O alto fluxo de ônibus em direção ao Santuário de Aparecida chegou a provocar 21 km de lentidão na rodovia Presidente Dutra, por volta de 9h50.
O congestionamento foi na altura de Pindamonhagaba (156 km de São Paulo), do km 96 ao km 75, sentido Rio de Janeiro.
Em Roseira (169 km de São Paulo), mais próxima de Aparecida, a lentidão era do km 69 ao km 71.
Em outro trecho, a via tinha congestionamento também em Santa Isabel (61 km de São Paulo), do km 185 ao km 182.
No total, foram mais de 2 mil ônibus e 3 mil carros de passeio apenas dentro do estacionamento do Santuário Nacional, tendo em vista o movimento rotativo dos veículos.
“Graças a Deus, apesar do grande número de veículos, não tivemos nenhum grande problema no nosso estacionamento. Os romeiros começaram a chegar às 2h da manhã e aos poucos, fomos organizando o fluxo”, explicou o gerente do departamento de Trânsito do Santuário Júlio Oliveira.
Ele informou que o grande desafio para a equipe foi no horário das 15h às 17h30, na operação saída.
“É que até às 17h30 ainda tínhamos veículos entrando no Santuário, e o horário coincidiu com aqueles que estavam saindo”, explicou.
Mas não foi apenas dentro do Santuário que o movimento de veículos foi intenso.
Após esgotada a capacidade do Santuário, os veículos foram estacionando no entorno da Basílica, nos bairro vizinhos e até nas cidades mais próximas, quando, em uma demonstração de fé, os fiéis vinham em caminhada à Casa da Mãe Aparecida.
“Estávamos registrando todos os momentos da chegada dos romeiros. Víamos famílias inteiras caminhando grandes trechos para visitar a Casa da Mãe Aparecida”, afirmou a gerente de Comunicação Institucional do Santuário, Flávia Gabriela.
“Nós viemos de Cubatão. Pegamos um trânsito intenso, e esperamos duas horas para conseguir entrar. Mas chegar aqui é um sonho, estou muito feliz”, informou a romeira Luciana Leite, olhando para o Santuário do Pátio Superior, onde estava estacionado o veículo de sua romaria.
Ao final da tarde, o Santuário Nacional rezou pelas intenções de todos os romeiros que estavam nas estradas no retorno às suas casas.
No total, durante toda a semana (de 8 a 14 de novembro), 366.785 pessoas passaram pelo Santuário Nacional, sendo 34.896 de segunda a sexta-feira, 86.866 no sábado (13) e 245.023 no domingo.
fonte:
http://www.a12.com/noticias/noticia...245_mil_devotos_na_casa_de_nossa_senhora.html