SkyscraperCity banner

1 - 10 of 10 Posts

·
6 time grammy winner
12,063 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
Trago aqui para vocês algumas construções em enxaimel (fakes e verdadeiras) e outras no estilo alemão...
Espero que gostem...

BLUMENAU

Senac

25dejulho

alemanhanobrasil

marcosnagel

udiviagens

JOINVILLE

falaturista

joinvilleco

panoramio

skyscrapercity

midiaeffects

BRUSQUE

flickr

tjsc

tresc

diplomatafm

panoramio

clemente

FRAIBURGO

JARAGUÁ DO SUL (créditos: EmyJaraguá)

clicbs

panoramio

vale europeu

por acaso

OUTROS

suacasa

photoshelter

pomerodesc

·
Registered
7,217 Posts
Se for original e ter história é legal, essa overdose é que deixa as construções bregas.
Essa arquitetura da Arena de Brusque é dispensável, além de feia e sem noção.
A auto afirmação é triste.
O portal de Pomerode, por ex., é lindíssimo.

·
apenas isso
334 Posts
O problema desse estilo de construção é que eles usam e abusam principalmente em locais que jamais veriamos na Alemanha ou em qualquer outro país. Como exemplo essa arena coberta aí, com certeza qualquer um nota que esse não é o tipo de cobertura porporcional nem ideal para essa construção, por isso eles jamais usariam lá, mas para chamar atenção aqui fazemos em tudo causando uma overdose e grandes aberrações.

Em geral as casas executadas nesse estilo não são assim agressivas e cansativas à vista.

·
Registered
8,831 Posts
^^
^^Mas talvez a intenção não seja imitar uma suposta obra existente na Alemanha. O quê critico nessas obras que remetem a arquitetura germânica são obras erguidas em cidades que sequer receberam fluxo de cidadãos desta origem. Daí é apelo e caracteriza não apenas mau gosto como complexo de inferioridade. Não é mas queria ser.

Muitas das obras postadas não seguem o estilo da arquitetura enxaimel.

·
apenas isso
334 Posts
Olha Dizer que essas cidades sequer tiveram influência ou colonização alemã é negar um fato.

Cidades Ano Origem

São Leopoldo RS 1824 Hunsrück, Saxônia, Württeerg, Saxônia-Coburg
Sta Cruz RS 1849 Renânia, Pomerânia, Silésia
Sto Angelo RS 1857 Renânia, Saxônia, Pomerânia
Nova Petrópolis RS 1859 Pomerânia, Saxônia, Boêmia
Teutônia RS 1868 Westfália
São Lourenço RS 1857 Pomerânia, Renânia
Blumenau SC 1850 Pomerânia, Holstein, Hannover, Braunschweig, Saxônia
Busque SC 1860 Bade, Oldenburgo, Renânia, Pomerânia, Schleswig-Holstein, Braunschweig
Joinville SC 1851 Prússia, Oldenburgo, Schleswig-Holstein, Hannover, Suiça
Curitiba PR 1878 Teutos do Volga
Sta Isabel ES 1847 Hunsrück, Pomerânia, Renânia, Prússia, Saxônia
São Leopoldina ES 1857 Pomerânia, Renânia, Prússia, Saxônia
Fraiburgo SC 1919 Alsácia

Fonte: WILLEMS, E. A aculturação dos alemães no Brasil: estudo antropológico dos imigrantes alemães e seus descendentes no Brasil. 2 ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1980. p.38-39.

Sendo que algumas cidades como Blumenau (e as diversas cidades que se derivou de desmembramentos dentro da antiga comarca de Blumenau) declaram ter mais de 50% da população como origem alemã.

Questionar sobre a influência alemã em Campos do Jordão SP pode ser até mais válido. Já que nessa cidade foi nula a colonização direta por alemães.

Mas como nosso principal assunto aqui é arquitetura, acho que sim o que mais acaba sendo interessante destacar nessas construções que são feitas em sua maioria para 'atrair turistas' e não necessariamente tem interesses em serem fiéis ou proporcionais, funcionais ou estéticamente coerentes e úteis com o clima local.

Por isso digo que fica meio 'carregado demais' sendo vísivel de que algo não está ornando, se buscar nas regiões rurais verá arquiteturas simples sem tantos adornos verdadeiramente feitas por alemães.

·
Registered
8,831 Posts
Eu nunca neguei a participação alemã na formação destas cidades. Se alguém me perguntar, quais, provavelmente irei citá-las.

·
6 time grammy winner
12,063 Posts
Discussion Starter #10
Vou ter que jogar água no teu chope, já tem um thread sobre isso, completo e bem organizado:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=54687703

Sem falar que não acho legal jogar construções fakes e originais todas juntas assim. Nesse thread que postei o nível das discussões é mais técnico do que meramente expositivo.
:lol:

O máximo que vc fez foi me fazer cuspir o café que eu estava tomando. rsss

Discussões técnicas?? Thread repetido??

1 - 10 of 10 Posts