Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 9 of 9 Posts

·
Registered
Joined
·
22,320 Posts
Discussion Starter · #1 ·
06/08/2009

Aparelho da PM diz se veículo tem irregularidade


Adriano Marquez Leite/O Popular
. equipamento ajudará a combater crime

Cerca de nove veículos são roubados, diariamente, em Goiânia. Contudo, esse número poderá ser reduzido em breve graças a uma nova tecnologia que está sendo incorporada pela Polícia Militar (PM). O aparelho, chamado de Auto Detector, já é utilizado pelas principais polícias do mundo e “lê” as placas e avisa sobre possíveis irregularidades dos veículos.

Em teste pela Polícia Militar (PM) até o fim deste mês, o equipamento deverá ser instalado, a partir de setembro, em 60 veículos militares da capital e em algumas cidades do interior, com investimentos estimados em R$ 1,3 milhão. Quando a compra for concretizada, Goiás será a primeira localidade em toda a América Latina a deter a tecnologia.

O sistema funciona da seguinte maneira: duas câmeras instaladas no teto dos carros da PM vão fazendo a leitura automaticamente das placas de todos automóveis que forem vistos no trajeto percorrido. A cada minuto, 54 placas podem ser verificadas e, à medida em que forem surgindo as irregularidades, um alarme sonoro avisará o policial do problema (veja quadro), depois de um cruzamento da base de dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Outra aplicação do recurso facilitará a investigação de crimes. Todos os veículos e placas fotografados ficarão armazenados por cerca de um mês em um banco de dados e poderão informar quais carros estavam em determinadas regiões e horários de um assalto, por exemplo, reduzindo o universo de carros procurados.

Para o titular da SSP, Ernesto Roller, o novo equipamento intimidará a ação de criminosos e qualificará a abordagem da PM. Com informações se aquele carro foi roubado ou está com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) atrasado, por exemplo, o policial acionado já terá uma importante noção de como proceder ou até qual o mais importante abordar, em casos em que vários veículos com infrações forem identificados ao mesmo tempo.

As polícias da Itália, França e Holanda são algumas que já usam o sistema. Nos Estados Unidos, até o Pentágono e a polícia federal americana (FBI) também usam o Auto Detector, segundo Igor Demellas, gerente de vendas para a América do Sul da Elsag Datamat, empresa que desenvolveu o sistema.

De acordo com Igor, na Itália, 3 mil carros policiais foram equipados com o sistema, que reduziu em até 30% o índice de roubo de veículos em algumas cidades. Os índices da polícia italiana melhoraram e apontam que, de 14 carros roubados diariamente, 12 são recuperados.

http://www.goiasnet.com/index.html
 

·
Registered
Joined
·
22,320 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Gostei da idéia e atitude da secretaria de segurança pública!
Tomara que esse aparelho venha diminuir o roubo de carros e outros tipos de crimes relacionados a veiculos, parabéns pela iniciativa.
 

·
www.goianiabr.com.br
Joined
·
560 Posts
vi isso no jornal local Ontem e a 5 Minutos li no DM....
e realmente isso sera um revolução....
Espero que a taxa de carro roubado em Gyn diminua..

esse trecho que diz no DM, e Fique encabulado com o aparelho '"Lê 54 placas por minuto (três mil em uma hora) e identifica irregularidades no veículo como roubo, furto ou se o mesmo está com tributos atrasados como IPVA"..
Tecnologia de Ponta...
Vi tbm e Goiânia é a 1° da America do SUL a Usar esse Aparelho.. :banana: :banana: ... Legal...

Pra um lado é bom mas pro Outro e Ruim... Pois vai sobrar para a população tbm... Quem nunca Atrasou IPVA na vida?? kkkkkkkkkk
 

·
Registered
Joined
·
2,294 Posts
Excelente noticia!
Principalmente porque nos ultimos tempos tem se comentado bastante sobre o aumento de assaltos a mão armada em Goiânia visando principalmente os 'veiculos do mercado' (negro).
 
1 - 9 of 9 Posts
Status
Not open for further replies.
Top