SkyscraperCity Forum banner

Após 6 meses, Ponte dos Remédios reabre 2ª

1829 Views 2 Replies 3 Participants Last post by  wilianaac
A Ponte dos Remédios, na zona oeste de São Paulo, será totalmente liberada para o tráfego na segunda-feira, 21, seis meses depois de ser interditada por causa do desabamento da calçada e da mureta de proteção. A estrutura da pista sentido Lapa havia caído sobre o Rio Tietê em novembro e precisou ser refeita. Segundo a Prefeitura, o acidente foi provocado por um erro na construção da ponte.



Passagem de veículos pesados sobre a ponte teria contribuído para o desabamentoO desabamento aconteceu na madrugada de 23 de novembro. Despencaram cerca de 30 metros do elevado, que liga a Vila Leopoldina, na zona oeste da capital, a Osasco, na Grande São Paulo. Não houve vítimas. No mesmo dia, a Prefeitura contratou, em caráter emergencial e sem licitação, a empresa Este Reestrutura Engenharia Ltda. por cerca de R$ 8,7 milhões.

O superintendente de Obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Regis Gehlen Oliveira, disse, em entrevista à Rádio Estadão ESPN, que o muro da passagem de pedestres caiu por causa de um "erro construtivo". "Detectamos que o trecho que ruiu não tinha a armação de aço completa: tinha só a armadura longitudinal, mas não tinha a transversal."

A passagem de veículos pesados sobre a ponte teria contribuído para o desabamento, ainda segundo Oliveira. O trabalho dos operários demorou porque, de acordo com a Prefeitura, foi preciso refazer toda a estrutura da calçada e da mureta na pista sentido Lapa, mesmo o que estava intacto. "A armadura poderia estar faltando no resto da ponte."

Pompeia. As obras no Viaduto Pompeia, também na zona oeste, devem terminar em "meados de julho", segundo Oliveira. O viaduto está parcialmente interditado desde 9 de janeiro. A estrutura da passagem de carros ficou comprometida após um incêndio no barracão de carros alegóricos da escola de samba Mocidade Alegre, que ficava sob o viaduto. A CET informou que aguarda a liberação da Secretaria de Obras para autorizar novamente o tráfego de veículos pelas duas faixas do viaduto.

http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,apos-6-meses-ponte-dos-remedios-reabre-2,874865,0.htm
See less See more
1 - 3 of 3 Posts
O erro de projeto da Ponte dos Remédios é datado da época de sua construção (década de 60) ou de alguma eventual intervenção posterior?
Não sou perito em engenharia ou arqutetura, mas é estranho a ponte aguentar 40 anos e, de repente, ceder.
^^ Como dito na reportagem, a "passagem de veículos pesados sobre a ponte teria contribuído para o desabamento". Logo, a estrutura pode ter ido se deteriorando aos poucos até que chegou o dia que não suportou mais deterioração.
1 - 3 of 3 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top