Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 174 Posts

·
Registered
1,289 Posts
Discussion Starter · #1 ·

Arborização Urbana

Bom, responda qual é aquela espécie presente em sua cidade que você mais gosta? Pode ser o nome popular,formal,científico...
Se quiseres, apresente as características da mesma, diga os motivos que lhe agradam e apresente dados interessantes e fotos!
Conto com a participação de vocês! Valeu!

·
Registered
1,814 Posts
Gosto de espécies nativas da mata atlântica,como o ipê amarelo e caesapinea faerrea (pau ferro)que é comum por aqui.

·
Registered
1,289 Posts
Discussion Starter · #3 ·
dando a largada

Ja vou aproveitar e começar com a minha opinião:
Bom, aqui em Porto Alegre a espécie que mais me agrada é o Plátano sem sombra de duvidas. O Plátano é a sexta espécie mais comum na cidade, segundo dados do SMAM. Possui presença marcante principalmente nos bairros Boa Vista e Vila Assunção.
Plátano: árvore de grande porte, caducifólia de origem européia, porém muito difundida no sul do Brasil,Uruguay,Argentina e Chile. Extremamente ornamental, principalmente durante o outono, quando suas folhas mudam de cor para tons de dourado, até perderem suas folhas no início do inverno.
O único ponto negativo disso tudo é que ouvi dizer que o SMAM não realiza mais o plantio dessa espécie.:eek:hno: ..o que é uma pena. Porém aqui no bairro ja ouvi dizer de muitas pessoas que plantam plátanos por vontade própria...aumentando ainda mais a presença dessa bela arvore na capital!:)

·
4,575 Posts
Não entendo muito de árvores, mas sou apaixonado por arborização, vou ver se faço umas fotos das árvores que mais gosto nas ruas aqui de São Bernardo.

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Em Recife gosto das acácias, flamboyants, coqueiros (lógico), oitizeiros e palmeiras imperiais.

·
Old is new
3,795 Posts
As minhas preferidas em São Paulo são as tipuanas. Elas são bem comuns por aqui!

·
Dando um tempo.
15,926 Posts
Com certeza as Araucárias (Araucaria angustifolia).
A copa delas é linda, e além disso pinhão é tudo de bom!
Acho demais as áreas onde há uma grande concentração delas! Infelizmente considera-se que ela está em perigo crítico de extinção, tudo devido à sua excelente madeira.

A foto abaixo foi tirada pelo forista Gérson:

·
Registered
1,289 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Eu também gosto das araucarias...porém aqui em Porto Alegre elas não são muitos comuns não. A não ser em jardins particulares de casas e prédios. Já na serra ela está por todos lados.

·
Dando um tempo.
15,926 Posts
É não achei nenhuma foto no momento com elas na cidade.
Por isso postei essa de natureza mesmo pea ilustrar o comentário.
Aqui na vizinhança há várias.

·
Ilha do amor
9,005 Posts
acho os ipes lindos

e to adorando fato da plantação do ipe roxo la na lagoa da jansen

Lofantera

Mudas estão sendo plantadas na Lagoa da Jansen
Notícia Completa:

Durante as atividades que acontecem pela oitava etapa do Circuito Banco do Brasil de vôlei de praia, a Prefeitura de São Luís em parceria com o Banco do Brasil, Aliança do Brasil e Instituto Alcoa, realizam um plantio simbólico de seis mudas de árvores em uma área verde, ao lado da Arena Domingos Leal, na Lagoa da Jansen.

O Instituto Municipal da Paisagem Urbana e o Instituto Alcoa doaram as plantas das espécies lofantera, ipê roxo, pau-brasil e oitizeiro que serão plantadas por atletas e crianças da rede municipal de ensino, além de adolescentes que participam do projeto Trabalhadores do Banco do Brasil, e do gerente regional de gestão de pessoas do Banco do Brasil, Miguel Arruda. A ação é parte das atividades de responsabilidade social dos órgãos, bem como um alerta para os perigos que o aquecimento global ocasiona.

·
.
16,971 Posts
Meu favorito: Ipê rosa ou roxo
cresce muito, é vistoso, perde as folhas no inverno e depois adquire uma floração maravilhosa.

Algumas fotos minhas em BH:

Seco, no inverno, antes de florir - Afonso Pena

Florindo (qdo há muitos juntos, é um show) - Afonso Pena

Av. Contorno

Castanheiras: são enormes, dão muita sombra, perdem todas as folhas no inverno, deixando o solo vermelhinho - rua em que morei

Araucárias - para jardins e parques, acho lindo.
Parque Amílcar Martins, em BH

E um que acho sensacional, o ipê-branco, mas é muito pouco usado!
Acho o aspecto muito diferente, com a floração
Av. Afonso Pena

·
Indústria da Multa S.A.
6,320 Posts
Das nativas, gosto muito das araucárias e, das exóticas, amo os plátanos. :)

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
As minhas preferidas em São Paulo são as tipuanas. Elas são bem comuns por aqui!
Essas árvores dão uns frutos ovalados e amarelos quando maduros? Estou achando muito parecidas com o que chamamos de oitizeiro aqui em Recife.

·
Registered
1,289 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Tipuanas sao muito comuns aqui em POA tb...creio que sao oriundas da Argentina. Sao muito comuns na propria cidade de Bs As. Nao tenho certeza se elas sao adaptaveis ao clima nordestino. Mas vou pesquisar!

1 - 20 of 174 Posts