Skyscraper City Forum banner
1 - 12 of 12 Posts

·
Hello other grown-up
1,877 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Apenas 9% dos que trafegam pela Via Dutra pagam pedágio

Agência JB

BRASÍLIA - Apenas 9% dos motoristas que trafegam pela Via Dutra, entre o Rio de Janeiro e São Paulo, realmente pagam pedágio. A declaração foi feita nesta quarta-feira, 23 de maio, pelo diretor da consultoria de Belo Horizonte Techtran, Silvestre de Andrade Puty, ao citar estudo realizado pela empresa sobre a cobrança de pedágios naquela rodovia em palestra no 7º Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas. realizado em Brasília.

Segundo o trabalho, isso ocorre porque a Via Dutra é muito usada por motoristas que trafegam por distâncias curtas, onde não há pedágio. Esses motoristas usam a estrada como via urbana. Assim, quem paga os pedágios é só quem utiliza todo o percurso da rodovia em sua viagem, pois as praças de pedágio ficam onde o movimento é menor.

Puty defendeu a implementação de políticas tarifárias alternativas. Na Via Dutra, por exemplo, ele sugeriu novos locais para as praças de pedágios e a adoção de bilhetes múltiplos, com bônus. Assim, quem comprar, por exemplo, 10 bilhetes, pagará apenas 9.

O consultor declarou também que as concessões das rodovias para a iniciativa privada trouxeram retornos expressivos, como maior segurança nas estradas e realização de manutenções com maior freqüência. Em sua opinião, não se pode fazer economia em detrimento dos avanços conquistados.

O 7º Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas é uma iniciativa da Comissão de Viação e Transportes da Câmara para incentivar o debate sobre as deficiências de infra-estrutura do transporte rodoviário.

As informações são da Agência Câmara.

http://jbonline.terra.com.br/extra/2007/05/23/e230511349.html

·
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!
1,116 Posts
Fazer o que ?

Exemplo: se você mora em Nova Iguaçu e trabalha em Queimados vai ter que pagar pedágio ? Ai é sacanagem demais.

·
ontogeny recapitulates...
3,032 Posts
Espanha

Acho que eles pensam em fazer algo como na Espanha; lá os pedágios não ficam ao longo da pista, e sim nas saídas da mesma:

Ao entrar na autopista, você passa por um guichê e pega um papelzinho, que serve para medir a distância percorrida; ao deixar a estrada, você passa no guichê e paga proporcional à distância percorrida.

·
Hello other grown-up
1,877 Posts
Discussion Starter · #5 ·
^^
Tb acho!! O pedagio deve ser pago por quem percorrer maiores distancias...
Mas a concessionária tem que arcar com a manutenção de toda a rodovia, tendo que levar em consideração o tráfego de curta distância também...
Não estou falando em colocar pedágios em pontos como Nova Iguaçu/Queimados, mas sim distribuir melhor os postos, seja aumentando seu número, seja colocando em locais de maior tráfego de passagem. Dessa forma, quem utiliza a rodovia por uma maior extensão não estaria pagando para quem utiliza menos.

Como curiosidade, os postos de pedágio da Dutra estão nos pontos de menor tráfego dela, parece até que escolheram propositalmente.

A sugestão do Ar-Nimruzîr é boa, mas acho que só serve para rodovias com controle total de entradas e saídas, ou seja, só pode sair da rodovia em pontos pré-determinados.

·
Registered
24,544 Posts
eu sou azarado demais!! pego um trecho curto da dutra, na grande sp pra ir pra santa isabel mas tem pedagio!!! antes tinha ate um desvia malandro pra se fazer em aruja, mas eles fecharam e ficou trabalhoso... a solucao é usar o sem parar... pq sou muito esquecido, uma vez passei pedagio no cartao de credito

·
Registered
4,718 Posts
Acho que eles pensam em fazer algo como na Espanha; lá os pedágios não ficam ao longo da pista, e sim nas saídas da mesma:

Ao entrar na autopista, você passa por um guichê e pega um papelzinho, que serve para medir a distância percorrida; ao deixar a estrada, você passa no guichê e paga proporcional à distância percorrida.
Pra falar a verdade nao deveria nem ser cobrado pedágio, mas como o Brasil é uma @!#[email protected]# haeuahueia
Entao o geito mais facil de fazer a cobrança realmente seria esse que ele falou:D

·
Crucismogiensis
8,408 Posts
Não vejo nada demais.

Ela cruza passa pelas duas maiores metrópoles brasileiras e também por São José dos Campos, onde acaba se transformando em avenidas nessas cidades.

·
**16º ano**
**17º ano**
25,827 Posts
E só com esses 9% a empresa mantem toda a manutenção da rodovia e aposto que ainda tem lucro.

E outra, no processod e concessão a mpresa aceitou os termos, ous eja, onde seriam as praças de pedágio, a quantidade delas e os valores, não foi? Agora, querem mudar? oras, que fizesem estudos melhores e avaliassem isso antes de se candidatar á cocnessão, muito bomd epois de ganhar a exploração querer mudar as regras do jogo.

·
Hello other grown-up
1,877 Posts
Discussion Starter · #11 ·
E só com esses 9% a empresa mantem toda a manutenção da rodovia e aposto que ainda tem lucro.

E outra, no processod e concessão a mpresa aceitou os termos, ous eja, onde seriam as praças de pedágio, a quantidade delas e os valores, não foi? Agora, querem mudar? oras, que fizesem estudos melhores e avaliassem isso antes de se candidatar á cocnessão, muito bomd epois de ganhar a exploração querer mudar as regras do jogo.
Pode até ser que sim, mas o negócio é que se as praças forem mais bem distribuídas o preço vai poder ser menor, devido ao aumento do número de usuários pagantes.

Agora essa história de com certeza ter lucro pode não ser verdade. Eu não sei no caso da Dutra, mas existem outras rodovias que eu sei que têm prejuízo, porque o tráfego foi aquém do esperado.

·
22°52'S 47°03'W
20,845 Posts
O problema é sério, mas a idéia é medíocre.

O ideal mesmo, já que é necessário combater esse problema, é seguir os europeus e colocar controles eletrônicos nas entradas e saídas das rodovias e cobrar pela fração percorrida do total da rodovia.

Abolir pedágios entre cidades de uma mesma RM e coibir rotas de fuga com cobranças idênticas para os veículos (caminhões principalmente) que não sejam das cidades da região.

1 - 12 of 12 Posts