SkyscraperCity banner

1 - 20 of 131 Posts

·
João Manoel
5,458 Posts
Discussion Starter #1
A capital sergipana é a cidade com a melhor qualidade de vida do país.
Com exclusividade para o Globo Repórter, o Ministério da Saúde traçou o ranking das capitais mais saudáveis do país.

01

A saúde está na praça, bem ao lado de casa. A qualquer hora do dia, professores de educação física estão a postos para orientar milhares de alunos – e de graça. É muito fácil espantar a preguiça quando se vive em Aracaju.

02

03

04

05

O hábito de usar a bicicleta ganha incentivo extra quando se tem quase 40 quilômetros de ciclovia. A vida é mais tranqüila em uma cidade com pouco mais de 500 mil habitantes. E a saúde agradece quando são poucos os fumantes e se consome gordura e álcool com moderação. Junte a isso frutas, verduras e exercícios físicos e é possível chegar ao topo do raking da qualidade de vida.
Foi onde chegou a capital sergipana.

06

07

08

09

10

11

Foi em Aracaju que a soma de todos os "bons comportamentos" alcançou a pontuação mais alta.

12

13

14

15

16

"O exemplo de Aracaju pode ser seguido por qualquer município. Está nas nossas mãos construir políticas públicas saudáveis, investir na promoção e na prevenção", aconselha a coordenadora da pesquisa, Deborah Malta.

17

18

19

20

21

O primeiro lugar foi conquistado com a adoção de novos hábitos e a preservação de velhas tradições.

22

23

24

25

26

Alimentação saudável aliada a exercícios físicos de três a cinco vezes por semana. Em 15 espaços públicos de Aracaju funciona a Academia da Cidade, projeto que já colocou o exercício na vida de cinco mil pessoas. A Universidade Federal de Sergipe (UFS) entra com os professores de educação física e os profissionais de saúde. A população se mobiliza.

27

28

29

30

31

"Nós temos indicadores de impactos bem marcantes. As pessoas já diminuem a freqüência às unidades básicas de saúde e a ingestão de medicamentos. Elas manifestam uma qualidade de vida melhor e se auto-percebem com uma saúde melhor", afirma Antônio César Cabral, idealizado da Academia da Cidade.

32

33

34

35

36

"Hoje no Brasil nós temos, por exemplo, 30% de pessoas sedentárias. Certamente é possível mover essas pessoas, transformá-las em pessoas menos sedentárias e mais ativas", acredita Deborah Malta.

"Tem final de semana que saio na sexta-feira, no sábado e no domingo. E na segunda-feira estou aqui de volta, com todo pique", afirma dona Maria José de Santana.

37

38

39

40

41

O pique de um junto com o pique de muitos. Ações que ajudam na promoção da saúde. É assim, com a soma de atitudes saudáveis, que cada um pode mudar a própria vida e melhorar até uma cidade inteira.

42

43

44

45

46

47

48

49

50

Vídeo da edição especial de 35 anos do Globo Repórter:
A capital da qualidade de vida
http://globoreporter.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-19547-3-319428,00.html

·
Registered
3,265 Posts
que bom ser o primeiro a postar!
esse é um reconhecimento maravilhoso pra aracaju!
Parabéns à cidade e aos seus moradores!

do outro lado, joão pessoa ano passado foi a capital mais sedentária do país... deve ter mudado um pouco com o projeto de esportes em todas as praças daki...

parabéns Aju!

·
Cidade Lendária
6,291 Posts
Parabens a Aracaju!!!

Muito linda essa cidade.

Recife foi muito mal nesse ranking, apesar que aqui agente tem a Academia da Cidade já faz muitooo tempo, não sei se começou aqui e foi para aí ou o contrário...
Deve ser uma delícia morar em Aracaju...:D

·
--- x ----
1,038 Posts
Lindas Fotos de Aracaju !!!

Muito boa a noticia q tb vi ontem no Globo Repórter. Fiquei muito orgulhoso por ser uma capital nordestina sustentar esse título e o que melhor conseguido através da iniciativa pública e abraçada pela população.

Viu...Quando ser quer, politicas públicas de qualidade podem ser implementadas com sucesso aqui e torna-se exemplo para o Brasil.

Parabéns Aracaju !!

Ops ia esquecendo tb parabéns a Natal q conqusitou o título de cidade com menos fumantes no Brasil.

:banana::banana:

·
Guinness Book
5,597 Posts
Qualidade de vida é apelido... A cidade é bem desenvolvida além de permanecer interligada com a natureza, o que a torna mais charmosa e agradável de se ver. Linda mesmo. As fotos estão show, gostei muito da terceira. :D

·
Registered
326 Posts
Parabéns Aracaju! Está feliz, hein Joao? ok, ok, eu tb tou... hehehehe e q todas as nossas cidades sigam o exemplo, que nós continuemos a fazer mais e mais e que o Brasil se torne um país melhor! Aeeeeeeee! hahahahhahahah Pra ser sincero Aracaju ainda tem muitooooo o que melhorar! mas parece que estamos no caminho certo... :)

·
Baiano sim senhor!
41,370 Posts
Fiquei muito feliz com a reportagem, afianl Aracaju é uma das minhas cidades prediletas, e devido a proximidade se formou um laço muito forte com a Bahia.
O thread está lindo, parabéns João, parabéns linda Aracaju! :applause::applause::applause:

·
O Show é aqui!
5,738 Posts
Grande João! ontem assisti o programa Globo Repórter e lembrei de vc, João, e desta cidade linda que conheci em meados de 93! Aracaju era bem pacata, a Atalia era tranquila e sem a reforma de hoje que se transformou numa avenida moderna e arborizada. Lembro-me que a cidade era repleta de bicicletas e o povo adorova passear pela cidade com elas. Hoje temos a ponte, e a cidade se modernizou e verticalizou de forma surpreendente. Parabéns Aju pela qualidade de vida, queria eu poder morar numa cidade onde o respeito e a qualidade de vida são prioridades.
lindas fotos, como sempre, amigo!:applause::eek:kay::eek:kay::eek:kay:

·
El Salvador
488 Posts
Felicidades para Aracaju!!!! tener la mejor calidade d vida de una cidade en Brasil e muito importante!!! Se q e uma cidade limpia y boa entao c merece ese puesto:D! Felicidades pra la cidade!

·
Dando um tempo.
15,925 Posts
Excelente coletânea de fotos, João.:yes:

E parabéns à Aracaju poe mais esse merecido título.

·
:)
18,427 Posts
Que fotos lindas, João! Algumas são novas para mim. Dia desses tava vendo sobre um projeto em andamento de plantar milhares de mudas em toda a cidade, a fazendo assim ficar mais saudável. Na minha opinião, a avenida beira-mar que vai ali do Iate até a Orla é muito bonita, a mais agradável de todas, mas em alguns pontos poderia ter muitasss árvores no canteiro central. Não vejo a hora de ver árvores em todas as grandes avenidas! :)

Que Aracaju não pare, que cresça e saiba manter esta qualidade que conquistou com muito trabalho! ;)

·
Registered
1,177 Posts
^^

Pra mim também algumas são novas!!!
As noturnas como sempre estão de mais!!!

esse é um dos melhores threads do João!
parabéns!!!

ahh, falto só umas fotos das ciclovias que foram destaques!
hehe!!!
valeu!

·
:)
18,427 Posts
1 - 20 of 131 Posts