai para a presidência da república para ser homologado pelo Senado federal. A meta é que, com essa homologação, tenha definitivamente uma nova configuração tanto no território do Piauí quanto no do Ceará”.

Na avaliação do governador, com o acordo assinado, ganham ambos estados. “O Ceará passa a ter cerca de 1000 km², e o Piauí passa a ter cerca de 1.400 km² a mais. Evitamos ter uma área entre os dois estados em que não se consegue dar solução até mesmo para atendimento às comunidades com segurança legal. Cito o exemplo de uma estrada de Pedro II à divisa com o Ceará, agora por este acordo, já autorizei fazer até o outro lado, porque é uma das partes que vai ficar com o Piauí. Outro exemplo é na região de Cocal, onde fizemos uma estrada até a divisa que é reconhecida do Piauí, porque não poderia colocar dinheiro federal para fazer nessa área, e agora o governador Cid Gomes se comprometeu a puxar a estrada do Ceará até onde nós concluímos a nossa, devido a essa solução entre os dois estados”, explica.

Wellington Dias chamou a atenção ainda para o atendimento das populações dessas áreas de conflito, que com o acordo e solução do problema, passam a ter atendimento no que se refere à saúde e educação, sabendo cada estado o que lhe cabe. “Outra questão que não se podia resolver eram os conflitos judiciários, pois não se sabia quem era o juiz competente para decidir sobre determinada área, se ela pertencia ao Ceará ou ao Piauí”, conclui.
http://www.acessepiaui.com.br/geral2.php?id=91177

·
MA meu tesouro,meu torrão
4,445 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Tito

Zeca, será que já existe algum mapa com a possível nova divisão?
Acho que não, acabaram de assinar o acordo. Mas não haverá grandes diferenças, essa área de litigio era bem conhecida no mapa e não era muito grande não.

·
Registered
5,466 Posts
Pôxa, o Piauí merecia alguma coisa.CE é grandão. Foi bom para ambos com odiz o Celso Russomano :)

·
Ela olha no olho...
6,517 Posts
pouts... té que enfim hein, farré tempo q tavam pra decidir essa area, a verdade era que o local era tão pobre, tão pobre, mas tããããõ pobre, que nenhum dos dois estados queriam hehehe nao sei se isso era uma piada, mas o povo daquela regiao me contava era muito.

que bom, agora eles vao poder receber investimentos ne :D

·
Registered
7,546 Posts
Finalmente São João da Fronteira vai saber de onde é!

E o CE e PI não precisarão ir às "armas" aeuaeu.

Esse litígio é resultado de um conflito ainda no Império, um arcodo cedeu uma pequena porção do litoral cearense ao Piauí em troca das nascentes do rio Potí em Crateús.

·
Registered
18,986 Posts
Ah sim, já ouvi falar do meio termo que tinha numa área CE/PI..
Costuma aparecer nos mapas como uma região à parte..

·
5,549 Posts
Quais as cidades desta área ?

·
:)
18,427 Posts
Acho que não, acabaram de assinar o acordo. Mas não haverá grandes diferenças, essa área de litigio era bem conhecida no mapa e não era muito grande não.
Ah ta. Obrigado pela informação! ^^

·
Registered
266 Posts
Sabe que vai fazer falta aquela "ilha" entre o PI e o CE. Acredito que o lugar era mais pobre que os demais que o cerca devido a falta de investimento por ambos os estados. Vai ser bom para o povo, espero! :)

·
Registered
7,546 Posts
Também não era assim tão pequena. 3000km quadrados é um território considerável. Ficou como imaginava cada estado recebeu uma das duas áreas. A mais setentrional p o PI e a meridional p o CE assim a linha de divisa entre os dois fica bem regular, sem que o território de um avance sobre o do outro

1 - 12 of 12 Posts
Status
Not open for further replies.