Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 39 Posts

·
Guinness Book
5,598 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Areia​

Patrimônio Histórico do Brasil​

Área: 269,424 km²
População: 25.714 hab. est. IBGE/2008
Densidade: 91,5 hab./km²
Altitude: 623 metros
Clima: Ameno, com temperaturas que chegam a 8°C no inverno e, em dias quentes, a 30°C.

História​
Em 1648, a expedição em busca de recursos minerais de Elias Herckman, então governador holandês da Paraíba, percorreu a mando de Maurício de Nassau a região onde hoje se assenta a cidade de Areia sem entretanto nada encontrar. Pouco mais tarde, em meados do século XVII, desbravadores portugueses percorreram a região, tendo um deles, de nome Pedro Bruxaxá, se fixado no local à margem do cruzamento de estradas que eram caminho obrigatório de boiadeiros e comboieiros dos sertões com destino à cidade de Mamanguape e à Capital. Dada a amizade que fez com os nativos, ali construiu um curral e uma hospedaria conhecida como “Pouso do Bruxaxá”. A região foi por muitos anos denominados "Sertão de Bruxaxá".

Com o tempo, entretanto, devido a um riacho que possuía bancos de areia muito brancas, o povoado passou a ser chamado de Brejo d'Areia, já que o lugarejo fica na Microrregião do Brejo Paraibano, região da Paraíba não muito longe do litoral, que recebe os úmidos ventos alísios vindos do Atlântico e possui uma cobertura vegetal de floresta atlântica, hoje em dia reduzida a manchas. Por isso, também chamada de Zona da Mata.

O povoado foi elevado à categoria de vila em 30 de agosto de 1818 e, em 18 de maio de 1846, tornou-se cidade.
Com o desenvolvimento da lavoura canavieira na Região do Brejo, no século XIX, a cidade de Areia tornou-se o maior município da região, mas tal proeminência econômica começou desde o século anterior, XVIII, com a precedente lavoura do algodão. A campanha abolicionista no município teve a liderança de Manuel da Silva e Rodolfo Pires, e a cidade libertou o último escravo pouco antes da Abolição da Escravatura em todo o país, no dia 3 de maio de 1888.
Areia participou ativamente das Revoluções do século XIX, tais como a Revolução Pernambucana, em 1817, a Confederação do Equador, em 1824 e a revolta do Quebra-Quilos, em 1873.

Casa-grande em Engenho centenário, ainda em atividade.​

1.

Centro da cidade​

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

11.

12.

13.

14.

15.

16.

17.

18.

19.

20.

21.

22.

Teatro Minerva - O primeiro do Estado.

23.

24.

^^ É isso. Espero que gostem e comentem. :)

·
:)
18,427 Posts
Muito bonita a cidade histórica de Areia! O interior nordestino é mesmo cheio de surpresas, e Areia é sem dúvida uma delas. :)

Hall, meus parabéns por mais esse belo thread! :eek:kay:

·
...
44,166 Posts
Achei a cidade muito simpática, o patrimonio histórico é bem diversificado, alguns casarões estão precisando de um revitalização!
No geral gostei bastante do que vi, acho muito interessante as cidades do interior do nordeste!

Parabéns pelos 2000 post Hallyson, que venham muitos outros :cheers:

·
Eu mesmo!
3,976 Posts
uauuuu!
que patrimonio histórico! tem mais é que divulgar mais esses lugarzinhos do nordeste! não só as praias mas essas cidades históricas do interior nordestino...gosto muito!
não sabia que tinha mínimas de 8 graus ai nessa cidade! caramba! e interessante a historia que tu colocou...e parabens pelos 2000 posts

·
Banned
2,750 Posts
Mto massa o thread Hall!!!
As casas do centro são bem charmosas!!
Valeu pelo thread,Areia tava faltando por aqui!

·
Nothing left to fear
2,057 Posts
Poxa, Areia é fantástica! Sempre passava por ela e me dava vontade de fotografar. Adoro a geografia dela, cercada de abismos! A cidade é riquíssima culturalmente, tem vários museus, esse Teatro Minerva, um clima maravilhoso (lembro de Garanhuns :D), uma reserva de mata atlântica em pleno agreste, um campus da UFPB e ainda é pertinho de Campina Grande.

Ótimas fotos, Hall! :eek:kay:

·
Amável, charmoso e mortal
9,704 Posts
Era o thread que estava faltando da PB.
Parabéns pela iniviativa e pelo belo thread! :cheers:
Essa é a terra que minha mãe nasceu, tenho laço muito forte com esta cidade.
Hall, vou ser indelicado e postar umas fotos de Areia aqui, blz? Espero que não fiques chateado.

1 - Colégio Santa Rita fundado em 1910

Autor desconhecido

2 - Engenho Várzea do Quati

Foto: Cácio Murilo​

3- Casinha Branca

Foto: Odete C R - flickr​

4 - UFPB Campus II - Areia

Autor desconhecido​

5 - UFPB

Foto: ronaldo.vieira - flickr​

6- UFPB

Foto: ronaldo.vieira - flickr​

·
Ser paraense é atitude!
4,845 Posts
Areia, uma cidade mto simpática! Belo patrimônio histórico... só não entendi pq o nome da cidade é Areia? rsrs
:lol: Bar do Chifre... ahsuashsuahsu
Parabéns ae Hallyson pelos 2.000 posts!!!
:applause:

·
Guinness Book
5,598 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Muito bonita a cidade histórica de Areia! O interior nordestino é mesmo cheio de surpresas, e Areia é sem dúvida uma delas. :)

Hall, meus parabéns por mais esse belo thread! :eek:kay:
^^ Vlw, Tito! Que bom que gostou. Um elogio vindo de ti, que faz ótimos threads, é uma honra! :cheers:

Achei a cidade muito simpática, o patrimonio histórico é bem diversificado, alguns casarões estão precisando de um revitalização!
No geral gostei bastante do que vi, acho muito interessante as cidades do interior do nordeste!

Parabéns pelos 2000 post Hallyson, que venham muitos outros :cheers:
^^ Essas fotos têm mais de 1 ano, Drico. Quando estive por lá estavam revitalizando uns casarões dessa parte que tirei as fotos. Espero que esteja melhor, afinal, todo o centro da cidade é tombado pelo IPHAN.

uauuuu!
que patrimonio histórico! tem mais é que divulgar mais esses lugarzinhos do nordeste! não só as praias mas essas cidades históricas do interior nordestino...gosto muito!
não sabia que tinha mínimas de 8 graus ai nessa cidade! caramba! e interessante a historia que tu colocou...e parabens pelos 2000 posts
^^ Areia é uma das cidades mais antigas do Estado. É muito charmosa, principalmente pela sua arquitetura e clima. Vlw!

Que interessante, a pouco tempo um amigo meu paraibano tava comentando dessa cidade... gostei bastante apesar de ter achado algumas construções um tanto descuidadas, mas a cidadezinha tem uma história bem rica mesmo.

Belo thread! :)
Vlw Driano MG! Vale a pena conhecer Areia. :)

Bem simpática a cidade!

Não conhecia...
Vlw por comentar :cheers:

linda a cidade...nao tinha ouvido falar ate no ultimo ENEA onde foi divulgado que em 2010 o EREA- NE seria...muito bacana mesmo viva o EREA AREIA 2010
^^ O que seria o EREA? :lol:

Mto massa o thread Hall!!!
As casas do centro são bem charmosas!!
Valeu pelo thread,Areia tava faltando por aqui!
^^ Vlw Marcus_CG!!

Poxa, Areia é fantástica! Sempre passava por ela e me dava vontade de fotografar. Adoro a geografia dela, cercada de abismos! A cidade é riquíssima culturalmente, tem vários museus, esse Teatro Minerva, um clima maravilhoso (lembro de Garanhuns :D), uma reserva de mata atlântica em pleno agreste, um campus da UFPB e ainda é pertinho de Campina Grande.

Ótimas fotos, Hall! :eek:kay:
Essa é a melhor parte da história...:lol:

·
Guinness Book
5,598 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Era o thread que estava faltando da PB.
Parabéns pela iniviativa e pelo belo thread! :cheers:
Essa é a terra que minha mãe nasceu, tenho laço muito forte com esta cidade.
Hall, vou ser indelicado e postar umas fotos de Areia aqui, blz? Espero que não fiques chateado.
^^ Ae amigão!!!
Queria ter feito o thread contigo, já que combinamos de fazê-lo há tempos, mas pensei q não entrarias hoje. De qualquer forma obrigado pela contribuição com essas belas fotos!
Abraço!

A cidade é encantadora, deveria ser mais divulgada! Parabéns pelos 2.000 posts, Hall! :eek:kay:
^^ Vlw tonyssa! Talvez seja essa uma das grandes contribuições do SSC: divulgar cidades que não estão na mídia mas que valem à pena serem "descobertas". :)

Areia, uma cidade mto simpática! Belo patrimônio histórico... só não entendi pq o nome da cidade é Areia? rsrs
:lol: Bar do Chifre... ahsuashsuahsu
Parabéns ae Hallyson pelos 2.000 posts!!!
:applause:
Com o tempo, entretanto, devido a um riacho que possuía bancos de areia muito brancas, o povoado passou a ser chamado de Brejo d'Areia, já que o lugarejo fica na Microrregião do Brejo Paraibano, região da Paraíba não muito longe do litoral, que recebe os úmidos ventos alísios vindos do Atlântico e possui uma cobertura vegetal de floresta atlântica, hoje em dia reduzida a manchas. Por isso, também chamada de Zona da Mata.
^^Flw Sergiw!

·
Registered
IMPOSTOR IPIRANGA
23,447 Posts
Parabéns peloos 2 mil psts e por esse belo trhead Hall,Areia é um charme amo de paixão, clima agradável o entorno da cidade é lindo tbm, e pra quem gosta tem uma cachacinha de primeira :lol:

1 - 20 of 39 Posts