Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 36 Posts

·
Rômulo
Joined
·
3,595 Posts
Discussion Starter · #1 ·

Após 15 anos, termina na Suíça escavação do túnel mais longo do mundo

Christian Hartmann/Reuters

Uma gigantesca perfuradora derrubou nesta sexta-feira a última parede rochosa que separava as duas seções do túnel mais longo do mundo, destinado ao transporte ferroviário. Com 57 km de extensão e a 2.000 metros abaixo da terra, nos Alpes Suíços, a passagem ligará Zurique a Milão em apenas duas horas e quarenta minutos.

"Aqui, no coração dos Alpes suíços, se tornou realidade um dos maiores projetos de meio ambiente", declarou o ministro dos Transportes, Moritz Leuenberger.

As obras, iniciadas há 15 anos e que retiraram 13,5 milhões de metros cúbicos de rocha para abrir o túnel de Gothard, mobilizaram 2.500 pessoas e provocaram oito óbitos em acidentes.

"Obra do século", como foi definido pela imprensa suíça, o novo túnel permitirá unir em 2017 as cidades de Zurique e Milão em apenas duas horas e 40 minutos.

Os trens de passageiros vão circular a uma velocidade de 250 km/h e as composições de carga atingirão 160 km/h, o dobro da velocidade atual.

O túnel de Gothard, cujo custo já ultrapassou os 7,5 bilhões de euros, desbancará o túnel de Seikan (53,8 km), que une as ilhas japonesas de Honshu e Hokkaido, como o mais longo do mundo.

"É um projeto notável", destacou o comissário europeu de Transportes, Siim Kallas.

Situada no coração do continente europeu, mas sem integrar a União Europeia, a Suíça adotou em 1994, por referendo, a chamada "iniciativa dos Alpes", que prioriza o transporte ferroviário de mercadorias sobre o transporte por rodovias.

Desde então, França, Áustria e Itália realizaram avanços para fomentar o transporte ferroviário com a modernização do túnel de Fréjus (entre França e Itália) e a construção do túnel de Brenner (entre Itália e Áustria).

A partir de 2017, mais de 300 trens poderão circular pelo túnel de Gothard, um volume muito superior ao registrado pelo atual túnel, construído há 128 anos e com apenas 15 km.



Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/...-escavacao-do-tunel-mais-longo-do-mundo.shtml
 

·
Registered
Joined
·
1,490 Posts
UHULLL viva o tunel europeu \o/
 

·
Registered
Joined
·
1,490 Posts
Isso dai não parece nem aqui nem na china uma escavadeira! Não é atoa que demoraram, cade aquelas escavadeiras com aquelas 'brocas' gigantes que nós vemos nos desenhos?
 

·
Registered
Joined
·
1,490 Posts
Não é atoa que tudo demorou décadas e décadas para ser feito! Deveriam ter utilizado a boa e velha pá que teria sido mais rápido!

 

·
22°52'S 47°03'W
Joined
·
20,849 Posts
Pelo Google Maps, de Zurique a Milão

De carro, há três rotas: 280km (3h15min), 337km (3h48min) e 349km (3h52min).
De trem, leva em torno de 5 horas, com duas baldeações. Mas no inverno os carros andam? :|
 

·
Scooter/motorbike lover
Joined
·
65,802 Posts
Caso venha a sair do papel o TAV São Paulo-Curitiba, somente uma tecnologia semelhante à usada na construção do Túnel de Gothard possibilitará os trens atravessarem a Serra do Mar entre Apiaí (SP) e Colombo (PR) sem comprometer a operação dos comboios nem chatear os eco-chatos.

O maior túnel ferroviário do Brasil é o Tunelão, com 8.000 metros de comprimento e localizado em Minas Gerais, na Ferrovia do Aço. Como a via foi projetada para trens elétricos e a eletrificação nunca saiu do papel, há uma espécie de portão na boca do túnel para que o ar fresco dentro do túnel possa ser empurrado em direção às locomotivas diesel, evitando pane mecânica por falta de ar limpo; ao chegar na boca, o maquinista apita e um operador abre a porta, deixando o trem passar.

Um dos serviços que usarão o novo túnel de Gothard será o Cisalpino, TAV que liga Milão à Zurique e que hoje sobe os Andes pela linha antiga:


http://eisenbahn.egghof.com/archives/2007_07_01_archive.html
 

·
Registered
Joined
·
1,149 Posts
Pelo Google Maps, de Zurique a Milão

De carro, há três rotas: 280km (3h15min), 337km (3h48min) e 349km (3h52min).
Isso supõe zero congestionamentos, zero acidentes, nenhuma parada para descançar, etc. O tempo deve estar mais para 4h na estrada mais rápida.

De trem, leva em torno de 5 horas, com duas baldeações.
O site da DBahn diz que chega-se ao destino hoje de trêm em 3h41 sem nenhuma baldeação:

Milano Centrale Sa, 16.10.10 ab07:10
Zürich HB Sa, 16.10.10 an10:51

Total: 3h41

www.dbahn.de

Há trens diretos levando 3h41 minutos aproximadamente a cada 2 horas.
Também há trens com 1 baldeação levando 4 horas aproximadamente a cada 2 horas, apesar de que eu certamente escolheria o horário sem baldeação.

Resumindo, o trem já é mais rápido e mais confortável e agora vai ficar muito mais rápido =)

Mas no inverno os carros andam? :|
Sim, eles jogam sal nas estradas para a neve derreter e durante a noite passam tratores nas estradas tirando a neve.
 

·
Registered
Joined
·
10,229 Posts
Sei lá, mas eu acho que dizer que uma linha de metrô é um tunel único, não esta certo. A linha é composta de túneis, mas não é um túnel único, como esse da matéria.
 
1 - 20 of 36 Posts
Top