Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 23 Posts

·
www.goianiabr.com.br
Joined
·
560 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Quando criamos o município de Aparecida de Goiânia, em 14/11/1963, e fui prefeito da cidade entre os anos de 1977 a 1982, depois de muito pensar chegamos à conclusão de que o município aparecidense, por várias razões, não tinha destinação histórica para exploração e desenvolvimento da pecuária e agricultura, que cria animais e planta sementes, principalmente como acontece em Goiás pelas bandas do Sudoeste Goiano, região imbatível na produção de grãos no Estado e até mesmo no Brasil.

Naquela ocasião, o bom entusiasta e foguetório prefeito Manoel dos Reis havia decidido não aprovar novos loteamentos na área territorial de Goiânia pelo seu entendimento administrativo. Eleito pelo voto e não bionicamente, logo que assumi o comando da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, verificando que a tendência de crescimento de todas as capitais brasileiras, sem exceção, era para o sul, e constatando que Goiânia, inexoravelmente, teria como única alternativa se expandir rumo à estratégica e periférica Aparecida, convictamente, procurando a lógica da lei da oferta e da procura, loteei 70% da circunscrição territorial aparecidense (e não 100% como dizem por aí), pois sabia, de antemão, que com os loteamentos e disponibilidade de áreas, gradativamente, haveria uma ocupação construtiva em Aparecida, de casas, apartamentos, condomínios fechados e motéis, que já se iniciavam em Goiânia, bem como a sediação de indústrias e consequente solidificação das mais diferentes atividades comerciais, como de há muito vem acontecendo. Tudo isso resultando em um crescimento sociopolítico e econômico positivo, o que nos dias atuais tornou Aparecida de Goiânia o segundo maior e mais importante município do colossal Estado de Goiás, devendo manter essa supremacia ainda por muito tempo.

Como Aparecida de Goiânia é a mais bem localizada cidade no entorno ou região metropolitana de Goiânia em relação à Capital, por sucedânea condição geográfica e até mesmo por sua bem configurada topografia, melhor do que a própria metrópole goianiense, o município aparecidense é a lógica e mais preferida região escolhida pelos próprios moradores de Goiânia para, preferencialmente, direcionar a sua expansão sulina rumo a Aparecida, e estejam conscientes os residentes em Goiânia que os aparecidenses representados pelo conjunto dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, a quem recai os atos administrativos, estão de braços abertos aos goianienses, responsáveis diretos pela grandeza aparecidense desde que, por decisão do fundador Pedro Ludovico, com apoio da unanimidade da Assembleia Legislativa de Goiás, com a autoria emancipativa do então deputado Olinto Meireles, presidida pelo deputado Iris Rezende e sanção do então governador Mauro Borges, se criou a extraordinária unidade municipal de Aparecida de Goiânia, a qual, quando fui prefeito, foi a de maior crescimento proporcional no Brasil, conforme dados do IBGE, fato que jamais se repetirá, porque não há terras disponíveis e limítrofes à Capital para se criar ou fazer uma outra Aparecida de Goiânia. O prestígio desse acontecimento, graças ao bom Deus, me engrandece e aos companheiros na consignação da autodeterminação aparecidense.

Por tudo isso e mais alguma coisa, a circunscrição territorial de Aparecida de Goiânia extrapolou os seus próprios limites de independência, acoplando-se em todos os sentidos à vida política, econômica e social de Goiânia, tornando-se um corpo só, uno e indivisível para todo o sempre.

De sorte que é irreversível o crescimento de Goiânia em direção a Aparecida, provocado em primeira-mão pelo próprio goianiense, que ,assim fazendo, ajuda a acontecer o mais seguidamente, até por que lhe convém.

Nestes sequenciais 26 anos de vigência administrativa independente, Aparecida não se cuidou a tempo e a hora de fazer o que era possível em termos de realização e prestação de bens e serviços, acumulando-se as genéricas necessidades do município, faltando, mesmo que proporcionalmente, o que a população reivindica nesses anos todos.

Há muito tempo, precisamente da década de 80 aos dias de hoje, prego no deserto essa discrepância, sem que o poder público demonstrasse interesse, dando ouvidos às minhas previsões de que Aparecida superaria Goiânia em população, baseando e raciocinando no espaço físico ainda existente e disponível no território aparecidense para coexistência pacífica dos setores residencial, comercial e industrial, dado a sua extensa proliferação imobiliária, tudo em razão do mesmo espaço físico de Goiânia, que está se exaurindo a cada dia que passa

Como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não sabe e deveria saber, Aparecida de Goiânia cresce em média 5 mil pessoas ao mês, entre os nascidos e chegantes, (número maior de pessoas existentes em mais de 80 sedes dos 246 municípios goianos). Vai chegar dado momento em que os goianienses espremidos dentro do próprio município, como que ofegantes na sua necessária e boa respiração, virá para Aparecida não só em busca de melhores condições de vida, mas também pela frutificação de melhores oportunidades, buscando uma menor e genérica concorrência no promissor mercado de trabalho existente na cidade. Tenho absoluta certeza de que isto vai acontecer muito em breve.

Diante dessa irreversível realidade e sabendo que isso vai acontecer, é preciso que Aparecida se prepare tão-somente para superar Goiânia em população, ou seja, em crescimento demográfico, pois a belíssima Goiânia é e sempre será insuperável em tudo que se possa imaginar, porque na cidade-mãe, com domicílio e ânimo definitivo, existe a mais destacada sociedade do Estado, os maiores intelectuais, homens de cultura, os maiores fazendeiros, comerciantes e industriais do ramo empresarial, os mais atuantes homens públicos, enfim: a “nata” dirigencial e de atividades profissionais diversas, encrustada no topo e nos píncaros da glória e de efetivo sucesso no fazer qualquer coisa, pela dimensão da capacidade de cada um.

O que não se fez até agora está no indolente passado, e aquilo que deve ser feito no momento está nas mãos unas e indivisíveis do atual e bem-intencionado prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, eleito com a confiável e indesmentível votação de mais de 81% dos votos apurados, a quem compete, com esforço próprio, abnegação e desprendimento, somados à colaboração do governo estadual e federal, bem como o apoio do povo que dirige, fazendo com que Aparecida cresça e se desenvolva cada vez mais, acolhendo os goianienses com os braços abertos.

É forçoso reconhecer que Aparecida ainda não está preparada para superar Goiânia (em população), porque ainda lhe falta as diversas estruturas necessárias ao alcance desse objetivo, mas é preciso que se inicie agora e gradativamente o trabalho para atingir esse desiderato, a fim de que as coisas não passem da hora no seu fazer.

A lógica superação demográfica de Aparecida em relação a Goiânia se dará pelo enorme espaço físico ainda existente em Aparecida, enquanto que os de Goiânia estão se exaurindo a cada dia que passa. Lembro-me que em vários escritos fiz a advertência e titularizei artigos definindo que “o futuro de Goiânia está em Aparecida”. E estará ainda séculos afora.

Estamos aguardando, com muita satisfação, que o goianiense continue vindo para Aparecida, compartilhando a grandeza da mãe com a existência desenvolvimentista da filha alvissareira e confiante no seu futuro.


Freud de Melo é ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, advogado, empresário urbano e rural


xD :)
 

·
Registered
Joined
·
2,292 Posts
Apesar de acreditar no desenvolvimento de Aparecida, esse titulo é um pouco exagerado pois ainda irá demorar um pouco para a cidade ultrapassar Goiânia econômicamente e demograficamente.
 

·
Recursive
Joined
·
11,689 Posts
Bem exagerada a reportagem, acho que nem a China têm muitas cidades crescendo a 60 mil por ano :nuts:
 

·
Registered
Joined
·
2,372 Posts
Apesar de acreditar no desenvolvimento de Aparecida, esse titulo é um pouco exagerado pois ainda irá demorar um pouco para a cidade ultrapassar Goiânia econômicamente e demograficamente.
nem ia comentar essa reportagem, como não vou, não dou creditos a esse ex prefeito, um dos homens que ajudou a aparecida ter tantos bairros sem nenhum tipo de infra estrutura, outro dia o mesmo disse que se não fosse "eles" (autorizando e abrindo loteamentos, que depois de 30 anos ainda não tem nenhum tipo de infra estrutura), goiânia certamente teria favelas, para mim, isso é ridiculo. :eek:hno:
 

·
Registered
Joined
·
2,292 Posts
nem ia comentar essa reportagem, como não vou, não dou creditos a esse ex prefeito, um dos homens que ajudou a aparecida ter tantos bairros sem nenhum tipo de infra estrutura, outro dia o mesmo disse que se não fosse "eles" (autorizando e abrindo loteamentos, que depois de 30 anos ainda não tem nenhum tipo de infra estrutura), goiânia certamente teria favelas, para mim, isso é ridiculo. :eek:hno:
Os artigos escritos pelo Freu de Melo também não me atraem Daniel, além de ele espalhar algumas inverdades ou até mesmo teorias e opiniões muito questionáveis utiliza de uns recursos jornalisticos pouco atraentes, a julgar pelo vocabulário que consiste em palavras que no caso dele apenas tornam o texto chato..Bem, essa é minha opinião, hehe :lol:
 

·
Annoying ex-moderator
Joined
·
17,643 Posts
Slow down!

O crescimento de Aparecida é condicionado ao crescimento da capital, ou seja, enquanto Goiania crescer e gerar empregos, haverá demanda de novos lares/pessoas em Aparecida para suprir a demanda.

Creio que o único caso em que Aparecida superaria Goiania, seria se a capital ficasse sem espaço fisico para crescer, o que não deve acontecer tãoooo cedo.
 

·
.
Joined
·
13,731 Posts
^^

Mas já está acontecendo, na cidade restam poucos locais onde se podem construir residenciais, ao norte/nordeste/noroeste da cidade tem uma área de preservação ambiental que barra o crescimento da cidade, as únicas regiões que restam são as divisas municipais, no caso com Trindade e Senador Canedo.

Em poucos anos Goiânia para de crescer horizontalmente.
 

·
♫ lıı.lllıılı..lll&
Joined
·
2,112 Posts
Muito exagerada a notícia. Pra quem conhece as duas cidades,sabe que se isso acontecer
demorará muito.
 

·
Registered
Joined
·
780 Posts
Goiânia realmente está com pouco espaço pra crescer, principalmente após a barragem do João Leite, e isso é claramente visivel por conta do skyline da cidade, a cidade já está focada em crescer pra cima.

Quanto Aparecida passar Goiânia, acho complicado em curto ou longo prazo, mas não creio que seja impossível, porém, como o Erico disse, o crescimento de Aparecida está condicionado com o de Goiânia, quando o da capital começar a esfriar, o de Aparecida vai junto.

Além de tantos outros fatores... se olhar geograficamente, uma hora certos bairros de Aparecida vão estar (alguns já estão) muito longe de Goiânia ou dos bairros mais desenvolvidos de Aparecida que fornecem serviços para os moradores, vai chegar uma hora que outras cidades da RM vão ter áreas muito mais interessantes e por consequência, com maior especulação.

Caso os projetos do João Leite realmente comecem a sair, acho que Senador Canedo e em menor escala Neropolis, Terezopolis, Goianapolis e talvez mais algumas vão ter privilégios por conta da localização, não que Aparecida não tenha uma boa localização, a mesma cresce principalmente por conta disso, mas vai chegar uma hora que essas cidades vão ter uma localização bem melhor que regiões distantes de Aparecida.
 

·
.
Joined
·
13,731 Posts
^^

Só que o crescimento de Goiânia já está frio, ano após ano o índice de crescimento de cidade vem caindo bastante, hoje ela já é a 15ª que mais cresce dentre as maiores, até 5 anos atrás ela estava entre as 10.

Em contra partida a cada ano que passa o índice de crescimento de Aparecida aumenta, e hoje ela é a que mais cresce no país, dentre as maiores de 400 Mil.
 

·
Registered
Joined
·
2,372 Posts
Goiânia realmente está com pouco espaço pra crescer, principalmente após a barragem do João Leite, e isso é claramente visivel por conta do skyline da cidade, a cidade já está focada em crescer pra cima.

Quanto Aparecida passar Goiânia, acho complicado em curto ou longo prazo, mas não creio que seja impossível, porém, como o Erico disse, o crescimento de Aparecida está condicionado com o de Goiânia, quando o da capital começar a esfriar, o de Aparecida vai junto.

Além de tantos outros fatores... se olhar geograficamente, uma hora certos bairros de Aparecida vão estar (alguns já estão) muito longe de Goiânia ou dos bairros mais desenvolvidos de Aparecida que fornecem serviços para os moradores, vai chegar uma hora que outras cidades da RM vão ter áreas muito mais interessantes e por consequência, com maior especulação.

Caso os projetos do João Leite realmente comecem a sair, acho que Senador Canedo e em menor escala Neropolis, Terezopolis, Goianapolis e talvez mais algumas vão ter privilégios por conta da localização, não que Aparecida não tenha uma boa localização, a mesma cresce principalmente por conta disso, mas vai chegar uma hora que essas cidades vão ter uma localização bem melhor que regiões distantes de Aparecida.
eu particularmete tenho medo desse crescimento, veja exemplos: aparecida de goiania possui o seu centro a 15 km de goiânia mas o primeiro bairro em aparecida a sofrer especulação imobiliaria e sofrer com a questão de localização foi justamente a vila brasilia que faz divisa com a capital, por muitos anos a vila brasilia ficou isolada de aparecida e conectada a goiania, outros exemplo disso é trindade onde o maysa é conectado a goiania e isolado de trindade e também em senador canedo com o jardim das oliveiras, não estimularia o crescimento das cidades da rm como: senador canedo, muito menos neropolis e terezopolis, por questão de acessibilidade, imaginem uma neropolis com uma população de 200 mil pessoas buscando todos os tipos de recursos em goiania? senador canedo tem problemas de acessos, imaginem senador canedo com 300 mil pessoas e desse universo mais da metade trabalha em goiania? imaginem como ficaria a avenida anhanguera que já é hoje muito decifitária, prefiro que as cidades da RM e a propria cidade de goiânia crie recursos para que suas cidades cresçam de modo maduro e sustentavel.
 

·
Registered
Joined
·
18,253 Posts
Nossa! Essa reportagem é uma das mais nonsense que eu já li aqui no SSC. :eek:hno:

Aparecida de Goiânia JAMAIS superará Goiânia. Primeiro, o atual crescimento do município não se prolongará indefinitivamente. A população brasileira cresce cada vez mais devagar, e as boom cities serão cada vez mais raras e também crescerão mais devagar. Segundo, posso até estar enganado, mas tenho quase certeza que o município de Goiânia é bem maior que o de Aparecida. Assim, mesmo se o atual ritmo de crescimento se mantivesse, eventualmente faltaria espaço físico no município.

É uma pena que a imprensa local dê espaço para artigos absurdos como esse.
 

·
R.I.P. Niki
Joined
·
15,218 Posts
Aparecida vai demorar décadas pra superar Goiânia em população. Isso se acontecer. Economicamente eu acredito que isso dificilmente acontece, porque no Brasil ser capital tem um peso muito grande na economia de uma cidade. Um exemplo é a Grande Vitória, onde Vitória é a 4ª em população, mas economicamente tá muito à frente dos três municípios maiores que ela.

Agora, o conjunto dos municípios da RM de Goiânia superarem Goiânia, isso não é tão difícil não, pelo contrário, é bem possível que em menos de duas décadas isso ocorra. Mas acho que só populacionalmente também. Em termos econômicos, acho bem difícil.
 

·
Registered
Joined
·
780 Posts
danieldefranca, isso com certeza, não estou falando que isso será bom, mas pela lógica, caso esse projeto saia, não duvido nada que a especulação imobiliária será nessas regiões que eu mencionei, e essas "areas melhor localizadas" que eu falo seria como a vila brasília, longe da mancha urbana da cidade e bem perto da fronteira de municipio com Goiânia.

Eu gostaria que a Gyn e a RM parasse de crescer, porém, caso esses projetos saiam do papel, não duvido nada que acontecerá o que eu falei.
 

·
Registered
Joined
·
22,320 Posts
Texto totalmente exagerado, completamente sem senso de realidade e com um alto grau de ufanismo. Está certo que a cidade tem crescido e desenvolvido muito, mas ultrapassar a capital ainda vai demorar muito, muito mesmo! Basta você cruzar a Av Rio Verde para notar a diferença.
Gostaria de saber onde ela foi publicada, parece coisa da imprensa marrom do DM, já o autor do texto o Sr. Freud de Melo já virou um personagem folclórico em Goiás, e sempre é convidado a escrever no DM ou então é motivo de reportagens curiosas e engraçadas.

P E R S O N A G E M
O mundo bizarro do dr. Freud
Ex-prefeito constrói túmulo com saída estratégica e 37 castelos medievais



ANGÉLICA WIEDERHECKER – Aparecida de Goiânia

As experiências oníricas do dr. Freud de Melo, 63 anos, são assombrosas. Em sonho, ele já foi soterrado por barrancos, viadutos e árvores gigantescas. "Não sou uma pessoa sonífera, sonho apenas de quatro em quatro meses. Mas ao longo dos últimos 30 anos, sou sepultado vivo em 98% das vezes. Achei que poderia ser considerado um aviso." Atormentado pelas terríveis imagens que o angustiam durante o sono profundo, chegou a construir um túmulo para se precaver do que lhe parece inexorável: a tragédia de ser enterrado com vida. Dotado de mecanismos que permitiriam ao advogado escapar ileso ao trauma de se ver consciente no interior de um caixão, o jazigo é motivo de imenso orgulho para Freud, cujo nome se pronuncia como se escreve. "Não existe vacina post mortem, por isso tive este gesto construtivo de precaução."

Para que seu pedido de socorro fosse ouvido pelo mundo dos vivos no caso de o repouso eterno ser inopinadamente interrompido, Freud tratou de instalar na sepultura um megafone. "Se estiver realmente morto, não usarei o sistema de comunicação", esclarece, para tranquilizar a todos. Além disso, colocou tubos de ventilação que lhe garantiriam o ar para continuar a respirar. "A importância da obra está no inusitado. Se eu voltar, será o único caso em todo o mundo. Não se tem notícia de outro que tenha voltado da morte depois de Lázaro e do próprio Jesus Cristo." Talvez Freud (o Sigmund) explicasse os delírios noturnos de seu quase homônimo, afinal, o pai da psicanálise dedicou boa parte de sua vida ao estudo do misterioso combustível dos sonhos. Mas este Freud nunca foi dado a terapias e apesar da dedicação à fantasia mórbida, ressalta: "Não sou dado a impressionismos. Sou muito realista, pé no chão mesmo."

A construção de Freud de Melo, que há 17 anos foi prefeito de Aparecida de Goiânia, é muito popular. Além de atrair visitas, não raro são encontrados vestígios de velas queimadas diante da porta da capela do túmulo. "O povo as coloca lá à espera de alguma graça, mas não pratico milagres. Não tenho índole santífera." O temor de ir parar debaixo da terra ainda com vida não é de todo incomum. O folclore popular dá conta de histórias bizarras. Notícias de cadáveres encontrados remexidos no caixão, muitas vezes tragicamente arranhado, sinal do derradeiro ato de desespero. Há anos, circularam rumores de que o corpo do ator Sérgio Cardoso fora encontrado revirado na exumação. Em um de seus contos, que leva o nome de Enterro prematuro, o mestre do terror Edgar Allan Poe descreve situação semelhante. Temendo ser enterrado vivo por sofrer de catalepsia – mal que faz com que os sinais vitais passem despercebidos –, o personagem que narra a história também faz adaptações no mausoléu de sua família para permitir a saída.

Mas nem só da morte vive a fantasia freudiana. Outra obsessão são os castelos medievais construídos em uma de suas sete fazendas. Na área, que segundo ele é superior a 18 estádios do Maracanã, foram erguidos 37 castelos de tamanhos diversos, muitos às margens de um lago artificial. "Gosto de coisas antigas. Algumas proeminentes figuras do espiritismo dizem que eu teria sido um rei ou senhor feudal. Acreditam que eu tenha uma personalidade reinante." A paisagem insólita que vem sendo fabricada com esmero no meio do cerrado goiano é de sua inteira responsabilidade. De acordo com ele, todos os projetos são seus, inspirados em livros que mostram castelos europeus, e têm direito a túneis secretos e ponte levadiça. Freud explica que seu hobby é construir.

Folclórico, ele nega que suas iniciativas sejam obra de um megalômano. "Não tenho por objetivo me promover, pois poderia até mesmo cair no ridículo." Mas tem na ponta da língua os números de seu empreendimento medieval, transformado num hotel fazenda sob o sugestivo nome de Lago Idéia Molhada. Lá, foram consumidos 110 mil sacos de cimento e 35 mil caminhões de areia, cascalho e pedras. Fazendeiro abastado, ele é dono de cerca de 500 alqueires na região. Polêmico, foi afastado da prefeitura em meio a acusações de improbidade administrativa e desvio de recursos públicos. Foi também julgado por duas vezes seguidas pelo assassinato do descendente de chineses Micky Huang, que teria namorado uma de suas quatro filhas. Foi inocentado. Mas Freud se interessa mesmo é pelo novo túmulo que já está construindo, à semelhança do primeiro, só que maior e mais moderno. Neste, os visitantes poderão entrar e até mesmo experimentar a sensação de deitar num caixão e a eficiência dos mecanismos de salvamento. "Tento eliminar o conceito mortífero das pessoas, a morte não deve ser execrada, considerada horrível. Ela é natural." Ah, bom.

http://www.terra.com.br/istoe/politica/155230.htm
 

·
www.goianiabr.com.br
Joined
·
560 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Texto totalmente exagerado, completamente sem senso de realidade e com um alto grau de ufanismo. Está certo que a cidade tem crescido e desenvolvido muito, mas ultrapassar a capital ainda vai demorar muito, muito mesmo! Basta você cruzar a Av Rio Verde para notar a diferença.
Gostaria de saber onde ela foi publicada, parece coisa da imprensa marrom do DM, já o autor do texto o Sr. Freud de Melo já virou um personagem folclórico em Goiás, e sempre é convidado a escrever no DM ou então é motivo de reportagens curiosas e engraçadas.
Sim sim.. Foi no Jornal do Diário da Manhã.

http://www.dm.com.br/materias/show/t/aparecida_precisa_se_preparar_para_superar_goiania
 
1 - 20 of 23 Posts
Status
Not open for further replies.
Top