Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 141 Posts

·
Registered
2,699 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
As 10 maiores cidades brasileiras - Revista MANCHETE 1982

Continuando a série de fantásticos threads iniciados pelo Fortal, disponibilizo mais essa série, começando pela 10ª Maior Cidade do Brasil, no ano de 1982.

A minha revista não está em muito bom estado, mas mesmo assim acho que vale a pena.

10ª - FORTALEZA

1.

2.

3.

Amanhã postarei várias outras cidades.
Aguardem!

Não deixem de olhar este thread:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=494301

.

·
world citizen
1,526 Posts
^^ A beira-mar dos dias de hoje nem parece a de 82, olhando por esta foto, percebe-se que nessa época mal existia prédios na região em frente ao mar.

·
Registered
5,466 Posts
Fantástico!!!!!!!!!! Tinha também uma revista chamada REALIDADE , que era muito antiga , cheguei a ver uma já muito detonada.

·
O Show é aqui!
5,738 Posts
GILBERTO, NOSSA, Simplesmente Fantástico! Poxa vida, muito obrigado, esse thread vai ser um dos melhores, meu Deus, literalmente fiquei encantado com essas fotos. Sou saudosista e a emoção fala mais alto nessas horas.:eek:kay: :eek:kay: :eek:kay: :drunk: :cry: :cry: :cry: :cry:

Na foto 01: linda, raríssima imagem. Em primeiro plano, o centro da cidade, já com seus prédios, por incrível que pareça, ainda nem aparecem todos. Ao fundo, a Catedral já concluída (pois foi inaugurada em 22/12/1978). A praia de Iracema e o antigo "Iracema Plaza", chamado de edificio São Pedro ladeado por alguns prédios já existentes.

A Beira-mar com poucos prédios, (Hotel Esplanada, novinho, nessa época, inaugurado no fim da década de 70). Vemos a Volta da Jurema com os edificios já levantados (Portal da Enseada) e o morro Santa Terezinha ainda com poucas casas de pescadores.

Não estou vendo o edificio sede do Banco do Nordeste, acredito eu levantado em meados de 84/85. Pode ser que algum forista fortalezense identifique o local, isto é, ou a obra em construção, pois estou vendo alguns prédios nessa foto ainda em construção. O edifício Lisboa, grande, no centro, tbm parece estar em construção.

Que foto rara!!!!! Muito linda. Será que o Hotel Praia Centro tb está em construção? estou vendo muitos prédios próximos à orla, em construção.:cheers2: :cheers2: :cheers2:

Na foto 02, um pedaço da Beira-Mar já denso. Até me surpreendeu.
Na foto 03, não consigo identificar, será que é a Aldeota?

Que fotos magníficas, agradeço bastante pelo thread, meu coração dispara de ver essas fotos raras. Essa revista infelizmente já não existe mais, porém podemos nos reportar a momentos alegres, de saudades de uma época.
Parabéns!!!! Muito obrigado, Gilberto!:applause: :applause: :applause: :eek:kay: :eek:kay: :eek:kay: :eek:kay: :eek:kay: :eek:kay: :eek:kay:

·
no encalço do meliante
15,361 Posts
Cara, eu tinha uma revista dessas aqui em casa.
Valeu mesmo.

Lembro até a seqüência de tanto que lia:

10-Fortaleza
9-Goiânia
8-Belém
7-Curitiba
6-Porto Alegre
5-Recife
4-Salvador
3-Belo Horizonte
2-Rio
1-Sampa

Claro que houve mudanças nessa lista.

·
Ééééééguuuuaaaa
6,072 Posts
Mas que fuleragem do Porto, não está dando conta nem do thread dos postais, ai abre outro no mesmo estilo ... achava q ja ia ver todas as ciades!!

Belém esta entre as 10?? :D

·
Registered
10,996 Posts
Nossa, valeu portoimagem! :applause:

Na primeira foto da pra notar o destaque que a catedral tinha, e aquele prédio em forma de navio, na Praia de Iracema, que hoje está praticamente acabado.

Nota-se na segunda foto uma grande quantidade de dunas ao fundo. Hoje em dia, não existe mais nada daquelas dunas, a cidade cresceu e cobriu tudo. Dá pra notar também aquele prédio, que está sendo reformado para dar lugar ao Hotel Dorissol!

Essa terceira foto é o Parque Adail Barreto?

·
Annoying ex-moderator
17,643 Posts
Valeu mesmo.

10-Fortaleza
9-Goiânia
8-Belém
7-Curitiba
6-Porto Alegre
5-Recife
4-Salvador
3-Belo Horizonte
2-Rio
1-Sampa

As 10 maiores atuais(da maior para a menor):
# São Paulo - 11.016.703
# Rio de Janeiro - 6.136.652
# Salvador - 2.714.119
# Fortaleza - 2.416.920
# Belo Horizonte - 2.399.920
# Brasília - 2.363.108
# Curitiba - 1.788.559
# Manaus - 1.644.690
# Recife - 1.515.052
# Porto Alegre - 1.440.939

·
22°52'S 47°03'W
20,842 Posts
Parabéns, eu nasci em 1982 e realmente é impressionante ver essas mudanças todas :).

Valeu mesmo.

10-Fortaleza
9-Goiânia
8-Belém
7-Curitiba
6-Porto Alegre
5-Recife
4-Salvador
3-Belo Horizonte
2-Rio
1-Sampa

Natalense, a população de 1982 eu não tenho, mas tenho a do censo de 1980...:)
Corrigindo a seqüência das capitais citadas...

10-Goiânia....................719.948 hab.
9-Belém......................934.330 hab.
8-Curitiba..................1.025.979 hab.
7-Porto Alegre............1.125.901 hab.
6-Recife....................1.204.794 hab.
5-Fortaleza...............1.308.859 hab.
4-Salvador................1.501.219 hab.
3-Belo Horizonte.........1.774.712 hab.
2-Rio........................5.093.496 hab.
1-Sampa...................8.490.763 hab.

Estranho é Nova Iguaçu ter 1.094.000 hab. em 1980. Mas devem ter sido os desmembramentos...

·
tricolor pra sempre
1,343 Posts
eh bastante legal ver esse crescimento nas grandes cidades brasileiras eh sinal que fora do eixo RIO SAMPA as coisas tao mudando pra melhor pois todo mundo saba que quando a economia cresce a populacao segue o mesmo, entao eh muito bom ver cidades mudando tao bruscamente como fortaleza que cresceu 100 veses mais dento de vinte anos. parabens fortaleza

·
Registered
2,102 Posts
é engraçado, a cidade é praticamente irreconhecóvel nessa década. O verticalismo parece que tava começando, as praias centrais eram mais utilizadas para banho. uma prova de que o desenvolvimento da cidade é recente...

legal também a tabela de populações, houve uma mudança considerável.
quero ver as outras!

1 - 20 of 141 Posts