SkyscraperCity banner
1 - 14 of 14 Posts

·
Registered
6,607 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Retirei estas casas aqui, do site http://www.e-architect.co.uk, para podermos discutir as tendências, opiniões e críticas sobre a arquitetura contemporânea. Eu sou leigo no assunto, mas pelo que percebo essa nova fase é marcada pelas formas quadradas e retas. Bom, vamos aos exemplos de casas:

Casa contemporânea de Kenji Tagashira, em Toquio

Casa na Itália, Marco Castelletti

Casa por Yasuhiro Yamashita

Casa em Nova York, UNStudio Architects

Casa ao modo Japonês

Casa ao modo Japonês (2)

Quem quizer enriquecer o thread com mais exemplos, fiquem a vontade :).

·
Registered
7,546 Posts
Bom, boa parte das casas mostradas aqui tem conceitos dos anos 50 a 70.

Acho que a arquitetura contemporânea tem muito mais haver com a sustentabilidade ecológica e menos com a plasticidade dos materiais. Claro que há muito ainda o que se explorar no aproveitamento de novos materiais.

·
Registered
1,024 Posts
Acho que a arquitetura contemporânea pode ter linhas curvilíneas, e essa é somente uma de suas vertentes: o minimalismo.

Eu não sei direito também, pois sou leiguíssimo no assunto :)

·
Registered
6,607 Posts
Discussion Starter · #5 ·

Acho que a arquitetura contemporânea tem muito mais haver com a sustentabilidade ecológica e menos com a plasticidade dos materiais. Claro que há muito ainda o que se explorar no aproveitamento de novos materiais.
Mas a arquitetura contemporânea teve início em qual ano? Você falou uma coisa bem interessante, também acho que hoje em dia a preocupação é bem mais ecológica.

·
Registered
2,673 Posts
Esse aqui se parece com a boate Nox aqui do Recife. Não sei se ela é de arquitetura conteporânea, ma que parec e parece.

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Acho que a arquitetura contemporânea pode ter linhas curvilíneas, e essa é somente uma de suas vertentes: o minimalismo.

Eu não sei direito também, pois sou leiguíssimo no assunto :)
Começou bem a frase, só errou quando disse que eram minimalistas! :D

Podem algumas ter uma essência minimalista nos espaços, mas não retaram a arquitetura minimalista.

Lembre-se, minimalista deriva do MÍNIMO. Isto é, um projeto minimalista é composto pelo mínimo de detalhes. Os interiores minimalistas têm poucos móveis. O minimalismo caracteriza-se como uma corrente que usa só o necessário, só básico. O ser humano carrega muitas coisas, objetos, guarda muita coisa. Ornamenta. O minimalismo é uma espécie de ideologia que busca dar á vida apenas o que ela necessita, e corta coisas desnecessárias. Muito do que temos não usamos. Muito do que fazemos, gastamos, é desperdiçado. O minimalismo propõe adquirir só o que formos usar. Só o que nos é necessário.

:)

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts

E diria que elas têm inspiração na arquitetura de 20 a 60. os anos 70 foram o início do pós-modernismo, não dá para caracterizar esta década como o auge modernista.

Algumas destas casas têm mais referência aos anos 20. Na primeira há mobiliário de 1929!

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Retirei estas casas aqui, do site http://www.e-architect.co.uk, para podermos discutir as tendências, opiniões e críticas sobre a arquitetura contemporânea. Eu sou leigo no assunto, mas pelo que percebo essa nova fase é marcada pelas formas quadradas e retas. Bom, vamos aos exemplos de casas:

[...]

Quem quizer enriquecer o thread com mais exemplos, fiquem a vontade :).
A fase atual da arquitetura não tem forma. Não tem estilo.

Não dá para pegar uma vertente arquitetônica e dizer que ela expressa o momento.

A arquitetura contemporânea é bem mais diversa do que parece ser!

As formas simples e básicas, isto é, cubos, esferas, prismas retangulares em geral seduzem. Não só aos modernistas ou contemporâneos, mas há toda a história.

Os clássicos, os renascentistas, os neoclássicos, estes atribuíam beleza às formas simples. O cubo, o prisma, principalmente.

Há em arquitetura um senso que trata a esfera como a forma perfeita (acima das necessidades humanas) e o cubo a mais excelente forma a ser trabalhada.

O partido das linhas simples é trabalhado em muitas vertentes contemporâneas.

Em se tratando de beleza por razão - clássicos, humanistas e iluministas - a simplicidade atinge maior grau de satisfação do que a complexidade.

A mim a ortogonalidade, o ângulo reto, o paralelismo, a simplicidade são coisas nobres a serem trabalhadas. Mesmo que eu goste de formas complexas, e use e abuse dos ângulos agudos e da falta de ortogonalidade, vejo nas formas simples a real beleza.

Para mim não há regra para se fazer o belo: pode ser assimétrico, simétrico, complexo, puro. O que define a forma é a função, é o local, é o uso, as necessidades.

O branco como partido geral também me apetece: ele é a limpeza, a assepsia. Embora tons ocres e escuros também sejam lindos.

Só não gosto do branco total: lembra hospício! :D

·
Registered
6,607 Posts
Discussion Starter · #10 ·
A fase atual da arquitetura não tem forma. Não tem estilo.

Não dá para pegar uma vertente arquitetônica e dizer que ela expressa o momento.

A arquitetura contemporânea é bem mais diversa do que parece ser!

As formas simples e básicas, isto é, cubos, esferas, prismas retangulares em geral seduzem. Não só aos modernistas ou contemporâneos, mas há toda a história.

Os clássicos, os renascentistas, os neoclássicos, estes atribuíam beleza às formas simples. O cubo, o prisma, principalmente.

Há em arquitetura um senso que trata a esfera como a forma perfeita (acima das necessidades humanas) e o cubo a mais excelente forma a ser trabalhada.

O partido das linhas simples é trabalhado em muitas vertentes contemporâneas.

Em se tratando de beleza por razão - clássicos, humanistas e iluministas - a simplicidade atinge maior grau de satisfação do que a complexidade.

A mim a ortogonalidade, o ângulo reto, o paralelismo, a simplicidade são coisas nobres a serem trabalhadas. Mesmo que eu goste de formas complexas, e use e abuse dos ângulos agudos e da falta de ortogonalidade, vejo nas formas simples a real beleza.

Para mim não há regra para se fazer o belo: pode ser assimétrico, simétrico, complexo, puro. O que define a forma é a função, é o local, é o uso, as necessidades.

O branco como partido geral também me apetece: ele é a limpeza, a assepsia. Embora tons ocres e escuros também sejam lindos.

Só não gosto do branco total: lembra hospício! :D
Flick, quais os melhores exemplos de arquitetura contemporânea? Seria Dubai com todo o seu modernismo? Ou algo além disso?

Ao meu ver, a Arquitetura contemporânea está relacionada com formas futurísticas e também preocupações futuras, como o amigo disse :ecológicas.

Qual o melhor exemplo da arquitetura moderna no Brasil?

·
Registered
3,673 Posts
^^ Cuidado com os termos. Não confunda "arquitetura moderna" com "contemporânea".

Esse thread tem um tema amplo demais, não entendi sua finalidade.... Na verdade, é o tema de toda essa seção do fórum!

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Flick, quais os melhores exemplos de arquitetura contemporânea? Seria Dubai com todo o seu modernismo? Ou algo além disso?

Ao meu ver, a Arquitetura contemporânea está relacionada com formas futurísticas e também preocupações futuras, como o amigo disse :ecológicas.

Qual o melhor exemplo da arquitetura moderna no Brasil?
O Sapox respondeu por mim. :D

Dubai é um grande exemplo de arquitetura contemporânea. Mas não significa se é um exemplo bom ou ruim. É uma arquitetura muitas vezes figurativa e totalmente icônica, ostensiva. Geralmente de péssimo gosto.

Os prédios em destaque não são arquitetura, são esculturas as quais alguém pensou em habitá-las.

Arquitetura futurista é aquela de protótipos que muitas vezes de forma equívoca pensa o futuro.

Mas não pense que a arquitetura contemporânea é futurista (ela de fato pensa "para frente", mas não da forma tal como é nas arquiteturas futuristas).

E arquitetura não é apenas imagem, formas complexas. Arquitetura é propósito, função. As formas respondem à função.

Não ache que prédios de formas complexas e totalmente gratuitas são o melhor da arquitetura contemporânea, pois não são!

Um prédio não precisa ter forma de pássaro (Calatrava) ou de entulhos de lixo (Gery), nem forma de bolsa, sapato ou bolo de cenoura.

Muitos distorcem a função da arquitetura por causa destes prédios contemporâneos que criam formas diferentes somente para chamar a atenção e colocar a cidade na mídia. Isto é usar a arquitetura de uma forma grotesca.

Por isso muitos arquitetos hoje estão tendo obras desmerecidas, como Zaha Hadid, Calatrava ou Frank Gery. Embora estes já tenham feito obras fantásticas!

A arquitetura contemporânea é muito diversa! Também não entendi o objetivo deste thread, visto que este forum em geral já discute isto. Se fosse algo mais focado, como "linhas retas da arquitetura contemporânea", até existiria um foco mais preciso.

É a mesma coisa que criar um thread com o título: "Ser Humano: debates e discussões sobre o assunto". :D

Crie um tema dentro desta área vasta e vamos discutir.

Vou propor um, então, baseado eneste teu post:

"A relevância da arquitetura icônica e do starsystem dentro da arquitetura contemporânea"

:)

·
Rio de Janeiro
31,231 Posts
Pelo pouco que entendi, a arquitetura contemporanea é um "leque" de opções e gostos diversificados. Assim, fica difícil uma discussão mais "saudável", pois gosto é igual ao dedão do pé: cada um tem o seu :)

1 - 14 of 14 Posts